Pular para o conteúdo principal

Explicando profecias #1 - Isaías, capítulo 7

Chalom!

Voltaremos agora, depois dessa maratona do hebraico, ao Tanakh em si. Começando por explicar alguns textos das profecias que consideramos mal interpretados, inclusive arrancados de seu contexto hebreu. Esperamos a atenção do leitor cristão assim como sua mente aberta. Não estamos sendo proselitistas, mas como já dissemos várias vezes, a Bíblia Hebraica deve ser vista muito mais que a Bíblia em uma outra língua, deve ser vista como todo um mundo novo, onde cada letra significa muita coisa!

Vamos começar pelos capítulos entre o sétimo e o nono do profeta Isaías. Vejamos do que se trata:

1 Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas não a puderam conquistar.
2 Quando deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim; ficou agitado o coração de Acaz, e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque à força do vento.3 Então disse o Senhor a Isaías: saí agora, tu e teu filho Sear-Jasube, ao encontro de Acaz, ao fim do aqueduto da piscina superior, na estrada do campo do lavandeiro, 4 e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem te desfaleça o coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias.
Isaías 7, 1-4

É óbvio que trata-se de dois reis, o da Síria e o do reinado de Israel ("do Norte"), que ameaçavam o coração do rei Acaz, de Judá, concorda? Vamos continuar.

7 Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá. 8 Pois a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco é Rezim; e dentro de sessenta e cinco anos Efraim será quebrantado, e deixará de ser povo.
7-8


Assim diz o Senhor (hb: Có amar Hashem), assim começam os profetas a falar o dito de Deus em toda a Bíblia. Ora, o que quer isso dizer senão que toda a profecia dos próximos capítulos tem a ver com Rezin e Peca?


10 De novo falou o Senhor com Acaz, dizendo:

Considero propositadamente mal traduzido isso! Hebraico: וַיּוֹסֶף ה', דַּבֵּר אֶל-אָחָז לֵאמֹר.
"E acrescentou o Senhor, fala a Acaz por dizer". É isso continuação, nunca uma quebra da profecia!

11 Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal; pede-o ou em baixo nas profundezas ou em cima nas alturas.

Muito bem, atentemos aqui para a palavra sinal. Veja o que diz o comentário de A Bíblia TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia):

Em IS, sinal não é necessariamente um milagre, é algo que se pede que se tenha imediatamente sob os olhos para confirmar o propósito de Deus...

Agora, vejamos que diz a Bíblia sobre sinal:

"O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra" (Gênese 9, 13)

"E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós." (Gênese 17, 11)

E isto te será da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou. (Isaías 38,7)

E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará. (Reis I 13,3)

E isto te será da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou.

Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado. (Isaías 38, 7,8)

E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pós num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu. (Juízes 6, 17-19)

Está claro que é sinal na Bíblia: um marco de que algo vai acontecer ou que Deus está conosco, e que Isaías queria que o rei pedisse uma garantia que não deveria temer a ameaça dos dois reis já citados. 

Bem, voltando ao texto!

14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel [Deus está conosco].

Eis o sinal, a garantia para não temer o perigo próximo de Acaz!

Má tradução: Virgem. Não existe na Bíblia Hebraica a palavra virgem no gênero masculino. A perda da virgindade é a perda do hímen. A palavra usada aqui, `almá, tem correspondente masculino: `Êlem, que significa mancebo, jovem. Está claro: Almá = moça jovem.

Detalhe: o texto não diz "olha que milagre, uma almá vai ficar grávida!", e sim "vou dar um sinal pra você: A almá está grávida..." (no presente), ou seja, um sinal: uma moça próxima a você, que você sabe quem, está grávida.

Não sou a favor dessa turma que fica paganizando tudo, mas não dá pra deixar de citar as mães-virgens e meninos-deuses deuses-sóis nascidos em 25 de dezembro que morrem e ressuscitam! Não vou insistir nisso, pois a internet está cheia de páginas que levantam esses questionamentos. De fato já li dois livros, sem falar de vários vídeos de autoria de pastores cristãos que fazem uma correlação entre essas mães virgens e esses meninos deuses com outras religiões, como o catolicismo, Só não vêem que também creem no mesmo Jesus, não é mesmo? *

15 Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.

Por acaso aquele que não tem pecado passará por isso? Um período de tempo em que não se sabe rejeitar o mal e pode-se pecar sem consciência? Como seria ele o imaculado cordeiro se tivesse pecado durante a inocência?

16 Pois antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, será desolada a terra dos dois reis perante os quais tu tremes de medo.

Será que trata-se de quase mil anos depois, quando em existiria mais Assíria? Acaz não ficaria muito cansado esperando pelo sinal divino??

17 Mas o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo e sobre a casa de teu pai, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá, isto é, fará vir o rei da Assíria.

Mais um texto mutilado pela Bíblia cristã! A palavra "mas" foi acrescentada descaradamente mudando a compreensão original. O versículo deve ser entendido como continuação imediata do versículo anterior: יָבִיא ה' עָלֶיךָ - ...trará o Senhor para ti...

Em fim, a profecia fala do fim do império assírio, inclusive cita os povos que futuramente iriam assolá-la.

Repito: essa é a interpretação LITERAL do texto. Você pode acrescentar aí o que bem interessar, assim como pode pegar uma seção de textos para dizer que o diabo está em toda parte desde 1914...


Obrigado pela atenção!

_____________________________

* a menção é para "Maçonaria do Outro Lado da Luz", por WIllian Schnoebellen e "Lições da História que não Podemos Esquecer", por Abraão de Almeida.


Comentários

  1. Quando desejamos negar ou afirmar alguma coisa sobre nossa fé, achamos uma evidência ou outra para fazê-lo. Os sinais explicados pelo amigo não podem negar todas as demais profecias cumpridas sobre o Senhor Jesus. Se esse texto fosse o único fundamento para aceitar ou recusar que o Senhor Jesus é o Messias eu poderia ter dúvidas, mas sei: Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, inclusive o seu, amigo, caso você se arrependa de seus pecados e entenda que ele derramou o seu sangue para reconciliá-lo com Deus, pois o próprio Isaias diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus e você não consegue por si mesmo livrar-se deles. Você precisa de um Salvador e Ele te espera. Shalom.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas você se vale de textos isolados, utilizando textos de uma bíblia hebraica moderna também, recuperados com os sinais vocálicos, É perigoso interpretar a bíblia de forma localizada, separando pequenos textos e ignorando o restante. A Bíblia trata de coisas espirituais, então não podemos ser seculares ou calculistas na sua interpretação. O homem cometeu um pecado, apenas um e levou consigo toda a sua descendência e Deus, na sua grandeza, preparou uma sucessão de fatos e acontecimentos para a humanidade que a conduzirá a um final próspero e feliz, de Gênesis ao Apocalipse. Mas só se enxerga isso quem tem o Espírito Santo, quem Aceita Jesus. Ora, vocês se comportaram por toda a história como um filho único mimado, imediatista, egoísta que ignora os planos do pai para a vida, fica exigindo, fazendo cobranças e choramingando o tempo todo. Leia Lucas 13:34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes eu quis ajuntar os teus filhos como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas e não o aceitastes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Textos isolados??? O kara postou Isaias 7 versículo por versículo e você acusa ele de isolar textos? Quem isolou o texto de Isaias 7 foi o Novo testamento!

      Excluir
  3. Sou seminarista, creio no Senhor meu Deus, acredito no poder da palavra, mas confesso que estou meio confuso com essa profecia. Acaz nunca teria certeza que Rezim e nem Peca conquistaria Judá, pois o sinal que isaias deu para Acaz aconteceu a mais de 1000 anos depois. Aguém tem algo para compartilhar para edificação do meu ministério?? confesso para os irmãos que não estou entendendo.

    ResponderExcluir
  4. Eclesiastes:12:13-14. De tudo o que se tem ouvido, o fim é:Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom,quer seja mau.

    ResponderExcluir
  5. a profecia se refere a "casa de davi" e não exclusivamente a Acaz, ou seja, a sua descendência. (V13)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama