Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 31 - 35

 

Capítulo 31


Resumo: Não confiem no Egito, humano, e sim no Senhor. Ele derrotará a Assíria miraculosamente.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --


Capítulo 32


Resumo: O rei e os juízes hão de atuar segundo a justiça. Haverá desolação, até que o sopro seja derramado e, enfim, haverá paz e segurança.

Textos potencialmente sobre o Messias: v.1, para Abravanel. Para os demais, Ezequias. No entanto, é facilmente explicável que o texto se refere à forma do rei julgar em geral.

Textos potencialmente para o futuro: vv. 15- 20? Descrições idílicas.

Comentário: As "mulheres indolentes" do v.9 são interpretadas pelos comentaristas como alegorias de cidades. V.15: O sopro (Rúah') -- Às vezes, em Isaías, o sopro dá vida, às vezes, a destrói ( ver 40,7). 


Capítulo 33


Resumo: Quem devasta será devastado; haverá desolação nas nações, mas quem é justo será sustentado.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro:
Tema da destruição dos ímpios e restauração de Jerusalém.

Comentários: V. 2: a palavra ישועה (iexu'á, traduzida como salvação) significa aqui livramento contra os opressores. V.9: nações representadas como pessoas. Vv. 15-16: idêntico ao salmo "quem subirá ao monte do Senhor?". Residirá nas alturas = nos rochedos fortificados.


Capítulo 34


Resumo: Ouça toda a terra: o Senhor prestará contas com todas as nações; Deus se vingará de Edom, deixando-o deserto.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Radac e Ibn Ezra: este capítulo é para o futuro, mas este último cita uma opinião de que se cumpriu na época de Nabucodonosor. V.4: fenômenos cósmicos (céu se enrolando etc.);

Comentários: Os capítulos 34-35 são chamados de "o pequeno apocalipse de Isaías". Edom é identificado no folclore judaico como Roma ou o Ocidente. V. 9-10: daqui o NT tira a imagem do combustível que nunca de apaga; V.14: Sátiro e Lilit -- Raxi: demônios; Ibn Ezra: animais.

Capítulo 35


Resumo: O deserto, alegre, florescerá. Cegos, surdos, mudos e coxos serão restabelecidos. Jorrarão águas no deserto e os remidos voltarão pelo caminho do Senhor.

Textos potencialmente sobre o Messias: Provavelmente, os cristãos veem alusões em vv. 4-6 ("cura" dos cegos etc.). Ibn Ezra: contexto da vingança contra Edom/Assíria.

Textos potencialmente para o futuro: Olhos dos cegos etc. (Vv 5-6) Radac -- Israel, no exílio, são como cegos etc. Raxi -- cegos para as palavras dos profetas; no exílio, Israel é humilhado, e, como, mudo não responde.

Comentário: Raxi: deserto = Jerusalém; água no deserto: figurativo -- os que anseiam pela salvação serão salvos.

 

REFERÊNCIAS

Ver publicações anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Beber e fumar são pecados???

O que aconteceria se um evangélico de uma da maioria das igrejas do Brasil surpreendesse um "irmão" bebendo ou fumando? Com certeza ficaria escandalizado, ou então, com o perdão da brincadeira, julgaria que a maior parte das hostes e autoridades infernais teria tomando posse do corpo do "servo de Deus". Até mesmo alguns católicos e pessoas sem religião, influenciados por esse moralismo popularizado pelos evangélicos, consideram esses hábitos impuros e desaconselháveis, mesmo quando não induzem ao vício. Padre, judeu ortodoxo, muçulmano e pastor fumantes. Com a exceção do muçulmano, certamente todos eles também apreciam uma boa bebida alcoólica. Curiosamente, não há nada no seio das religiões abraâmicas que proíba o álcool e o tabaco (apenas o islamismo proíbe o álcool), porque não há nada na Bíblia que os proíba! É uma lástima ver como alguns líderes inventam eles mesmos o que é certo e o que é errado, e ainda dizem que a Bíblia é seu único guia! Tais ...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...