quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Calendário Judaico: Meses e Festividades - Tichrê

1-  תִּשְׁרֵי - leia: TICH-RÊ

Chofar
Na contagem bíblica é o sétimo mês do ano (o primeiro era Nissan ou Aviv). Porém, desde muito, se comemora em 1 de tichrê o ano novo judaico (Roch Hachaná), chamado na Bíblia de "festa das trombetas".

Temos três importantes festas bíblicas ocorrendo em Tichrê, mais que em qualquer mês judaico: a "festa das trombetas", o "dia do perdão" e a "festa dos tabernáculos"

  Alguns costumes do ano novo judaico: comer alimentos doces, e tocar a famosa trombeta de chifre: o chofar. Dez dias depois do Roch Hachaná (ראש השנה), acontece o Iom Kipur (יום כפור), ou dia da expiação, dia de jejum mais severo em todo o ano para os judeus. Os dez dias entre Roch Hachaná e Iom Kipur são considerados dias de penitência e arrependimento,
Molho das "quatro espécies"
culminando no jejum e nas orações de Iom Kipur. No dia 15, comemora-se o primeiro dia da festa de Sucot (סכות), ou tabernáculos, em que se tem a figura da sucá, uma espécie de cabana coberta de material vegetal de forma que se possa ver o céu, e do ramo das "quatro espécies" de vegetais, que devem ser agitados juntos, tudo isso repleto de simbolismos. Sucot dura 7 dias. Um dia adicional é comemorado, chamado Chemini Assêret (שמיני עצרת), assim como uma festa de alegria extravagante, chamada SimHat Torá (שמחת תורה), onde se termina e começa o ciclo anual de leitura da torá. Na diáspora, Simhat Torá é comemorada um dia após Chemini Assêret.

No Tanakh, esse mês recebe o nome de Etanim (אתנים ).
Sucá



Nenhum comentário:

Postar um comentário