Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 41 - 45

 

 
 

Capítulo 41


Resumo: O Senhor desafia as nações e os ídolos; é ele quem vem em socorro de seu servo, Israel, mesmo quando este parece morto. "Um homem" escolhido para pisar as nações.

Textos potencialmente sobre o Messias: V. 2- O justiceiro do oriente: Abraão (Raxi e Radac) ou Ciro (Ibn Ezra, TEB); V. 8 - Servo = Israel; V. 25 - O homem do Norte: Ciro (Raxi, Ibn Ezra, TEB) ou Messias (Radac); V. 27 - O mensageiro de Sião: Profetas (Raxi); texto de tradução difícil, presente no texto sefaradita da havdalá.

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: Deste capítulo muitos tiram versículos de encorajamento (v. 10 em diante), mas o contexto era Israel, a nação do Senhor, em contraste com os povos dos ídolos, que, ironicamente, ainda confundem o Ocidente.

Capítulo 42


Resumo: Eis o meu servo, pus sobre ele o meu espírito. Deus não dá sua glória aos ídolos. Salmo de louvor. Vou devastar montanhas e colinas. Quem era cego, senão meu servo?

Textos potencialmente sobre o Messias: Vv. 1-4- Meu servo, portador do espírito divino; V. 19 - Servo é cego e surdo. Servo = Isaías ou israelitas justos (Ibn Ezra)/ Messias (Radac). Mensageiro: v.19 - surdo. Os quatro cantos do servo: (42, 1-4 e 5-9; 49, 1-6; 50, 4-11; 52, 13 - 53,12).

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: O início do texto é endereçado, segundo Raxi, por Deus às nações. Os termos "caniço quebrado" e "mecha" (v.3) são, na Bíblia, símbolo de fraqueza (Ver TEB de estudo).

V.7 - O servo ou Isaías é chamado a abrir os olhos dos cegos (Isaías, segundo Raxi e Ibn Ezra; Israel, segundo Radac).

V. 9- coisas velhas se passaram = aconteceram (באו).

V. 19 - O Servo cego e surdo: Radac e Ibn Ezra - resposta a pessoas que chamavam o profeta de cego e surdo.

Cegos caminharão por um caminho (retorno a Israel). As trevas se transformarão em luz - contexto do livro. Nada aqui é alheio ao contexto Israel-Torá (v. 21- Deus quis tornar a Torá magnífica). V. 15- destruir montanhas: reis (Raxi).

Capítulo 43


Resumo:  Não tenhas medo, Israel! Eu, o Senhor, sou teu salvador, não há outro. Vós sois minhas testemunhas, meu servo. Eis que eu farei uma coisa nova.

Textos potencialmente sobre o Messias: V. 10 - Servo = Israel; Os vv. 18-19 falam sobre uma "coisa nova", que deveria fazer as velhas serem esquecidas. Referem-se à travessia do mar em comparação com o caminho e à água no deserto (vv. 19-20).

Textos potencialmente para o futuro: Água no deserto? Metáfora, como visto nos capítulos anteriores.

Comentários: V. 3; 11-13 - Deus é o Salvador de Israel, o único. Ninguém pode reverter o que Ele realiza. V. 10 - Não há deuses antes ou depois de IHVH.
V.3 - Deus deu nações (infere-se: preciosas) em resgate por Israel.
V.8 - Ainda a simbologia do "cego".
V. 9 - Quem nos havia feito ouvir os primeiros acontecimentos? (semelhante a 53,1)
Vv. 22-28 - Israel, com suas falhas desde seu "primeiro pai" não foi digno de Deus. Os sacrifícios de Israel não foram necessários para alimentar Deus (Vv. 23-24).

Capítulo 44


Resumo: Não temas, Israel, meu servo. Volta a mim, pois Eu te resgatei. Jerusalém e o templo serão edificados. Ciro será um importante instrumento Divino. A incrível ignorância dos pagãos e a impotência de seus ídolos, que eles criam.

Textos potencialmente sobre o Messias: V. 1 e 21- Servo= Israel. V. 26- Servo= mensageiro (profeta).

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: V.3- O espírito Divino será derramado sobre Israel = bênçãos!
V.7 - Só Deus é capaz de anunciar o futuro. V.8- O povo hebreu é sua testemunha, tendo ouvido seus oráculos.
Vv. 22-23- Gueulá - Texuvá: Israel só precisa "voltar".
V. 23 e 28 - Ciro = meu pastor.
V. 23- O senhor resgatou Jacó; todos os povos são convidados a se tornarem adoradores do Senhor!
V. 25 - Eu neutralizo sinais de presságios.

Capítulo 45


Resumo: Assim fala o senhor a seu Messias: Ciro. Mesmo sem você me conhecer, te chamei para cumprir meu propósito, por causa de Israel, meu servo. Crio o bem e o mal e não há outro. Israel será salvo pelo Senhor e os sobreviventes das nações reconhecerão a Deus.

Textos potencialmente sobre o Messias: V.1- Ciro; servo: v.4- Israel. Salvação: vv.15, 17, 20, 21, 22 (para às nações!) - apenas IHVH salva. Justificação: v.25.

Textos potencialmente para o futuro: Aplainar os montes (v.2) - diante de Ciro. Vv. 16 ao fim - conversão futura das nações?

Comentários: V.15- um pouco estranho no contexto; estava falando de Ciro e muda para o Senhor. Este capítulo, teologicamente muito importante, mostra que Deus é o que cria tudo, inclusive o mal. Ele produz a salvação, e não  os ídolos ou nenhum outro.
 

REFERÊNCIAS

 
Ver postagens anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama