domingo, 7 de novembro de 2010

Leia hebraico em uma semana! #1 - Apresentação

Shalom a todos!

Desde que esse blog foi oficializado, me intenciona a compartilhar meus conhecimentos de hebraico bíblico para todos os interessados.

Mais do que nunca, hoje as pessoas estudiosas da religião procuram hoje conhecer o idioma original da bíblia* e o moderno idioma do estado de Israel.

Ler hebraico é uma tarefa fácil, não é complicado ou impossível, como muita gente pensa. por um momento, imagine que o número 8 queira dizer a letra "p". o acento agudo a vogal "a", e finalmente o número 1 a letra i. Vc já sabe que em nosso idioma fictício pai se escreve 8´1. Aprender a ler e escrever um novo idioma (amenos que seja alguma língua do extremo oriente :P) é como aprender a escrever numerais em romano, ou brincar de código secreto com os amigos.

Em fim, organizei um método que possibilitará qualquer um a ler o idioma hebraico em uma semana ou menos, claro, dependendo sua disposição a ler palavras e identificar letras.

Dividiremos esse "curso", além dessa apresentação, em três ou quatro postagens que transmitirão as noções básicas do alfabeto hebraico, das vogais massoréticas, de outros sinais diacríticos e finalmente, a noção de divisão de sílabas, e vc estará capacitado a ler absolutamente qualquer palavra no milenar idioma do povo hebreu, que se escreve "de trás pra frente".

Sugerimos a leitura paralela de um texto introdutório sobre a história do idioma hebraico (disponibilizamos para download uma breve introdução que pode servir), e sempre que possível, voltarei a atualizar esta seção. Sugerimos também que se imprimam as tábuas das consoantes e vogais, para melhor visualização.

Abraços e MAZAL TOV ! מזל טוב


* Sobre a diferença que há em se beber da fonte hebreia e estudar as bíblias tradicionais, preparamos o artigo "Você conhece a bíblia hebraica?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário