quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Quando se cumpriu Isaías capítulo 7

Se os textos de Isaías 7 e 9 não fazem referências a Jesus ("virgem" grávida, maravilhoso conselheiro, etc.), a quem fazem? Bem, não sabemos responder, mas de uma coisa pode estar certo, os textos não falavam de Jesus! Vejamos com cuidado:

Na verdade, antes que este menino (O EMANUEL) saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis (REZIN, da Síria e PECAH, de Israel). Porém o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá. Porque há de acontecer que naquele dia assobiará o Senhor às moscas, que há no extremo dos rios do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria; (Isaías 7,16-18)

Ok. Vejamos o que sucedeu aos reis que eram o motivo das preocupações do rei Achaz:

Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e tomou a Ijom, a Abel-Bete-Maaca, a Janoa, e a Quedes, a Hazor, a Gileade, e a Galiléia, e a toda a terra de Naftali, e os levou à Assíria. E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, e o feriu, e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias. (2 Reis 15, 29-30)

E o rei da Assíria lhe deu ouvidos; pois o rei da Assíria subiu contra Damasco, e tomou-a e levou cativo o povo para Quir, e matou a Rezim. (2 Reis 16, 9)

Vemos então registrado no livro dos reis, de como os dois reis citados por Isaías viram o seu fim, como previsto pelo profeta. Repare no texto de Isaías que isso aconteceria antes que o "Emanuel" tivesse consciência de rejeitar o mal e escolher o bem, ou seja, em sua primeira infância. Pra quem lê o texto de Isaías sem ideias anteriores, é claro que o "Emanuel" (filho de uma mulher jovem que o rei conhecia, e que, provavelmente JÁ ESTAVA GRÁVIDA) era um sinal para o rei Achaz, naquele tempo, sobre a ameaça desses reis, e não uma profecia apontando para séculos e séculos depois, com a virgem Maria e Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário