Pular para o conteúdo principal

Leia hebraico em uma semana! #4 - Outros sinais, sílabas

Shalom!

Com muito prazer chegamos até aqui, auxiliando quem tem interesse em aprender a bíblia em seu contexto original nas noções mais básicas do idioma. Prometo, porém que não vai ficar até aqui apenas! Isso foi o básico dos básicos, ensinando a ler um texto impresso. Vamos ter textos avançados como outros "alfabetos" hebraicos (por exemplo, o cursivo, usado para escrever à mão, o rashi, usado em alguns textos dentro do judaísmo, etc.), a pronúncia original das letras (para não confundir o leitor, ensinamos a pronúncia moderna. A pronúncia original é mais complicada para nós ocidentais), aprender a escrever as letras impressas, etc.

Bem, por enquanto, vamos prosseguir com os últimos detalhes que possibilitarão a ler absolutamente qualquer coisa em hebraico.

Primeiramente, temos o daguesh, que é um pontinho (ּ) no meio de certas letras.
Como vimos logo no alfabeto, vet (ב = v) com daguesh vira bet (בּ = b), khaf (כ =kh) vira caf (כּ =k) e fê (פ = f) vira pê (פּ = p). Ou seja, nessas três letras, o daguesh muda o som¹.

Porém o daguesh pode ser usado em todas as letras do alfabeto, exceto álef (א), hê² (ה), hhet (ח), `áin(ע) e resh (ר). Nessas letras, o daguesh serve para dar uma ideia de duplicação e chama-se daguesh forte, mas isso vem depois.

Temos também o shevá (ְ), que são dois pontinhos que aparecem em baixo das letras, como se fosse uma vogal, mas na verdade é uma semivogal, tendo a pronúncia menos cheia que uma vogal (na verdade um impulso para a próxima sílaba, pronunciado levemente como o último "a" em cama). O shevá pode ser mudo ou vocálico. Veja:

* Shevá mudo - Não tem som algum, e serve apenas para marcar o fim da sílaba que termina em consoante. Por exemplo, Marcos = מַרְקוֹס

* Shevá vocálico
- Tem som de "E", mas como já explicamos, é só um impulso para a próxima sílaba, não uma vogal totalmente cheia. Sempre que um shevá não estiver no final de uma sílaba ou palavra, é vocálico e tem som de "E". Calma que a explicação das sílabas vêm mais abaixo!

Esse mesmo sinal pode aparecer junto com algumas vogais, e chamamos esse novo amigo de hátef:

(ֲ) Hátef pátah = meio "a", assim como o shevá é um meio "E"

(ֱ) Hátef segol = meio "e" (não esquente ser a mesma coisa do shevá, você só quer saber ler, lembra?)

(ֳ) Hátef qâmas = meio "o" (é o qamas hatuf, breve, e não o qamas, longo) Sempre O, não tem como confundir com "A".

Memorize isso tudo. Sugiro que se imprima.

.
Noções de divisão de sílabas


A sílaba hebraica tem uma única vogal isso é regra absoluta. Pode ter um shevá vocálico antes da letra em que está a vogal, pois o shevá é meia vogal, e não vogal cheia, como já dissemos.

Exemplificando:

תוֹרָה = to-rá (instrução, lei divina)
שָׁלוֹם = sha-lom (paz, cumprimento)
עִבְרִית = `iv-rit (hebraico) Perceba aqui que já tinha vogal antes do shevá, logo está no fim da sílaba e é MUDO.
בְּרִית = berit (aliança, pacto) uma vogal, uma sílaba. Shevá no começo é "E", mas não conta como vogal!
בְּלֶכְתְךָ = belekh-tekhá (quando andares) shevá no começo = "E" vogal antes do shevá, ele é mudo. Outro shevá? A sílaba começa aqui! Aprenda: sempre que vir dois shevás em sequência, sem exceções: o primeiro é mudo, e o segundo vocálico.
הַמְּדָבֵּר = ham-medab-ber (aquele que fala) Sempre que houver daguesh forte, fica "uma letra" de um lado da sílaba e a outra do outro lado. Lembre-se do bom português "car-ro".

Pra você ver como o hebraico é uma beleza, veja o seguinte:

הַמְּדַבֵּר = הַמְ-מְדַבְ-בֵּר

Nossa, quase chorei aqui! Que coisa linda, não?

Pronto, você já sabe ler hebraico com maestria! Quer ver? Leia o seguinte:

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמָיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Você leu "bere-shit ba-rá Elo-him et hash-shamái-im veet ha-áretz!, não foi?
É isso o primeiro versículo da bíblia hebraica e quer dizer "no princípio, Deus criou o céu e a terra".

Reconheço que não sou o rei da didática, portanto, coloco-me à disposição para responder qualquer dúvida. Me adicione no MSN ivrit5770@hotmail.com.

Pessoal, muito obrigado pela atenção, qualquer dúvida, estamos aí, e se você gostou, por favor, divulgue este blog!

Shalom!



1 na verdade, existem outras três letras que o daguesh mudava o som, mas isso é assunto pra outro curso!

2- Há um ponto que pode aparecer no meio do hê, mas por outros motivos, e não é o daguesh.

Comentários

  1. Muito bom, gostei muito. Coloque mais sobre divisão de sibalas.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, queria saber como faço para adquirir o estudo completo do Hebraico Biblico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama