segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Beber e fumar são pecados???

O que aconteceria se um evangélico de uma da maioria das igrejas do Brasil surpreendesse um "irmão" bebendo ou fumando? Com certeza ficaria escandalizado, ou então, com o perdão da brincadeira, julgaria que a maior parte das hostes e autoridades infernais teria tomando posse do corpo do "servo de Deus". Até mesmo alguns católicos e pessoas sem religião, influenciados por esse moralismo popularizado pelos evangélicos, consideram esses hábitos impuros e desaconselháveis, mesmo quando não induzem ao vício.

Padre, judeu ortodoxo, muçulmano e pastor fumantes. Com a exceção do muçulmano, certamente todos eles também apreciam uma boa bebida alcoólica.

Curiosamente, não há nada no seio das religiões abraâmicas que proíba o álcool e o tabaco (apenas o islamismo proíbe o álcool), porque não há nada na Bíblia que os proíba!

É uma lástima ver como alguns líderes inventam eles mesmos o que é certo e o que é errado, e ainda dizem que a Bíblia é seu único guia! Tais líderes são profundamente desonestos quando pegam textos isolados da Bíblia que parecem desaconselhar o vinho e usam aquilo como doutrina. Vi um pastor que chegou ao absurdo de dizer que não é verdade que o vinho tem propriedades positivas para a saúde, fato conhecido há muito, havendo até cientistas que desenvolvam pílulas que reproduzem o efeito benéfico da bebida¹.

Vamos ver pacientemente algumas ocorrências de vinho na Bíblia?

Grandes "apreciadores" bíblicos


E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele.
Gênesis 43:34

" se regalaram com ele" seria, como traduz o rabino Meir Matzliah Melamed², "embriagaram-se com ele". Há alguma censura aqui ao comportamento dos irmãos de José?

E Mardoqueu escreveu estas coisas, e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto, e aos de longe, Ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de Adar, e o dia quinze do mesmo, todos os anos, Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres. Ester 9:20-22

O texto não faz referência direta ao consumo de álcool nesses banquetes extravagantes (e é necessário?), mas entre os judeus, a quem a lei diz respeito, é difundido o costume de praticar excessos durante a festa de purim, de forma que certo rabino do talmud afirmou que "uma pessoa é obrigada a beber em Purim até não saber mais a diferença entre 'amaldiçoado seja Haman' e 'abençoado seja Mordechai'"!!!!! ³

Elogio bíblico ao vinho

Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem. Salmos 104:13-15

E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eclesiastes 3:13

Pra que serve o vinho?


Não é dos reis, Lemuel, não é dos reis beber vinho; Nem dos príncipes dizer: Onde está bebida forte? Para não suceder que bebam e se esqueçam da lei, E pervertam o direito de quem anda aflito. Dai bebida forte ao que está para perecer, E vinho ao que está em amargura de coração. Beba um tal, e se esqueça da sua pobreza, E não se lembre mais da sua miséria. Provérbios 31:4-7

Em que gastar seu dízimo?


E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Deuteronômio 14:24-26

Quem mais bebia vinho?


O mestre supremo do cristianismo!

Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Lucas 7:33-34
 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. Marcos 14:25
Claro que os ensinadores da já tão citada religião vão dizer que se trata de suco de uva, e não de vinho... e pra enganar você, vão recorrer às "línguas originais" e fazer grande mirabolância pra dizer que Jesus podia ser duas vezes judeu, mesmo assim, não curtia um vinho na páscoa... É pra rir? O vinho da Bíblia não era vinho? Então Noé embriagou-se a ponto de tirar a roupa e sair nu, de suco de uva? Os convidados das festas de casamento e os pecadores beberrões festeiros e prostitutas cuja companhia João Batista evitava, mas Jesus não, só bebiam suco de uva? Vamos lá, né?

E como explicar os "textos que reprovam"?


O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio Provérbios 20:1

Bem, se esse texto fosse a prova bíblica definitiva que a bebida é pecado, logo, a lista de "santos pecadores" é grande, dentre eles, o próprio Jesus!

Para esclarecer melhor a visão dos provérbios sobre o álcool, vejamos mais um versículo:

Não estejas entre os bebedores de vinho, Nem entre os comedores de carne. Provérbios 23:20

Logo, se por causa dessa reprovação proverbial é pecado beber álcool, comer carne também é! O que os provérbios sugerem é que não esteja o justo na roda dos que tem hábitos impuros ligados à bebida e à comida, que não seja entregue ao vinho mudando sua natureza em um bêbado repulsivo! Não há nada de proibição ao consumo aqui! O que é não saber interpretar diferentes linguagens! Não é porque um provérbio diz que o "vinho é escarnecedor" que ele vira pecado!

Só existia vinho no tempo da Bíblia?


Não! A cerveja tem pelo menos 6 mil anos de história também!4
Vamos parar de ser bíblicos demais e achar que, só por que o vinho é a única bebida alcoólica citada na Bíblia pelo nome, é a única autorizada! Percebamos que, muitas vezes o nome vinho é seguido na Bíblia de "bebida forte", ou seja, outras bebidas alcoólicas.

E onde fica o cigarro?


Mostramos que religiosos de tudo quanto é confissão, inclusive protestantes famosos como o escritor C.S. Lewis, eram fumantes.

O conhecimento de que tabaco pode trazer malefícios para a saúde é muito recente. Quase todo mundo há alguns séculos curtia um cachimbo ou charuto, e talvez pensasse que isso trouxesse até mesmo benefícios à saúde. Ora, se a Bíblia registra a tremenda gafe que "o sol parou", por que na época não sabia-se que a terra era que se movia, vamos fazer uma breve "reflexão cristã": se Jesus tivesse vindo à terra na Europa do século XVIII ou XIX, ele diria a seus discípulos que "fumar é pecado"? Ou, como diria algum pregador, "o cigarro é a chupeta do diabo"? Certamente eles não entenderiam e jamais aceitariam, visto que era algo muito mais do que normal.

Essa reflexão de "faz mal ou não" à saúde, na minha opinião, não está para o campo da religião. Muitos dos que dizem que fumar é pecado por fazer mal à saúde têm horrendos hábitos que fazem tão mal quanto a nicotina e o alcatrão.

Concluímos que o único motivo para uma religião cristã proibir o álcool ou o tabaco é mero PURITANISMO, sem apoio nenhum na Bíblia.  Você que diz que as Escrituras são seu único guia de fé e prática religiosa, quem está decidindo o que é feio e pecaminoso é "Deus" ou você?



________________________________________________________________


² Torá, a Lei de Moisés, rabino Meir Matzliah Melamed.



29 comentários:

  1. ué... fala em não pegar trechos isolados da Biblia e faz o mesmo? essa eu não entendi.
    acontece que a biblia mesmo fala algo que vc ignora. A "letra" representa o "ministério da morte, gravado com letras em pedras" que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:7,3). O “Espírito” representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (3:3,4,6,8).

    ou seja, toda a palavra de Deus além de muito mais contextualizada do que vc imagina ( extra biblia) precisa ser entendida transcendendo os olhos naturais. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
    Leia o capítulo completo: Hebreus 4

    Se vc for estudar profundamente vai ver que o nosso corpo é templo do Espírito santo e ele não fica em locais "sujos". como uma visita sem sua casa, que se estiver suja, a visita vai embora rapidinho" então beber, fumar ou qq outra coisa que pode ser evitada mas destroem o corpo automaticamente entristece a Deus, te suja pq que te denigre a saúde. Veja o pulmão de um não fumante e de um fumante... como o de um fumante é sujo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cara leitora. Não usei textos isolados, mostrei que NÃO HÁ proibição contra álcool na bíblia. Simplesmente não há, em lugar algum! Há sim, casos de crentes que bebiam, e não há na escritura censura contra eles. E se eu for seguir sua lógica de preservar religiosamente a saúde em todo caso é proibido morar em cidade de ar poluído, é proibido comer salgadinhos de milho, e até estar a bordo de um avião (pois pode cair e estraçalhar o "templo do espírito".

      Excluir
    2. Interessante a Iza Marinho vir falar da "letra que mata" !

      Sabe mesmo oque vc postou?

      Acho que não!

      Excluir
    3. vc tem razao em parte só q na visao o sistema religioso,pois o espirito habita em todos as ovelhas de cristo todos os eleitos e predestinados ja tem o espirito efesios1:5,11 e nao perde jamais.quando vc fala do cristo ressucitado romanos 7:4 e corintios5:16 vc nao esta salvando a pessoa p/ a eternidade efesios2:8 a igreja de cristo na terra salva do mundanismo das obras da carne das filosofias humanas p/ erdar o reino de cristo pra já ou seja reinar em vida viver com abundancia. quem cre é salvo disso e por CONSEQUENCIA pratica coisas boas para si e para os outros.uma coisa é jesus carne antes do sacrificio e outra é o cristo ressucitado nos gentios NUNCA fomos do jesus nazareno mas sim do cristo pela fé q foi dada por deus. pela (graça do grago KARIS0 sois salvo por meio da fé,e ISTO (os dois é dom de deus.

      Excluir
  2. Veja o pulmão de uma pessoa que mora em São Paulo e de uma que não mora em cidade grande e respira ar puro.


    Entendeu a sua lógica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Seguindo a lógica acima é proibido morar em cidade de ar poluído, é proibido comer salgadinhos de milho, e até estar a bordo de um avião (pois pode cair e estraçalhar o "templo do espírito".

      Excluir
  3. Caro Ronaldo, concordo que na bíblia , não há pecado em beber, como voce bem citou, Jesus bebeu...porém na minha visão cristã, devemos afastar se de toda aparencia do mal;Qual o benefício do cigarro?Voce já conseguiu encontrar algum?mesmo na bíblia?E quanto ao beber, nem todas as pessoas conseguem dominar se em relação ao alcool, pelo contrário,muitas são dominadas por ele!e nós sabemos que quando perdemos ficamos "escravos"dele!nada contra uma bebida, tomando a socialmente, no meu caso sou abstêmio dela, pelo testemunho:não beber, não fumar,ficar longe de pornografia, jogos de azar, tudo que pode leva-me á cair, todo cristão deve abster se, veja bem, não é um mandamento, e sim, uma boa atitude!Em Pr cap.23, vers.30-35 define se bem a condição daquele que tem o hábito de beber;outras passagens adverte quanto ao uso do alcool:1Tm cap.3, vers.3, Prcap.23, vers.21, Ef cap5, vers18, enfim podemos ficar longe das coisas que podem nos fazer mal, e por falar nisso, me parece que voce bebe e fuma, será que esse post foi feito só para "validar"seus vícios?

    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tabaco relaxa e aumenta a concentração.

      Excluir
    2. Não sou Ronaldo, sou Danilo e não sou cristão, sou adepto do judaísmo :)
      Obrigado pela visita a nosso blog.
      Eu concordo com você que é um problema o alcoolismo, ser escravo de algo. Nossa postagem não é uma apologia à bebida e cigarro, é apenas uma questão de: justifica-se condenar biblicamente quem bebe e fuma? Não, né? Principalmente se for feito de forma equilibrada. Legal você ser abstêmio, é válido isso e mostra sabedoria, mas muitos conseguem não ser escravos da bebida, outros não, vai de pessoa. O post não foi feito para validar meus vícios, de forma nenhuma, nem ao menos os tenho. Agora, conheço pessoas que odeiam e afastam as pessoas da religião por que fumam e bebem. Já ouvi várias dessas histórias. O senhor não considera isso errado? Se sim, nossa postagem está tentando ajudar a pessoas que tem essa visão distorcida de condenar os outros.

      POr favor, me desculpe por demorar a te responder. Um abraço!

      Excluir
    3. Expresso minha opinião dizendo que essas divergências afastam o judaísmo e o cristianismo .. sobre o vinho nem vou comentar (A TORAH DIZ " O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" MISHLEI 20) . .. mais no cigarro é um absurdo .. compre um cigarro .. olhe atrás da embalagem algo escrito como "o ministério da saúde adverte" .. câncer .. complicações para gestantes .. etc ..
      Nada nesse mundo é 100% bom ou ruim ? Qual o benefício da idolatria ? E a imoralidade sexual ? Qual o benefício do crack?
      Vamos usar a razão .. Um rabino de Ysrael pediu os judeus para pararem de fumar .. Vamos parar de conflitos e entender que essas coisas não são beneficas para nós ..

      Excluir
  4. nada nesse mundo é 100% ruim ou 100% bom.

    ResponderExcluir
  5. Para quem vem para criticar: por favor, leia a postagem inteira e procure na Bíblia as passagens indicadas. Não critique sem ler! Não venha dizer que eu usei textos isolados: não usei textos isolados!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Quem vier só pra criticar sem argumentar nada terá seu comentário excluído. Muito provavelmente NEM LEU.

    ResponderExcluir
  8. O vinho utilizado pelos cristãos do primeiro século da era cristã era realmente embriagante, haja vistas as ponderações dirigidas aos Coríntios por Paulo na sua primeira epístola àquela comunidade, ou seja: "Porque, ao comerdes, cada um toma antecipadamente, a sua própria ceia; e a quem tem fome, ao passo que há também quem se embriague. (1ª Co. 11:21) A questão no caso em tela não é relativa ao teor embriagante do vinho, mas à maneira como ele estava sendo tomado.

    ResponderExcluir
  9. O vinho utilizado pelos cristãos do primeiro século da era cristã era realmente embriagante, haja vistas as ponderações dirigidas aos Coríntios por Paulo na sua primeira epístola àquela comunidade, ou seja: "Porque, ao comerdes, cada um toma antecipadamente, a sua própria ceia; e a quem tem fome, ao passo que há também quem se embriague. (1ª Co. 11:21) A questão no caso em tela não é relativa ao teor embriagante do vinho, mas à maneira como ele estava sendo tomado.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, meus irmão.. Só uma pergunta, o cigarro edifica em alguma coisa a nossa saúde? Devemos dar mais valor ao nosso corpo, pois o cigarro nos traz muitos problemas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor abdicou-se de tomar refrigerante ? ele não traz nada de edificador.
      enche as veias de açucar, aliás, morre mais diabéticos no mundo que tabagistas.

      Excluir
  12. Expresso minha opinião dizendo que essas divergências afastam o judaísmo e o cristianismo .. sobre o vinho nem vou comentar (A TORAH DIZ " O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" MISHLEI 20) . .. mais no cigarro é um absurdo .. compre um cigarro .. olhe atrás da embalagem algo escrito como "o ministério da saúde adverte" .. câncer .. complicações para gestantes .. etc ..
    Nada nesse mundo é 100% bom ou ruim ? Qual o benefício da idolatria ? E a imoralidade sexual ? Qual o benefício do crack?
    Vamos usar a razão .. Um rabino de Ysrael pediu os judeus para pararem de fumar .. Vamos parar de conflitos e entender que essas coisas não são beneficas para nós ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você NÃO LEU NADA. LEIA, CARA, não passe vergonha!!! Responda aos versículos do Tanakh que eu postei! Um rabino de Israel? Isso quer dizer o quê? Rabino não tem autoridade sobre o mundo judaico. Não há papa no judaísmo.

      Excluir
    2. Para os cristãos que não entenderam a reflexão do Danilo Almeida, fica aqui minha ajuda "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
      Mateus 15:11 - Abraço a todos.

      Excluir
  13. Olha simplesmente por curiosidade vim procurar algo sobre bebida no judaísmo tenho amigos que se converteram ao judaísmo e hoje bebem coisas que não faziam antes. eles eram Batista. Minha curiosidade é: beber até que ponto? Pois fixar alegre ou relaxar com uma cervejinha ficou tão comum q hj a satisfação deles está num copo de bebida. Isso me preocupa. Pq hj , eles até se abstém de um copo mas quase enlouquecem a ponto de se tornarem chatos.

    ResponderExcluir
  14. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. efésios 5.18 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os (bêbados), nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Coríntios 6:10 Você beber sim, te licito, porém é provável que não vai herdar reino de Deus por essa injustiça.

    ResponderExcluir
  15. Olá Pessoal. Notamos que tanto na Torá como na Biblia de generalizada, como também no mundo que não seguem totalmente ou em partes os conceitos de uma ou outra religião, temos permições e proibições quanto a qualquer tipo de comida e ou bebidas que venha a fazer (trazer) mal para o corpo e ou saúde, aproximar ou distanciar de entidades divinas, como também influenciar a atitudes que ponham em risco a vida da pessoa e as vezes a vida de terceiros. Dentro da Tora e de forma generalizada na Bíblia podemos encontrar a permissão para utilizar a bebida alcoólica ( bebida forte) e sabendo de seus efeitos alucinógenos, os profetas, escribas e copistas deixam bem claro que o seu uso exagerado, ou a embriagues remove a sabedoria dentre outros malefícios. Devemos observar a individualidade de cada um e saber como podemos proceder com referencia a todo e qualquer produto que nos façam mal. Cigarro, maconha, Álcool, Refrigerante, frituras. Mas acima de tudo devemos saber de nossos limites individuais. Mas sabemos que para que tudo isto possa fazer diferença em nossa vida, leva-se em conta a sociedade/grupo/meio no qual vc esta inserido ( vive). Devemos entender que para alguns religiosos, não fugir do estado sóbrio o aproxima do ser que ele procura. Para outras religiões a embreagues/alucinações o aproxima do ser que ele procura. E saber que algumas pessoas tem nestes produtos a fuga da realidade. Temos assim uma pergunta: SE nunca utilizássemos em nossa casa o Açucar desde da infância, como o Sal, álcool, dentre, como seria nosso corpo? mas vc quer se abster destes produtos? Assim sendo devemos nos perguntar, o que queremos? o que procuramos?
    Apenas para que conste eu não utilizo álcool, nem Açúcar, Assim sendo bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces artificiais, Evito a todo custo as frituras, dentre outros, e vivo bem, gastando até menos dinheiro. Mas foi uma opção particular minha não tendo nada a ver com a religião da qual faço parte. E não encontro um grupo/sociedade para que eu pudesse encontrar esta minha individualidade como uma coletividade, e mesmo assim vivo.
    Sou grato ao Eterno Deus. Sucesso a todos.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post!
    Há muitas dúvidas e falta de entendimento e isso acaba produzindo ideias não lógicas. A forma como o meio religioso funciona, para a maioria, trava essa linha de raciocínio lógica-fé.

    ResponderExcluir
  17. Sou Cristão e acredito que beber vinho e cerveja NÃO é pecado.
    Pecado é o exagero na bebida que é fica bebado.

    ResponderExcluir