Pular para o conteúdo principal

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas




O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão.

a)     O vinho (yáyin, em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante:

“E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min hayáyin), e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.”
Gênesis 9, 21-21

“E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho (אֶת-יֵינֵךְ et yenêkha). Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte (וְיַיִן וְשֵׁכָר – veyáyin vechekhar) tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.”
I Samuel 1, 14-15

“Absalão ordenou aos seus homens: "Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho (בַּיַּיִן - bayáyin) e eu disser: 'Matem Amnom!', vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!"
II Samuel 13:28

“Acerca dos profetas: Meu coração está partido dentro de mim; todos os meus ossos tremem. Sou como um bêbado, como um homem dominado pelo vinho (יָיִן - yáyin), por causa do Senhor e de suas santas palavras.”
Jeremias 23, 9


b)     Os personagens bíblicos, justos inclusive, podiam beber e bebiam vinho (yáyin):

“Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho (וָיָיִן - vayáyin)”
Gênesis 14:18

“Então disse (Jacó): Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho (יַיִן - yáyin), e bebeu.
Gênesis 27, 25-25

“Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada (וּבַיַּיִן וּבַשֵּׁכָר – uvayáyin uvachekhar), ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, o seu Deus.”
Deuteronômio 14, 26


c)     O vinho é considerado bênção na Bíblia, e sua falta, maldição:

“Ele amarrará seu jumento a uma videira; e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho (בַּיַּיִן - bayáyin) as suas roupas; no sangue das uvas, as suas vestimentas.”
Gênesis 49:11

“(Maldição: ) Plantarão vinhas e as cultivarão, mas não beberão o vinho (וְיַיִן - veyáyin) nem colherão as uvas, porque os vermes as comerão.”
Deuteronômio 28, 39

o vinho (וְיַיִן - veyáyin), que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta o seu vigor.”
Salmos 104, 15



d)     Vinho (yáyin) como parte dos sacrifícios para Deus:

“Com o primeiro cordeiro ofereça um jarro da melhor farinha misturada com um litro de azeite de olivas batidas, e um litro de vinho (יָיִן - yáyin) como oferta derramada.”
Êxodo 29,40

Para cada novilho deverá haver uma oferta derramada de meio galão de vinho (יָיִן - yáyin); para o carneiro, um litro; e para cada cordeiro, um litro. É o holocausto mensal, que deve ser oferecido cada lua nova durante o ano.
Números 28, 14


e)     Apenas algumas pessoas específicas eram proibidas temporariamente de beber vinho (yáyin), por motivo de voto feito ou de função desempenhada:

"Você (Arão) e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada (יַיִן וְשֵׁכָר – Yáyin vechekhar) antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.”
Levítico 10, 9

“Terá (o nazireu) que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas ( מִיַּיִן וְשֵׁכָר – miyáyin vechekhar) e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas.”
Números 6, 3

“O sacerdote os moverá perante o Senhor como gesto ritual de apresentação; são santos e pertencem ao sacerdote, bem como o peito que foi movido e a coxa. Depois disso o nazireu poderá beber vinho (יָיִן - yáyin).”
Números 6, 20


f)      A função do vinho está explícita em alguns versículos bíblicos: alegrar o homem! Um prazer lícito:

o vinho (וְיַיִן - veyáyin), que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta o seu vigor.”
Salmos 104, 15

Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, vinho (וְיַיִן - veyáyin) aos que estão angustiados; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não mais se lembrem da sua infelicidade.”
Provérbios 31, 6-7

“Portanto, vá, coma com prazer a sua comida e beba o seu vinho (יֵינֶךָ - yenêkha) de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.”
Eclesiastes 9, 7

O banquete é feito para divertir, e o vinho (וְיַיִן - veyáyin) torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro.”
Eclesiastes 10, 19


g)     É possível cometer transgressões e ter problemas ao beber vinho (yáyin) em excesso, assim como ao comer carne ou fazer outras coisas prazerosas lícitas:

“Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada (וְיַיִן וְשֵׁכָר – veyáyin vechekhar); eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não consideres, pois, a tua serva por mulher má (...)”
I Samuel 1, 15-16

O vinho (הַיַּיִן - hayáyin) é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.”
Provérbios 20, 1

“Quem se entrega aos prazeres passará necessidade; quem se apega ao vinho (יַיִן - yáyin) e ao azeite jamais será rico”.
Provérbios 21, 17

“Não ande com os que se encharcam de vinho (יָיִן - Yáyin), nem com os que se empanturram de carne.”
Provérbios 23, 20

“Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho (יַיִן - Yáyin) até a noite!”
Isaías 5, 11

Harpas, liras, tamborins, flautas e vinho (וָיַיִן - vayáyin) há em suas festas, mas não se importam com os atos do Senhor, nem atentam para a obra que as suas mãos realizam.”
Isaías 5, 12


Constatações

·        A bebida citada na Bíblia como yáyin (vinho) causa embriaguez, e não é suco de uvas;
·        A Bíblia permite claramente o uso do vinho (yáyin). Deuteronômio deixa claro que o fiel poderia comprar a bebida com o dinheiro de seu segundo dízimo (14, 26), e os autores de textos poéticos (Salmos, Provérbios e Eclesiastes) elogiaram o vinho como fonte de alegria e prazer, ou seja, o uso recreativo do vinho é lícito de acordo com as Escrituras;
·        Não só o vinho (yáyin) é permitido na Bíblia. Muitos dos textos acima, inclusive o já citado de Deuteronômio, também citam como permitido o que se chama “bebida forte” ou “bebida fermentada”, chekhar, em hebraico;
·        É absurdo, portanto, afirmar que o consumo de bebidas alcoólicas é sempre impróprio para pessoas que seguem os valores da Bíblia;
·        É verdade que existem textos bíblicos “moralistas” que associam o vinho à imprudência e ao pecado, como vimos acima. Não há dúvida quanto a isso. Mas os mesmos textos também citam o consumo de carne (Pv 23, 20), azeite (21, 17), e música (Is 5, 12). Se esses versículos proíbem o vinho, como algumas pessoas que ignoram todo o resto da Bíblia afirmam, então o consumo de carne, o de azeite de oliva e ouvir instrumentos musicais também são proibidos;
·        Se o vinho, apesar de ser totalmente permitido, pode ser fonte de erro, é por falta de moderação e de bom comportamento da pessoa que dele faz uso, e não da bebida em si. Os versículos que aconselham cautela quanto ao vinho não usam frases como “é proibido beber” e “é pecado beber”, e sim expressões mais parecidas com “não se deixar dominar” e “não se encharcar”;
·        As pessoas que usam textos em que o vinho é temporariamente (!) proibido a sacerdotes e aos “nazireus” para afirmar que a bebida é proibida a todos estão distorcendo seriamente a Bíblia, ignorando muitos versículos “a favor” do uso do vinho e de outras bebidas. O sumo sacerdote e todos os nazireus também não podiam estar na presença de seus parentes mortos (Lv 21,11; Nm 6, 6). Por que os fiéis de hoje não estão proibidos de se despedirem de seus entes queridos?
·        Conclui-se portanto, que os argumentos “anti-bebidas” que as pessoas conseguem criar, através de malabarismos com textos, são falaciosos e surgem apenas por causa de um puritanismo exagerado de muitos religiosos. Quem diz que segue a Bíblia não tem o direito de proibir o que a Bíblia não proíbe. Costumes ligados ao alcoolismo e aos excessos estão proibidos, álcool em si, não está.

Observação: nem o Novo Testamento proíbe as bebidas alcoólicas!

            Neste texto, tratamos da questão do vinho e demais bebidas no que o leitor cristão chamaria de Antigo Testamento, que é nosso objeto principal de estudo neste blog. Mas não é só a Bíblia judaica que permite o vinho. A Bíblia cristã, o Novo Testamento, também tem versículos que deixam claro que até o próprio Jesus bebia vinho (Lucas 7, 34). Jesus transformou água em vinho para o uso em um banquete, segundo João 2, 7-9. O vinho está presente no ritual chamado eucaristia/“ceia” (Mateus 26, 27-29). Apenas o excesso de álcool (embriaguez) e o apego à bebida são condenados (Efésios 5, 18), principalmente para pessoas de destaque nas comunidades (I Timóteo 3, 3; 8; Tito 1, 7). Ora, se o excesso de bebida é proibido para os bispos e diáconos, é porque a bebida em moderação é permitida (até aconselhada por questão de saúde em I Timóteo 5, 23)! O versículo usado para condenar o vinho no Novo Testamento, Romanos 14, 21, diz “É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.”. Se esse texto proíbe vinho, não sei porque os cristãos comem carne! Se a bebida (com a devida moderação) é permitida aos líderes, quanto mais é para os liderados! Daí eu pergunto, finalmente: como pode alguém dizer “não sigo opiniões de homens, sigo a Bíblia apenas”, e defender que o consumo de bebidas está totalmente proibido, sendo que não segundo a Bíblia e o Novo Testamento?

Comentários

  1. A ENFERMIDADE DE TIMÓTEO , SERÍA UMA GASTRITE, E O USO DE QUALQUER TIPO DE ALCOOL OU ALGO FERMENTADO É UM VERDADEIRO VENENO PARA DOENÇAS COMO GASTRITE,OU ÚLCERA, DUVIDO ALGUM MÉDICO RECEITAR ALGO FERMENTADO, OU ALCÓLICO PARA QUEM TEM ESTAS DOENÇAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que Paulo errou quando disse a Timóteo, não beba só água, beba um pouco de vinho por causa do teu estômago

      Excluir
    2. na epoca a agua deles nao estava boa, por isso Paulo falou para misturar o vinho na agua

      Excluir
    3. Paulo manda Timóteo beber vinho, mais não beber o vinho e sim mistura-lo na água, pq a água deles era armazenadas em jarras e o vinho ajudava a matar as bactérias é só estudar um pouquinho de história e arqueologia que vc verá que é vdd.

      Excluir
  2. Só procuram uma desculpa pra poder bebe
    A bíblia fala todas as coisas são lícitas mas nem todas mim covem é também fala
    E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito, efesio 5 18 aí qual é a desculpa descarada que vai arrumar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa esfarrapada, não vou arrumar nenhuma. Mas você arrumou várias, provavelmente sem nem ler, porque ai estão várias passagens da Bíblia A FAVOR da bebida alcoólica. Você rasga parte da palavra de Deus? EMBRIAGAR-SE não é o mesmo que beber.

      Excluir
    2. entao me responda essa em habacuque 2 15 diz que n podemos dar vinho para nosso companheiro . deveria estudar mais a biblia em provebios diz que o vinho e escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora

      Excluir
    3. Danilo uma coisa é a Bíblia liberar o vinho cultural, em uma época em que não se potencializavam o vinho no teor alcoolico, em uma época em que não havia automóveis, em uma época em que havia uma lei que era dura com os mais exaltados e liberar o vinho em nossos dias! Se a Bíblia era a favor do vinho, por que o nazireu não podia beber? Hoje a igreja se escandaliza com o vinho, pois todos nós sabemos dos seus efeitos maléficos. Vamos agora ver o que Paulo disse em Romanos 14:21 a respeito do vinho quando há irmãos que se escandalizam: "É melhor não comer carne, NEM BEBER VINHO, nem fazer qualquer outra coisa que leve teu irmão a tropeçar". Portanto façamos o que é melhor: "Não consumir bebida alcoolica".

      Excluir
  3. Moderação é necessária inclusive com as palavras.

    ResponderExcluir
  4. Há uma grande diferença entre o vinho fermentado por causa do álcool da própria fruta e os vinhos de hoje, onde há adição de álcool. Na minha infância uma amiga da minha mãe nos convidou para visitar a igreja dela e depois nós nos tornamos membras. Meu pai com raiva disso, me obrigou a beber cerveja, segurando a minha cabeça e forçando o copo na minha boca para que eu abrisse. Quando senti o sangue escorrendo, fui obrigada a beber um gole e a sensação foi estranha de algo queimando a garganta. Na adolescência me deram uma fruta por nome mangaba e ela estava muitíssimo madura. Quando eu chupei, senti a mesma sensação de queimor na garganta de quando fui obrigada a beber cerveja. Imaginem esta ou outra fruta passando pelo processo de fermentação! É preciso muita cautela e conhecimento profundo das escrituras, da cultura do povo judeu, dos idiomas usados na Bíblia e do porquê das recomendações de se beber vinho, fossem aos doentes terminais, ou por causa de enfermidades causadas pela impureza da água, ou o que quer que seja, porque na Bíblia está escrito: "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo". (Tiago 3:1) Deus nos abençoe e que estejamos preparados para a volta do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  5. Sou Cristão com toda sinceridade concordo com autor desse estudo e afirmo que a Bíblia Não proíbe o consumo moderado de bebida alcoólica como Vinho e creio que Jesus usou Vinho na Ceia do Senhor.
    Na época da Páscoa Não era período de colheita de Uva e o que os Judeus tinha Disponível era Vinho e Não suco de Uva.até porque a Pasteronização que é o processo que Conserva suco de Uva para Não Fermentar e se tornar bebida alcoólica ou seja Vinho só foi inventado no Século 19 D.C.
    Antes do Século 19 quase todas as Denominações Cristãs usavam Vinho na Ceia do Senhor e o Vinho só foi substituído por causa do chamado Movimento de temperança que era Contrário ao uso de bebidas alcoólicas por Cristãos e pela invenção da Pasteurização do suco de Uva.
    Aqui no Brasil muitas Denominações são Contrárias ao uso de Vinho e bebidas alcoólicas porque Foram originadas de Igrejas que foram influência das pelo Movimento de temperança nós Estados Unidos que Depois enviaram Missionários para o Brasil e aqui trouxeram essa Ideia Não biblica de que é proibido beber Vinho e bebidas alcoólicas.Depois outras Igrejas separadas surgiram Aqui no Brasil mais continuaram com essa Ideia Não biblica.se Jesus usou Vinho na Ceia do Senhor Ninguém tem o direito de substuir por suco de Uva.se Jesus usou Vinho na Ceia então devemos usar Vinho na Ceia do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que significou a Santa ceia de Jesus Cristo com os apóstolos? Se Cristo usou pão sem fermento, me responde: como ele iria usar vinho alcoólico para representar seu sangue? Que Deus abençoe vc e como cristão sincero que vc é, reflita melhor se Cristo bebeu vinho alcoólico na Santa ceia.

      Excluir
  6. me diz ai e como fica Habacuque 2 15 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adicionas à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!

    Habacuque 2:15

    ResponderExcluir
  7. Se podemos, HOJE EM DIA, beber moderadamente, podemos também fumar maconha moderadamente? Afinal o álcool é uma droga! No Velho Testamento existia automóvel? O vinho era forte como os de hoje? É possível alguem se embriagar sem dar o primeiro gole? Somos obrigados a beber vinho ou podemos nos abster para sermos mais congrados a Deus?

    ResponderExcluir
  8. paz amigos e irmãos o vinho é realmente polemico na bíblia mais eu creio que Deus sendo onisciente e sabia dos malefícios do álcool e não creio que ele em doçaria essa prática na bíblia;eu perguntei para um amigo se ele gostava de cerveja e ele disse que sim gostava muito, então eu disse que iria provar que ele não gostava de cerveja e ele ,e disse que ver ;Então eu ofereci a ele uma caixa de cerveja sem alcool ele me disse que cerveja sem álcool não tinha gosto era sem graça , ai eu disse viu você não gosta de cerveja e sim do álcool pois cerveja sem álcool é cerveja e o [alcool cem a cerja é cerveja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo haver ne? não é o alcool em questão, e sim o sabor que ele da unido com os componentes que fazem a cerveja...

      Excluir
  9. Não há pecado em consumir bebidas alcoólicas. Isso é bíblico. O discurso proibicionista é totalmente moralista. O pecado não está no que entra no corpo, como disse Cristo, mas no que sai. Não é o álcool que faz pecar, mas sim o que está no coração da pessoa. O álcool contido na fermentação é um processo natural das frutas, algo criado pelo próprio Deus. O álcool não é pecado. O pecado está no coração do homem. Para quem tem o coração cheio de maldade, pode usar qualquer coisa para pecar, inclusive o álcool. E é isso o que a bíblia condena. O pecado é a intenção em que se bebe. Beber para encher a cara, para criar coragem e fazer alguma maldade ou fazer o próximo pecar, isso sim é o pecado condenado na bíblia, com o uso do álcool. Os judeus até hoje bebem vinho com álcool, seguindo as tradições bíblicas. No novo testamento o vinho usado é o oinos, justamente o vinho com álcool. Ninguém usa maconha para ficar bom. Usa para ficar louco mesmo e esse é o pecado. Diferente do vinho que vc pode tomar socialmente para aproveitar um momento de comunhão com seus irmãos. Engraçado que o canabidiol, extrato da maconha não é pecado usar. É remédio que tem curado muita gente de vários males. Se for assim, ninguém pode tomar remédio, pq remédio é droga também. Tanto que farmácia se chama drogaria. Quanto moralismo e hipocrisia. O texto está bem explicado não enxerga quem não quer. A verdade é um choque para os moralistas. É como se a AmBev envazasse pecado e colocasse o pecado dentro das latinhas. Pecado é o que vc pretende fazer ao tomar cerveja e não apenas tomar como se fosse qualquer outra bebida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que fumar maconha é pecado também é um moralismo. Só porque não faz parte da sua cultura? Você já usou pra saber se fica "louco" de fato? Eu tenho amigos que utilizam e ficam com vontade de amar o próximo, nunca vi quererem realizar o mal. Enfim, acredito que você tenha se equivocado. O que eu compreendo de tudo que li é que na verdade a moderação é o primordial e tudo aquilo que não ajuda a nos aproximarmos de Deus, deve ser evitado. Abraços.

      Excluir
    2. Paulo disse para não beber e nem fazer qualquer outra coisa que escandalize. Em nossa cultura 90% das pessoas de bem se escandalizam com o consumo da maconha, portanto não é moralismo proibir o consumo e sim amor ao próximo w à nossa saúde.

      Excluir
  10. A biblia não proibe o consumo, não devemos ir alem do que a biblia nao diz, bom artigo, este conteúdo me ajudou muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama