Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 26 - 30

 

Capítulo 26


Resumo: Louvor (a ser cantado "naquele dia") e oração a Deus, que fortifica Jerusalém e pune os que são muito mais poderosos do que ela. Feche a porta, pois é chegada a hora de punir os habitantes da terra.

Textos potencialmente sobre o Messias:
--

Textos potencialmente para o futuro: v.1: "naquele dia". V. 19: parece aludir à futura ressurreição dos mortos, mas também pode ser uma alegoria sobre o povo judeu (Ibn Ezra e Bíblia TEB). V.21: o castigo dos habitantes da terra.


Capítulo 27


Resumo: Israel, a vinha, florescerá e seus frutos encherão o mundo. A cidade fortificada ficará solitária. O grande retorno e ajuntamento.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Todo o capítulo


Capítulo 28


Resumo: Deus deitará por terra o orgulho dos "bêbados de Efraim" e castigará os zombadores de Jerusalém. "Eis que firmo em Sião uma pedra angular".

Textos potencialmente sobre o Messias: A pedra (v.16): Raxi/Ibn Ezra: é algo para futuro. Estes versículos como um todo indicam que Jerusalém será edificada sobre o direito e a justiça.

Textos potencialmente para o futuro: --

 

Capítulo 29


Resumo: "Ai" contra Ariel (Jerusalém), cujo povo vê, mas não entende, honra Deus apenas com os lábios

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: v.18: "naquele dia"?

Comentário: É interessante que muitos utilizam este clássico capítulo para falar sobre a suposta cegueira judaica sobre a mensagem divina ou sobre as outras religiões, mas não percebem o quanto os sistemas religiosos em geral ouvem as escrituras, mas não há real transformação.
 

Capítulo 30


Resumo: Ai dos filhos rebeldes que ilusoriamente confiam no Egito. Recusam-se a enxergar, pedem aos profetas que anunciem falsidades. "Vossa salvação está na conversão e no retorno". Um dia (no grande massacre), cessarão as lágrimas e a idolatria. Haverá abundância e Deus castigará a Assíria.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: O dia do grande massacre (Raxi, Radac: dos assírios) e a grande luz dos astros (vv. 25-26): para os dias do Messias (maioria dos comentaristas) ou do livramento da Assíria.


REFERÊNCIAS


Ver publicações anteriores da série

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...