Pular para o conteúdo principal

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF).

Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias".

A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele.

A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacionados a Jesus? Uma segunda pergunta seria: Todos os intérpretes que consideraram este versículo apontaram para sua relação com Jesus ou com o Messias (no caso do judaísmo)? Buscaremos as respostas, tentando ser concisos.

Em primeiro lugar, é necessário ler o capítulo inteiro, e situar o versículo 15 na conhecidíssima história de Adão, Eva, a Serpente e o fruto proibido no Jardim do Éden. Em seguida, uma leitura básica do texto anterior nos mostra que o versículo 15 é parte do castigo da Serpente:

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Gênesis 3:14,15
"Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gênesis 3, 14-15).

Vale lembrar que o capítulo menciona, em seguida, os castigos de Eva e de Adão. Portanto, observamos que o versículo 15 é parte do castigo anunciado por Deus para a Serpente. As consequências sofridas pela serpente seriam: 1- Arrastar-se sobre seu ventre; 2- comer pó; 3- ser inimiga da mulher e de sua "semente".

A palavra "semente" (זרע - zéra', no original hebraico), como pode ser atestado por uma consulta a um dicionário bíblico/hebraico (não trazemos referências aqui para ganhar em brevidade), tem três significados básicos: "semente" (de planta mesmo), "esperma" e "descendência física/descendentes". No caso de Gn 3,15, por exclusão dos demais significados, é óbvio que zéra' se refere a descendência física/descendentes. Portanto, o que está sendo dito em Gn 3,15 é: "Eu (Deus, no caso), em adição a andar sobre a barriga e comer pó, vou fazer com que você, Serpente, seja inimiga da mulher, e a sua descendência inimiga da descendência da mulher".

 É interessante notar que nem mesmo o Novo Testamento alega que Gn 3,15 é uma profecia messiânica cumprida por Jesus. Não há nenhum texto que diga no NT claramente que "Jesus esmagou a cabeça da serpente para se cumprir o que tinha sido dito: esta te ferirá a cabeça, e tu te ferirás..."! Observamos que a forma de escrita dos autores do Novo Testamento, particularmente de evangelistas como Mateus, incluía fazer essas associações claras e explícitas entre textos do Antigo Testamento e ações de Jesus ou seus primeiros discípulos, mas isto não acontece neste caso!

O que fazem é pegar versículos como Gálatas 4,4, Apocalipse 12, 9 e Romanos 16, 20, cada um dizendo uma "parte da mensagem" e depois juntam as partes. Gálatas diz que Jesus foi "nascido de mulher"; Apocalipse diz que a "antiga serpente" era Satanás; finalmente, Romanos 16, 20 fala que Deus "esmagará Satanás debaixo de vossos pés". Porém nenhum texto diz claramente que Jesus cumpriu uma profecia do terceiro capítulo da Bíblia.

Curiosamente, certa vez li, em um livro evangélico sobre textos bíblicos inexistentes, que alguns pregadores pensam erroneamente (acho que se chamava algo sobre "erros que os pregadores cometem") que há um versículo dizendo "da semente da mulher sairá um que esmagará a cabeça da serpente".

Vamos parar um minuto e fazer duas perguntas baseadas no entendimento contextual de Gn 3, 14-15 (e não só o 15!):

Pergunta 1- Se Satanás era a Serpente do texto, por que não há outras associações no NT sobre Satanás "andar sobre seu ventre" e "comer pó"? Ora, não havia divisão de versículos na Bíblia até muito mais de um milênio depois de os textos serem escritos! Não se pode ler o 15 sem o 14!

Pergunta 2- Se Satanás era a Serpente e Jesus a "Semente da mulher", onde é dito que Satanás, APÓS ser pisado por Jesus, mordeu o calcanhar deste? Porque é isso que o texto diz! Primeiro a serpente tem sua cabeça ferida e depois o humano tem o seu calcanhar ferido! Leia novamente e verá! Vale lembrar que o versículo não fala nada sobre esmagar a cabeça da serpente. O termo usado é o mesmo no caso da serpente e do ser humano: "ferirá". Se alguma tradução usa "esmagará" é indução ao erro.

Como se pode observar, é muito natural perceber que não se justifica associar o texto de Gênesis a Jesus. Essa associação (que, mais uma vez, não existe claramente nem no NT) é muito fraca e pega apenas detalhes do texto, não o texto por completo. O contexto REAL e SIMPLES de Gn 3,15 é: Deus castiga a serpente por induzir Eva ao erro, criando uma inimizade entre os humanos e as serpentes, assim como entre todos os descendentes das duas espécies, promovendo o que se observa até hoje, ou seja, muitos seres humanos tentam matar as serpentes, pois sentem uma grande aversão por esse animal, e, em muitos casos, as serpentes reagem picando os seres humanos. Até mesmo alguém que crê no NT e se diz cristão pode admitir que não há qualquer anúncio messiânico neste texto.

Finalmente, para responder à segunda pergunta proposta no começo deste artigo, vou apresentar algumas pessoas que historicamente interpretaram o anúncio do castigo da serpente sem qualquer referência messiânica:

Rashi (França, Século 11); Ibn Ezra (Espanha, século 12); Hizkúni (França, século 13); Malbim (Império Russo, século 19); Filo de Alexandria (nascido em c. 20 aC em Alexandria); Talmud (Sotá 9b). Para esses autores, alguns deles em épocas remotas, a serpente mencionada era um animal mesmo, não Satanás, e o texto não era nenhum tipo de profecia messiânica. Obviamente, centenas de outros autores disseram o mesmo, estes apenas são os que eu reuni em uma pesquisa de alguns minutos usando o site sefaria.org, que pode ser consultado, por quem compreende o inglês, para mais esclarecimentos.

Centenas de outros autores antigos, medievais e modernos disseram também, é claro, que o texto era messiânico (muitos judeus devem ter dito isso, muitos midrashim), ou que era sobre Jesus. Porém vimos que se fizermos uma leitura aterrissada e realista do texto de Gênesis, veremos que não é o caso. E para os que pegam referências judaicas para validar a associação messiânica, é necessário explicar o seguinte: a literatura judaica, como você pode observar no parágrafo anterior, é vastíssima, e cabem inúmeras opiniões sobre o mesmo assunto. Por outro lado, não é a existência de referências judaicas que dizem que o texto é messiânico que valida ou dá autoridade a uma leitura do texto! Se a associação messiânica do texto em questão é a correta por estar em textos antigos ou judaicos, logo, a afirmação contrária, ou seja, a serpente era literal e não há aqui profecia messiânica, é igualmente válida e correta!

Porém não é o que disseram tais ou tais livros que dá a última resposta sobre o que o texto quer dizer. Neste caso, está óbvio pelo próprio contexto que o que se tem é simplesmente o anúncio divino do castigo imposto à serpente (o animal mesmo).
 E) porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Gênesis 3:15

Comentários

  1. O texto está no futuro de quem o escreveu e fala de uma relação não amigável entre as partes, pode também deduzir também que Deus foi injusto em punir o animal, por ser usado? Será apenas isso? Um animal irracional que não poderia ser culpado por tal ato?,creio que o modo pela qual a serpente foi apenas a seja pra lembrar a quem a usou que não não haveria unanimidade em sua Vitória, Tdos Tdos tiveram consequência dos seus atos que seria até que existissem, a finalidade de um messias seria por fim nessas punições, assim não é 100% errado utilize o Pardez

    ResponderExcluir
  2. a leitura e aplicação fria e literal não satisfaz tudo que realmente o texto disse: vamos do inicio com a seguinte pergunta: Quem realmente enganou a Mulher, a serpente animal ou a serpente Satanás? a partir dessa resposta vamos ver todos desdobramentos do texto...e vc disse que o Novo Testamento não faz nenhuma alusão a Genesis 3:15 como sendo de aplicação Messiânica, faz sim é só ler o apocalipse 12 os eventos descritos alí são a interpretação e cumprimento de Gen 3:15...Apocalípse 12 identifica Satanás como a velha serpente enganadora,,os anjos Caídos e aqueles que ele usa contra a Mulher e seu filho é a descendência da serpente... Ele tentou tragar o Filho 12:4... perseguição e crucifixão de Jesus.. O Filho arrebatado ao Céu..é a antecipação do esmagamento da Cabeça da serpente....mas a profecia é totalmente satisfeita com o esmagamento da cabeça da serpente não só sob os pés do descendente mas tb sob os pés da Mulher... que no Apocalpse representa o povo de Deus e Deus esmagará a serpente debaixo dos pés da Igreja no triunfo final da Mesma, na perseguição final, e retorno de Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama