Pular para o conteúdo principal

"Resumão" de todos os dízimos e ofertas da Torá (Lei)

Neste artigo, tentarei apresentar brevemente uma visão geral de todas as doações que um israelita fiel que possuísse terras (colheitas e gado) faria na época em que o Templo em Jerusalém estava em pé. As ofertas serão detalhadas e seguidas por versículos bíblicos/citações rabínicas para que se confira o que está sendo dito. Claro que queremos responder à pergunta que milhares de pessoas fazem todos os dias: afinal de contas, qual era o dízimo de que Malaquias falava? Quem não dá dez por cento de seu salário a um líder religioso hoje estaria em pecado?

Não há dúvida sobre que os versículos da Torá citados se referem às práticas enumeradas¹. No entanto, a Torá não dá às ofertas os nomes (exemplo: Ma`asser richon ²— primeiro dízimo). Para organizarmos as doações de acordo com os nomes que recebem na tradição judaica, recorremos ao Sêfer hamisvot ³. Algumas ofertas, como os sacrifícios e a pele dos animais queimados em holocaustos, que poderia ser dada ao sacerdote (descendente de Arão), não foram contadas.

 Enumeremos as ofertas:

Nome da oferta
Beneficiário
Referências
Observações
Mahassit hachéquel – Meio siclo
Despesas do santuário
Ex 30, 13-16
(sêfer hamisvôt, M. 171)
Esta oferta tinha a finalidade de fazer a contagem do povo. Só é válida, naturalmente, na existência do Templo de Jerusalém e era anual.  Era a única dada por todas as pessoas, pobres e ricas!
Terumá guedolá – Grande oferenda
Sacerdote (descendente de Arão)
Dt 18, 4
(sêfer hamisvôt, M. 126)
Era a primeira oferta separada do produto do campo (sêfer hamisvot P.154). Entre 1/40 e 1/60 da produção
Ma`assêr richon – Primeiro dízimo
Levitas (descendentes de Levi)
Nm 18, 24
(sêfer hamisvôt, M. 127)
Separado após a Terumá guedolá, dos produtos do campo.
Ma`assêr cheni – Segundo dízimo
Contribuinte
Dt 14, 22 ss
(sêfer hamisvôt, M. 128)


O próprio contribuinte comia esse dízimo, em Jerusalém apenas. Caso morasse longe, poderia converter em dinheiro e levá-lo para comprar o que desejasse.
Terumat ma`asser – Oferta extraída do dízimo
Sacerdote (recebe do levita)
Nm 18, 26
(sêfer hamisvôt, M. 129)
Dízimo do dízimo, dado pelo levita, após receber o Ma`assêr richon, ao sacerdote.
Ma`assêr `ani—Dízimo do pobre
Pobres
Dt 14, 28
(sêfer hamisvôt, M. 130)
Esse dízimo era dado no terceiro e sexto anos no ciclo de sete anos.
Halá – Oferta de parte das massas
Sacerdote (descendente de Arão)
Nm 15, 21
(sêfer hamisvôt, M. 133)
Só válido na Terra de Israel.
Neta` reva`i – colheita do quarto ano
Contribuinte
Lv 19, 25
(sêfer hamisvôt, M. 119)
Frutos da colheita do quarto ano no ciclo de sete anos eram levados a Jerusalém e comidos pelo ofertante.
Parte de cada animal abatido
Sacerdote (descendente de Arão)
Dt 18, 3
(sêfer hamisvôt, M. 143)
Algumas partes dos animais sacrificados eram direitos dos sacerdotes.
A primeira tosquia das ovelhas
Sacerdote (descendente de Arão)
Dt 18, 4
(sêfer hamisvôt, M. 144)
Obrigatório somente em Israel
Ma`assêr behemá – O dízimo do gado
Contribuinte, após oferecer parte no altar
Lv 27, 32
(sêfer hamisvôt, M. 78)
Pela determinação dos sábios, só deve ser dado quando o Templo estiver em pé.
`Arakhin/ Haramim –  Avaliações/Coisas consagradas
Sacerdote (descendente de Arão)
Lv 27, 11-12; 14; 16; 28
(sêfer hamisvôt, M. 115, 116, 117, 145)
Havia `Arakhin e Haramim de animais, casas e campos. A pessoa poderia fazer voluntariamente essas consagrações para o sacerdote ou para Deus (Templo).
Pidion haben – Dinheiro do resgate do primogênito
Sacerdote (descendente de Arão)
Ex 22, 29
(sêfer hamisvôt,
M. 80)
Os primogênitos originalmente deveria ser sacerdotes. O resgate é uma forma de “eximi-los”, através da quantia de cinco moedas.
Pidion péter hamor – Resgate do primogênito de um jumento
Sacerdote (descendente de Arão)
Ex 34, 20; 13, 13
(sêfer hamisvôt,
M. 81)
O dono do animal poderia decidir entre matar o jumento ou resgatá-lo, dando um cordeiro, carneiro ou cabrito ao sacerdote.
Bicurim – Primícias
Sacerdote (descendente de Arão)
Ex 23, 19
(sêfer hamisvôt,
M. 125)
Só eram separadas as primícias (primeiros frutos) de sete espécies, de frutas de Israel, Síria e Transjordânia estando o Templo em pé.
Peá – Canto dos campos
Pobres
Lv 19, 9
(sêfer hamisvôt,
M. 120)
Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de Israel apenas.
Léquet – Espigas caídas
Pobres
Lv 23, 22
(sêfer hamisvôt,
M. 121)
Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de Israel apenas.
`Olelôt – Cachos de uva não totalmente desenvolvidos
Pobres
Lv 19, 10
(sêfer hamisvôt,
M. 123)
Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de Israel apenas.
Péret – Uvas caídas (“bagos”)
Pobres
Lv 19, 10
(sêfer hamisvôt,
M. 124)
Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de Israel apenas.
Chihekhá – Cereais esquecidos
Pobres
Dt 24, 19
(sêfer hamisvôt,
M. 122)
Como obrigação, o mandamento refere-se à Terra de Israel apenas.
Sedaqá – Caridade
Pobres
Dt 15, 11; lv 25, 35-36
(sêfer hamisvôt,
M. 195)
Devem-se sustentar os pobres em todas as suas necessidades.

Constatações:

Das vinte e uma ofertas que enumeramos, nove deveriam ser entregues ao sacerdote (descendente de Arão), que servia no Templo. Uma deveria ser dada aos levitas (descendentes de Levi), que ajudavam os sacerdotes, sete beneficiariam os pobres, órfãos viúvas e outras pessoas vulneráveis, três ofertas eram comidas pelo próprio ofertante e apenas o “meio siclo” era usado para as despesas do santuário.

A única contribuição dada por todos, pobres e ricos, era o “meio siclo”, usado para manter as despesas do Templo de Jerusalém (atualmente inexistente).

Em lugar nenhum de toda a Lei Mosaica existe o conceito de uma pessoa separar 10% de todas as suas entradas em dinheiro para ajudar nas despesas de templos religiosos ou sacerdotes. O que havia era uma enorme lista de dádivas separadas pelo produtor de cereais e criador de gado, para diminuir a desigualdade social e manter os sacerdotes e levitas, que oficiavam no serviço religioso pelo povo. O assalariado que não tinha gado nem cereais nem frutos não estava obrigado a oferecer o “décimo boi de seu gado” como sacrifício e comer sua carne, assim como não levaria as primícias, não separaria a terumá guedolá e depois 10% e depois outros 10%!

Essas ofertas são apresentadas por certas denominações cristãs de forma extremamente simplificada (para falar a verdade, distorcida), como um dízimo que os israelitas levavam. Nunca existiu tal dízimo, e sim dízimos e outras ofertas, que eram feitas em um contexto agropecuário, na Terra de Israel, morasse o judeu onde fosse! O único dízimo que poderia significar dinheiro era o segundo dízimo, unicamente se o ofertante morasse longe de Israel, para, ao lá chegar, gastar seu dinheiro em comida e bebidas, como está claro no capítulo 14 de Deuteronômio.

Os dízimos de que Malaquias falava NÃO ERAM apenas 10% do dinheiro dados aos líderes religiosos! Os líderes religiosos que pedem 10% do dinheiro hoje em dia afirmando que estão cumprindo leis bíblicas estão enganando as pessoas em benefício próprio. Peço que o leitor compartilhe esse estudo com todas as pessoas que conhece que estão sendo enganadas neste exato momento no assunto do dízimo.
____________________
¹ Existe um relato no livro apócrifo (ou deuterocanônico) chamado Tobit que expõe como eram feitos os dízimos e demais ofertas. Compare com o que é afirmado pela tradição rabínica e reproduzido em nosso artigo:
“E eu me via muitas vezes sozinho para ir a Jerusalém por ocasião das festas, conforme prescrito em todo Israel por um decreto perene. Eu acudia a Jerusalém com as primícias, os primogênitos, o dízimo do gado e a primeira tosquia das ovelhas e os dava aos sacerdotes, filhos de Aarão, para o altar. Eu também dava o dízimo do trigo, do vinho, das azeitonas, das romãs, dos figos e das demais frutas aos filhos de Levi em serviço em Jerusalém; o segundo dízimo, eu o tributava em dinheiro e ia apresenta-lo cada ano em Jerusalém. O terceiro, eu o dava aos órfãos, às viúvas e aos estrangeiros que residiam com os filhos de Israel; eu o trazia e lho dava de três em três anos, e nós o comíamos de acordo com a prescrição dada a este respeito na Lei de Moisés e as instruções dadas por Debora, mãe de Ananiel nosso pai (...)”
Bíblia TEB, Tobit 1, 6-8

² Para compreender o sistema de transliteração de termos hebraicos que usamos, leia o artigo: http://biblia-hebraica.blogspot.com.br/2015/02/sobre-transliteracao.html
CH, por exemplo, deve ser lido COMO EM PORTUGUÊS, chá, por exemplo, e não como em alemão.


³ Sêfer hamisvot (“livro dos mandamentos”) é uma obra escrita pelo filósofo, médico e grande rabino Moisés Maimônides (1135 -1204). O livro separa e dá uma pequena explicação para os 613 mandamentos da Torá (Lei de Moisés), usando como fontes o Talmud e midrachim. Pode ser encontrado em português, na editora e livraria sêfer. Nas citações ao sêfer hamitzvot, “M” significa Mandamento, e P, Proibição. Não atribuímos aqui qualquer caráter de “cânon” a esse livro. Apenas o usamos como forma de organizar os mandamentos da Torá.  




Comentários

  1. Gostei muito isto mesmo Cristo nunca deu nem mandou dar dízimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Mateus 23.23 e verás que Ele o mestre dos mestres ensinou sim

      Excluir
  2. AGRADEÇO ESSA EXPLICAÇÃO QUE SÓ CORROBORA PARA ESCLARECER A FALACIA CONTADA PELOS RELIGIOSOS ATUAIS SEI QUE TODA REGRA TEM EXCEÇÕES QUE SÃO RARAS.
    SHALOM.
    MAKTUB.
    AUTRUISTA7;

    ResponderExcluir
  3. AGRADEÇO ESSA EXPLICAÇÃO QUE SÓ CORROBORA PARA ESCLARECER A FALACIA CONTADA PELOS RELIGIOSOS ATUAIS SEI QUE TODA REGRA TEM EXCEÇÕES QUE SÃO RARAS.
    SHALOM.
    MAKTUB.
    AUTRUISTA7;

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama