Pular para o conteúdo principal

Beber e fumar são pecados???

O que aconteceria se um evangélico de uma da maioria das igrejas do Brasil surpreendesse um "irmão" bebendo ou fumando? Com certeza ficaria escandalizado, ou então, com o perdão da brincadeira, julgaria que a maior parte das hostes e autoridades infernais teria tomando posse do corpo do "servo de Deus". Até mesmo alguns católicos e pessoas sem religião, influenciados por esse moralismo popularizado pelos evangélicos, consideram esses hábitos impuros e desaconselháveis, mesmo quando não induzem ao vício.

Padre, judeu ortodoxo, muçulmano e pastor fumantes. Com a exceção do muçulmano, certamente todos eles também apreciam uma boa bebida alcoólica.

Curiosamente, não há nada no seio das religiões abraâmicas que proíba o álcool e o tabaco (apenas o islamismo proíbe o álcool), porque não há nada na Bíblia que os proíba!

É uma lástima ver como alguns líderes inventam eles mesmos o que é certo e o que é errado, e ainda dizem que a Bíblia é seu único guia! Tais líderes são profundamente desonestos quando pegam textos isolados da Bíblia que parecem desaconselhar o vinho e usam aquilo como doutrina. Vi um pastor que chegou ao absurdo de dizer que não é verdade que o vinho tem propriedades positivas para a saúde, fato conhecido há muito, havendo até cientistas que desenvolvam pílulas que reproduzem o efeito benéfico da bebida¹.

Vamos ver pacientemente algumas ocorrências de vinho na Bíblia?

Grandes "apreciadores" bíblicos


E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele.
Gênesis 43:34

" se regalaram com ele" seria, como traduz o rabino Meir Matzliah Melamed², "embriagaram-se com ele". Há alguma censura aqui ao comportamento dos irmãos de José?

E Mardoqueu escreveu estas coisas, e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto, e aos de longe, Ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de Adar, e o dia quinze do mesmo, todos os anos, Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres. Ester 9:20-22

O texto não faz referência direta ao consumo de álcool nesses banquetes extravagantes (e é necessário?), mas entre os judeus, a quem a lei diz respeito, é difundido o costume de praticar excessos durante a festa de purim, de forma que certo rabino do talmud afirmou que "uma pessoa é obrigada a beber em Purim até não saber mais a diferença entre 'amaldiçoado seja Haman' e 'abençoado seja Mordechai'"!!!!! ³

Elogio bíblico ao vinho

Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem. Salmos 104:13-15

E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eclesiastes 3:13

Pra que serve o vinho?


Não é dos reis, Lemuel, não é dos reis beber vinho; Nem dos príncipes dizer: Onde está bebida forte? Para não suceder que bebam e se esqueçam da lei, E pervertam o direito de quem anda aflito. Dai bebida forte ao que está para perecer, E vinho ao que está em amargura de coração. Beba um tal, e se esqueça da sua pobreza, E não se lembre mais da sua miséria. Provérbios 31:4-7

Em que gastar seu dízimo?


E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Deuteronômio 14:24-26

Quem mais bebia vinho?


O mestre supremo do cristianismo!

Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Lucas 7:33-34
 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. Marcos 14:25
Claro que os ensinadores da já tão citada religião vão dizer que se trata de suco de uva, e não de vinho... e pra enganar você, vão recorrer às "línguas originais" e fazer grande mirabolância pra dizer que Jesus podia ser duas vezes judeu, mesmo assim, não curtia um vinho na páscoa... É pra rir? O vinho da Bíblia não era vinho? Então Noé embriagou-se a ponto de tirar a roupa e sair nu, de suco de uva? Os convidados das festas de casamento e os pecadores beberrões festeiros e prostitutas cuja companhia João Batista evitava, mas Jesus não, só bebiam suco de uva? Vamos lá, né?

E como explicar os "textos que reprovam"?


O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio Provérbios 20:1

Bem, se esse texto fosse a prova bíblica definitiva que a bebida é pecado, logo, a lista de "santos pecadores" é grande, dentre eles, o próprio Jesus!

Para esclarecer melhor a visão dos provérbios sobre o álcool, vejamos mais um versículo:

Não estejas entre os bebedores de vinho, Nem entre os comedores de carne. Provérbios 23:20

Logo, se por causa dessa reprovação proverbial é pecado beber álcool, comer carne também é! O que os provérbios sugerem é que não esteja o justo na roda dos que tem hábitos impuros ligados à bebida e à comida, que não seja entregue ao vinho mudando sua natureza em um bêbado repulsivo! Não há nada de proibição ao consumo aqui! O que é não saber interpretar diferentes linguagens! Não é porque um provérbio diz que o "vinho é escarnecedor" que ele vira pecado!

Só existia vinho no tempo da Bíblia?


Não! A cerveja tem pelo menos 6 mil anos de história também!4
Vamos parar de ser bíblicos demais e achar que, só por que o vinho é a única bebida alcoólica citada na Bíblia pelo nome, é a única autorizada! Percebamos que, muitas vezes o nome vinho é seguido na Bíblia de "bebida forte", ou seja, outras bebidas alcoólicas.

E onde fica o cigarro?


Mostramos que religiosos de tudo quanto é confissão, inclusive protestantes famosos como o escritor C.S. Lewis, eram fumantes.

O conhecimento de que tabaco pode trazer malefícios para a saúde é muito recente. Quase todo mundo há alguns séculos curtia um cachimbo ou charuto, e talvez pensasse que isso trouxesse até mesmo benefícios à saúde. Ora, se a Bíblia registra a tremenda gafe que "o sol parou", por que na época não sabia-se que a terra era que se movia, vamos fazer uma breve "reflexão cristã": se Jesus tivesse vindo à terra na Europa do século XVIII ou XIX, ele diria a seus discípulos que "fumar é pecado"? Ou, como diria algum pregador, "o cigarro é a chupeta do diabo"? Certamente eles não entenderiam e jamais aceitariam, visto que era algo muito mais do que normal.

Essa reflexão de "faz mal ou não" à saúde, na minha opinião, não está para o campo da religião. Muitos dos que dizem que fumar é pecado por fazer mal à saúde têm horrendos hábitos que fazem tão mal quanto a nicotina e o alcatrão.

Concluímos que o único motivo para uma religião cristã proibir o álcool ou o tabaco é mero PURITANISMO, sem apoio nenhum na Bíblia.  Você que diz que as Escrituras são seu único guia de fé e prática religiosa, quem está decidindo o que é feio e pecaminoso é "Deus" ou você?



________________________________________________________________


² Torá, a Lei de Moisés, rabino Meir Matzliah Melamed.



Comentários

  1. ué... fala em não pegar trechos isolados da Biblia e faz o mesmo? essa eu não entendi.
    acontece que a biblia mesmo fala algo que vc ignora. A "letra" representa o "ministério da morte, gravado com letras em pedras" que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:7,3). O “Espírito” representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (3:3,4,6,8).

    ou seja, toda a palavra de Deus além de muito mais contextualizada do que vc imagina ( extra biblia) precisa ser entendida transcendendo os olhos naturais. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
    Leia o capítulo completo: Hebreus 4

    Se vc for estudar profundamente vai ver que o nosso corpo é templo do Espírito santo e ele não fica em locais "sujos". como uma visita sem sua casa, que se estiver suja, a visita vai embora rapidinho" então beber, fumar ou qq outra coisa que pode ser evitada mas destroem o corpo automaticamente entristece a Deus, te suja pq que te denigre a saúde. Veja o pulmão de um não fumante e de um fumante... como o de um fumante é sujo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cara leitora. Não usei textos isolados, mostrei que NÃO HÁ proibição contra álcool na bíblia. Simplesmente não há, em lugar algum! Há sim, casos de crentes que bebiam, e não há na escritura censura contra eles. E se eu for seguir sua lógica de preservar religiosamente a saúde em todo caso é proibido morar em cidade de ar poluído, é proibido comer salgadinhos de milho, e até estar a bordo de um avião (pois pode cair e estraçalhar o "templo do espírito".

      Excluir
    2. Interessante a Iza Marinho vir falar da "letra que mata" !

      Sabe mesmo oque vc postou?

      Acho que não!

      Excluir
    3. vc tem razao em parte só q na visao o sistema religioso,pois o espirito habita em todos as ovelhas de cristo todos os eleitos e predestinados ja tem o espirito efesios1:5,11 e nao perde jamais.quando vc fala do cristo ressucitado romanos 7:4 e corintios5:16 vc nao esta salvando a pessoa p/ a eternidade efesios2:8 a igreja de cristo na terra salva do mundanismo das obras da carne das filosofias humanas p/ erdar o reino de cristo pra já ou seja reinar em vida viver com abundancia. quem cre é salvo disso e por CONSEQUENCIA pratica coisas boas para si e para os outros.uma coisa é jesus carne antes do sacrificio e outra é o cristo ressucitado nos gentios NUNCA fomos do jesus nazareno mas sim do cristo pela fé q foi dada por deus. pela (graça do grago KARIS0 sois salvo por meio da fé,e ISTO (os dois é dom de deus.

      Excluir
    4. Queridos achim , a torah foi o próprio D'us que ditou ,se D'us é imutável como pode ele cancelar a lei ? Acho que a teologia de vcs esta equivocada , a lei foi gravada no coração dos israelitas desde o deserto so lêem a torah que vcs vão ver isso ,e do mais yeshua era judeu e ele aprendeu tudo nao veio dos céus em sua mente ,so lerem o NT ( o menino crescia em conhecimento....) e se ele disse que não veio abolir a lei e sim cumprir as professais de um messias ,e muitos estão atacando o estudo postado mas o estudo é perfeito , a bebida foi deixada para podermos crescer , sabendo usar tudo é pra crescimento do espirito e nao sabendo usar tudo tras morte , ja o porco é condenado como alimento e vcs comem parece que pra provocar ira ao criador ,mas a lei foi dada ao homem pq o homem precisa crescer espiritualmente D'us nao precisa de lei pois ele vive e vivera eternamente !

      Excluir
  2. Veja o pulmão de uma pessoa que mora em São Paulo e de uma que não mora em cidade grande e respira ar puro.


    Entendeu a sua lógica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Seguindo a lógica acima é proibido morar em cidade de ar poluído, é proibido comer salgadinhos de milho, e até estar a bordo de um avião (pois pode cair e estraçalhar o "templo do espírito".

      Excluir
    2. E falou o Senhor a Arão, dizendo:
      Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
      E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
      E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.
      Levítico 10:8-11

      Pois é. O texto diz claramente que vinho é profano. E que o povo deveria seu ensinado sobre isso.

      Excluir
    3. "Quando entrares na tenda da congregaçao"
      Seria algo como: pode beber , em casa, na folga, no laser, mas em serviço nao pode beber!!!
      Aprende a ler e interpretar o texto amado!!

      Excluir
  3. Caro Ronaldo, concordo que na bíblia , não há pecado em beber, como voce bem citou, Jesus bebeu...porém na minha visão cristã, devemos afastar se de toda aparencia do mal;Qual o benefício do cigarro?Voce já conseguiu encontrar algum?mesmo na bíblia?E quanto ao beber, nem todas as pessoas conseguem dominar se em relação ao alcool, pelo contrário,muitas são dominadas por ele!e nós sabemos que quando perdemos ficamos "escravos"dele!nada contra uma bebida, tomando a socialmente, no meu caso sou abstêmio dela, pelo testemunho:não beber, não fumar,ficar longe de pornografia, jogos de azar, tudo que pode leva-me á cair, todo cristão deve abster se, veja bem, não é um mandamento, e sim, uma boa atitude!Em Pr cap.23, vers.30-35 define se bem a condição daquele que tem o hábito de beber;outras passagens adverte quanto ao uso do alcool:1Tm cap.3, vers.3, Prcap.23, vers.21, Ef cap5, vers18, enfim podemos ficar longe das coisas que podem nos fazer mal, e por falar nisso, me parece que voce bebe e fuma, será que esse post foi feito só para "validar"seus vícios?

    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tabaco relaxa e aumenta a concentração.

      Excluir
    2. Não sou Ronaldo, sou Danilo e não sou cristão, sou adepto do judaísmo :)
      Obrigado pela visita a nosso blog.
      Eu concordo com você que é um problema o alcoolismo, ser escravo de algo. Nossa postagem não é uma apologia à bebida e cigarro, é apenas uma questão de: justifica-se condenar biblicamente quem bebe e fuma? Não, né? Principalmente se for feito de forma equilibrada. Legal você ser abstêmio, é válido isso e mostra sabedoria, mas muitos conseguem não ser escravos da bebida, outros não, vai de pessoa. O post não foi feito para validar meus vícios, de forma nenhuma, nem ao menos os tenho. Agora, conheço pessoas que odeiam e afastam as pessoas da religião por que fumam e bebem. Já ouvi várias dessas histórias. O senhor não considera isso errado? Se sim, nossa postagem está tentando ajudar a pessoas que tem essa visão distorcida de condenar os outros.

      POr favor, me desculpe por demorar a te responder. Um abraço!

      Excluir
    3. Expresso minha opinião dizendo que essas divergências afastam o judaísmo e o cristianismo .. sobre o vinho nem vou comentar (A TORAH DIZ " O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" MISHLEI 20) . .. mais no cigarro é um absurdo .. compre um cigarro .. olhe atrás da embalagem algo escrito como "o ministério da saúde adverte" .. câncer .. complicações para gestantes .. etc ..
      Nada nesse mundo é 100% bom ou ruim ? Qual o benefício da idolatria ? E a imoralidade sexual ? Qual o benefício do crack?
      Vamos usar a razão .. Um rabino de Ysrael pediu os judeus para pararem de fumar .. Vamos parar de conflitos e entender que essas coisas não são beneficas para nós ..

      Excluir
    4. Neuronauta, obrigado pelos esclarecimentos!
      Concordo com o sr e tbm sou praticante do judaismo e em vias de teshuvah. Devo dizer que no cristianismo somente tive desilusoes e traumas... certa vez, minha ex mulher deixou minhas filhas aos cuidados de um casal de "crentes" evangelicos, e eles simplesmente me impediam de ver minhas fikhas, enquanto a mae delas passava noites bebendo e saindo com homens casados!
      Por isso, com o coraçao muito quebrantado, clamei ao Deus de Israel e hj, quem tem a guarda das crianças sou eu!
      Baruc Hashem!!!!
      Shalom

      Excluir
  4. nada nesse mundo é 100% ruim ou 100% bom.

    ResponderExcluir
  5. Para quem vem para criticar: por favor, leia a postagem inteira e procure na Bíblia as passagens indicadas. Não critique sem ler! Não venha dizer que eu usei textos isolados: não usei textos isolados!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Quem vier só pra criticar sem argumentar nada terá seu comentário excluído. Muito provavelmente NEM LEU.

    ResponderExcluir
  8. O vinho utilizado pelos cristãos do primeiro século da era cristã era realmente embriagante, haja vistas as ponderações dirigidas aos Coríntios por Paulo na sua primeira epístola àquela comunidade, ou seja: "Porque, ao comerdes, cada um toma antecipadamente, a sua própria ceia; e a quem tem fome, ao passo que há também quem se embriague. (1ª Co. 11:21) A questão no caso em tela não é relativa ao teor embriagante do vinho, mas à maneira como ele estava sendo tomado.

    ResponderExcluir
  9. O vinho utilizado pelos cristãos do primeiro século da era cristã era realmente embriagante, haja vistas as ponderações dirigidas aos Coríntios por Paulo na sua primeira epístola àquela comunidade, ou seja: "Porque, ao comerdes, cada um toma antecipadamente, a sua própria ceia; e a quem tem fome, ao passo que há também quem se embriague. (1ª Co. 11:21) A questão no caso em tela não é relativa ao teor embriagante do vinho, mas à maneira como ele estava sendo tomado.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, meus irmão.. Só uma pergunta, o cigarro edifica em alguma coisa a nossa saúde? Devemos dar mais valor ao nosso corpo, pois o cigarro nos traz muitos problemas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor abdicou-se de tomar refrigerante ? ele não traz nada de edificador.
      enche as veias de açucar, aliás, morre mais diabéticos no mundo que tabagistas.

      Excluir
  12. Expresso minha opinião dizendo que essas divergências afastam o judaísmo e o cristianismo .. sobre o vinho nem vou comentar (A TORAH DIZ " O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" MISHLEI 20) . .. mais no cigarro é um absurdo .. compre um cigarro .. olhe atrás da embalagem algo escrito como "o ministério da saúde adverte" .. câncer .. complicações para gestantes .. etc ..
    Nada nesse mundo é 100% bom ou ruim ? Qual o benefício da idolatria ? E a imoralidade sexual ? Qual o benefício do crack?
    Vamos usar a razão .. Um rabino de Ysrael pediu os judeus para pararem de fumar .. Vamos parar de conflitos e entender que essas coisas não são beneficas para nós ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você NÃO LEU NADA. LEIA, CARA, não passe vergonha!!! Responda aos versículos do Tanakh que eu postei! Um rabino de Israel? Isso quer dizer o quê? Rabino não tem autoridade sobre o mundo judaico. Não há papa no judaísmo.

      Excluir
    2. Para os cristãos que não entenderam a reflexão do Danilo Almeida, fica aqui minha ajuda "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
      Mateus 15:11 - Abraço a todos.

      Excluir
  13. Olha simplesmente por curiosidade vim procurar algo sobre bebida no judaísmo tenho amigos que se converteram ao judaísmo e hoje bebem coisas que não faziam antes. eles eram Batista. Minha curiosidade é: beber até que ponto? Pois fixar alegre ou relaxar com uma cervejinha ficou tão comum q hj a satisfação deles está num copo de bebida. Isso me preocupa. Pq hj , eles até se abstém de um copo mas quase enlouquecem a ponto de se tornarem chatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,ha muita controversia sobre o beber e não beber,fumar ou não fumar.Deus nos deu inteligência e discernimento,vim de uma família católica,onde a prática da bebida e fumo predominavam,o problema está no vício que isso pode trazer ao corpo fora as doenças,e como já foi dito que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo devemos cuidar e preservar e isso não parte só da bebida e do fumo mais também de alimentos,a palavra de Deus diz se o comer carne escandaliza teu irmão melhor que não coma,Jesus estava preocupado com os doentes,tem pessoas que o vício foi dominado pelo ficou,da bebida do cigarro e até mesmo da comida exagerado,Deus condena a glutonaria,então mesmo amados a bebida sem exagero não é pecado mas por amor aqueles que não têm domínio e precisa de uma libertação é melhor se abster,o cigarro Mata sim,para ter uma idéia um cigarro tem propriedades cancerígenas e auto dependência,na minha família de fumante,minha 2 tias morreu,minha mãe morreu com enfisema pulmonar,um fumante após parar de fumar para que seu pulmão seja limpo leva 20 anos,mas no tempo em que esteve fumando já desenvolveu a maldita doença e mesmo tendo parado de fumar por 30 anos morreu de câncer pulmonar o caso de minha tia.Entao meus amigos vamos discutir o que realmente edifica o homem,não condeno quem come e bebe porque cada um dará conta de si mesmo.Para mim tanto o excesso da bebida e pecado quanto da comida eu prefiro não ser dada demasiadamente ao vinho,como diz a bíblia,que tambem me diz que um pouco de vinho faz bem ao coração,o problema está na quantidade no excesso,então sejam livres para fazer suas escolhas.Um abraço

      Excluir
  14. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. efésios 5.18 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os (bêbados), nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Coríntios 6:10 Você beber sim, te licito, porém é provável que não vai herdar reino de Deus por essa injustiça.

    ResponderExcluir
  15. Olá Pessoal. Notamos que tanto na Torá como na Biblia de generalizada, como também no mundo que não seguem totalmente ou em partes os conceitos de uma ou outra religião, temos permições e proibições quanto a qualquer tipo de comida e ou bebidas que venha a fazer (trazer) mal para o corpo e ou saúde, aproximar ou distanciar de entidades divinas, como também influenciar a atitudes que ponham em risco a vida da pessoa e as vezes a vida de terceiros. Dentro da Tora e de forma generalizada na Bíblia podemos encontrar a permissão para utilizar a bebida alcoólica ( bebida forte) e sabendo de seus efeitos alucinógenos, os profetas, escribas e copistas deixam bem claro que o seu uso exagerado, ou a embriagues remove a sabedoria dentre outros malefícios. Devemos observar a individualidade de cada um e saber como podemos proceder com referencia a todo e qualquer produto que nos façam mal. Cigarro, maconha, Álcool, Refrigerante, frituras. Mas acima de tudo devemos saber de nossos limites individuais. Mas sabemos que para que tudo isto possa fazer diferença em nossa vida, leva-se em conta a sociedade/grupo/meio no qual vc esta inserido ( vive). Devemos entender que para alguns religiosos, não fugir do estado sóbrio o aproxima do ser que ele procura. Para outras religiões a embreagues/alucinações o aproxima do ser que ele procura. E saber que algumas pessoas tem nestes produtos a fuga da realidade. Temos assim uma pergunta: SE nunca utilizássemos em nossa casa o Açucar desde da infância, como o Sal, álcool, dentre, como seria nosso corpo? mas vc quer se abster destes produtos? Assim sendo devemos nos perguntar, o que queremos? o que procuramos?
    Apenas para que conste eu não utilizo álcool, nem Açúcar, Assim sendo bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces artificiais, Evito a todo custo as frituras, dentre outros, e vivo bem, gastando até menos dinheiro. Mas foi uma opção particular minha não tendo nada a ver com a religião da qual faço parte. E não encontro um grupo/sociedade para que eu pudesse encontrar esta minha individualidade como uma coletividade, e mesmo assim vivo.
    Sou grato ao Eterno Deus. Sucesso a todos.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post!
    Há muitas dúvidas e falta de entendimento e isso acaba produzindo ideias não lógicas. A forma como o meio religioso funciona, para a maioria, trava essa linha de raciocínio lógica-fé.

    ResponderExcluir
  17. Sou Cristão e acredito que beber vinho e cerveja NÃO é pecado.
    Pecado é o exagero na bebida que é fica bebado.

    ResponderExcluir
  18. Shalom!!!Na Bíblia tem referência de 2 tipos de vinho fermentado e não fermentado,então porque as pessoas que bebe só comenta de um???????????

    ResponderExcluir
  19. Acho que a maioria dos comentários aqui são irrelevantes . a vdd é que as pessoas não intenderam a postagem , que simplesmente não diz fumem pois o cigarro é bom pra saúde , ou virem alcoólatras pq assim a vida é mais tranquila . é simples e esclarecedor , não há condenação bíblica para tal ato , agora uma coisa é esclarecer a bíblia , outra coisa e danificar a saúde .
    eu acho engraçado tanta polemica , eu sou cristã e muitas vezes acho q os próprios cristãos acham que crer em JESUS e na bíblia é permanecer na ignorância . devíamos ser gratos a pessoas como Danilo de nos trazer um outro ponto de vista , de nos ampliar o conhecimento sobre determinados assuntos , mas ao invés disso se levanta a ignorância o ego pra indagar oque um irmão nos escreve gentilmente no seu próprio que entra pra ler quem que . eu entendo os bons debates religiosos , mas sobretudo acho inteligente ter coerência no que se diz e atenção no que se lê .

    ResponderExcluir
  20. Nossa se eu fosse ver que é pecado eu estaria morta no inferno já
    Faço uso de várias medicações que agridem meu corpo mas para tratar outras
    Vejo que tudo há um limite, e creio no que Deus diz: Tudo me é lícito mas nem tudo me convém
    Então e de cada um pensar
    Isto convém?
    Ficar bêbado ? Ou posso degustar uma taça de vinho como um ser humano racional sabendo o limite para não fazer macaquices?
    Posso fumar? Pode! Mas Qual benefício disto para minha saúde ? Convém?
    Posso comer coxinha,milho,soja, carne de porco? Pode! Mas convém?
    Posso usar vários fármacos? Pode! Se vc precisa mais do que os riscos que eles trazem, convém!
    Espero ter ajudado! ☺️ Shalom

    ResponderExcluir
  21. Shalom Alechem! Todos posts sao de uma tremenda reflexao e fico maravilhado de ver e de poder refletir sobre todos. A paz e a plenitude para todos! Adonay Elocheinu Adonay Echad. Baruch H'sh'm!

    ResponderExcluir
  22. É muito falso moralismo no meio das religiões. Pois pensem bem, se for condenação fumar e beber, deveria ser condenação também tomar Coca-Cola, que é a bebida que mais mata mundialmente; causa diversas doenças e diminui o tempo de vida das pessoas, também deveria ser incluso os fast-food, a quantidade absurda de açucar refinado que as pessoas consomem, que causa diabetes que está matando milhões de pessoas no mundo. Porque somente fumar e beber irá causar a destruição do templo do corpo, sendo que eles destroem o corpo deles muito mais com isso tudo que eu citei? Se as Escrituras fossem condenar, condenaria tudo isso também. É muita hipocrisia das pessoas.

    ResponderExcluir
  23. Triste ver esses comentários, só mostra a ignorância que os "seguidores de Cristo" tem. Estes se julgam puros por não consumir bebida alcoólica ou fumar e descriminam um irmão por tais atos, isto chega a ser doente. De que adianta ter uma vida "casta" e não produzir nada? E o consumo de alimentos prejudiciais a saúde, vá a um shopping e é completamente normal tomar refrigerate, sorvete, sandwiches e toda porcaria que chamam de comida, mas existe uma grande industria por trás disso e o açucar que também vicia igual a cocaina ninguém comenta. É muita hipocrisia. Não estou fazendo apologia a bebida e ao cigarro, mas é muita chatice, se for assim o bem que uma pessoa faz não é válido apenas por ela fumar ou beber, pois seria um ato impuro.

    Se Moisés viesse novamente iria receber mais um mandamento "não sereis chato com teus irmãos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um judeu querendo falar de Jesus? Como assim? Por acaso o vê como o Messias? Qual o interesse em falar se pode ou não fumar e beber bebidas alcoólicas?

      Paulo escreveu em sua Primeira Carta aos Coríntios, que diz:

      "... Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou BEBERRÃO, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em JULGAR também os que estão de FORA? Não JULGAIS vós os que estão DENTRO?
      Mas Deus JULGA os que estão de FORA. TIRAI, pois dentre vós a esse iníquo.

      (Capítulo 5, versículos do 11 ao 13)

      Excluir
  24. Verdade mesmo muito boa explicação.

    Confira nossa postagem em

    Quanto é um galão de água

    ResponderExcluir
  25. Tanta babozeira... Tanto no texto quanto nos comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama