Pular para o conteúdo principal

Hanucá!

Hanucá!

Está chegando...

As regras básicas para sefaradim são:

1- Acende-se as velas: Uma vela por pessoa de casa no mínimo (mishnê torá), sendo costume acrescentar uma vela a cada dia, da direita para a esquerda, de forma que no oitavo dia se acendam oito velas.

2- As bênçãos do que acende:

I) Barukh atá .:A:. Elo-hênu mêlekh hangolam, asher kideshânu bemissvotav vessivânu lehadlic ner shelahanucá

II) Barukh atá .:A:. Elo-hênu mêlekh hangolam, shengassá nissim laabotênu baiamim hahem, bazeman hazê

III) Barukh atá .:A:. Elo-hênu mêlekh hangolam sheheheiânu vekiiemânu vehiguingânu lazeman hazê.

No primeiro dia se diz as três bênçãos. nos demais, apenas as duas primeiras. Rambam diz que a primeira bênção diz o que acende, e a segunda, o que vê e o que acende, sendo que a terceira, só quem acende na primeira noite.

Depois, diz-se "hanerot halálu" o qual, assim como os trechos "ngal hanissim" para a ngAmidá podem se encontrar em qualquer sidur.

Disponibilizo esse PDF que preparei no hanucá do ano passado para anussim:
http://www.4shared.com/document/kryYh2SB/Celebrando_hanuc.html

3- Outra importante misvá desse "hag" é a recitação do halel.


O halel como foi esposto pelos gueonim e dos sábios do talmud, pela descrição do Rambam consta em dizer a bênção Barukh... asher... Vessivânu ligmor et hahalel. E ler os salmos 113-118 e os versos "iehalelúkha".


Podes baixar todas essas leis e o halel clicando em
http://www.koltuvsefarad.com/text/hiljotjannuka.pdf

Chave de transliteração para essa página:

ng: ngáin (ע) - Segundo a tradição dos judeus hispano-portugueses, assim é pronunciada essa letra, tendo som nasal/gutural. Pronuncia essa muito mais simples que a correta semítica, que se pronuncia apertando a garganta por um momento.

h: het (ח) - Historicamente, tem sido essa letra transliterada no meio sefaradita como "H", porém o discriminamos pois a pronúncia dessas letras não tem a ver uma com a outra: a primeira se pronunciava fortemente na garganta (e não no palato, como o "khaf"), e a última é uma aspiração, como em "horse".

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama