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Entendendo o Profeta Isaías: Introdução e capítulos 1 - 5

Esta nova série de postagens propõe um estudo completo do texto do Profeta Isaías, visando a resolver os seguintes quatro problemas:


1- A quem se refere Isaías 52-53?
2- Existe alguma profecia messiânica em Isaías?
3- Existe alguma profecia para o futuro em Isaías?
4- Como ficam, cada um reduzido a uma frase, os 66 capítulos desse livro?

Abaixo, a análise dos primeiros 5 capítulos do livro de Isaías, de acordo com essa metodologia:

 

Capítulo 1

Resumo: Quando se instaura (coletivamente) o descaso social, até as práticas religiosas são abomináveis para Deus. Este cenário leva à decadência e à desolação, como Sodoma. Mas há esperança, com o retorno ao caminho certo.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: vv. 25-31 - A purificação de Jerusalém, restaurando os juízes (fraseologia usada na Oração judaica - v. 26) e destruição dos maus. Mas as promessas são condicionadas à (des)obediência (vv.19-20).

Capítulo 2

Resumo: Um dia, toda a humanidade, deixando de lado a guerra, irá buscar a luz da palavra de Deus. O homem idólatra e arrogante tem motivos para temer, pois será julgado por Deus.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Todo o capítulo, menos vv.5-8 e 22.

"A'harit haiamim" (v.2...) Fim das guerras; nações buscarão a Torá (Instrução) de Jerusalém.

"Dia do Senhor" (v.12...) Acerto de contas contra idólatras e arrogantes. De acordo com o comentário da Bíblia de Jerusalém, sempre quando citado o "dia do Senhor" em Isaías são utilizadas imagens que lembram um terremoto.

Comentário: O abandono do Monoteísmo e aceitação teológica de ídolos leva a atitudes erradas na vida interior e social, pois se há outras divindades, de algum modo se pode valer delas e tentar escapar da vista do Juiz Único ou manipulá-lo. O último versículo é uma glosa, estranha ao contexto e ausente no texto grego (Bíblia de Jerusalém).

Capítulo 3

Resumo: Hoje, imperam em Jerusalém o luxo e o descaso social, como em Sodoma, e práticas de superstição e idolatria (não detalhadas). Mas o juízo virá! A cidade será entregue à desordem.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: -- (Constante desobediência - desordem)

Comentário: Semelhante ao capítulo 1. Algumas denominações usam os vv. 18-24 para condenar os adornos femininos, mas o texto não é propriamente contra adornos, e sim contra a arrogância e descaso social.


Capítulo 4

Resumo: Deus limpará Jerusalém de suas impurezas (homicídio etc.). Os restantes serão justos, protegidos por Deus.

Textos potencialmente sobre o Messias: v.2, o termo Tzêmah (broto, renovo), de acordo com algumas opiniões:

Radac: Messias
Ibn Ezra: alguns dizem que o tzêmah é Ezequias, mas em sua opinião é referência aos justos em Jerusalém.
Diversas traduções em inglês: referência à agricultura. Exemplo: "The time is coming when the LORD will make every plant and tree in the land grow large and beautiful. All the people of Israel who survive will take delight and pride in the crops that the land produces" (Good News Translation).

Textos potencialmente para o futuro: Todo o capítulo.

Comentários: O primeiro v. pertence ao contexto do cap. 3. Este breve capítulo é repleto de imagens poéticas: broto (tzêmah), sopro (rúah), nuvem, fogo, sucá (cabana). Essas imagens evocam a restauração, a purificação e a proteção dos "que sobrarem" (peletá - v.3). A utilização de figuras de linguagem faz com que os livros proféticos sejam complicados de entender para muitas pessoas, porque há uma expectativa popular de que haja o "cumprimento" dessas palavras, entendidas de modo literal.


Capítulo 5

Resumo: Novas acusações contra o povo, na forma de uma parábola (a vinha) e uma série de "ais".

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: vv. 26-30, poderiam pensar, mas é uma constante já patente na Torá (ver Dt 28,15; 36). Obviamente era para a época.

Comentários: A primeira parte é explicitamente um "cântico".

Os ais: de acordo com Rashi, há 22 "bem-aventurados" nos salmos, sobre os justos e 22 "ais" em Isaías, sobre os perversos.

V.7: Trocadilho hebraico; 

V.25 ("As montanhas tremem"): Símbolo dos reis e autoridades (Rashi). Ou "Uma alusão ao destrutivo terremoto no reino de Uzias (ver Am 1,1, Zc 14,5 e Is 9,18)" (JPS).

Há uma recorrente queixa contra as demonstrações de luxo, desta vez na forma dos homens ocupados em bebidas e música, enquanto ocorre a perversão da justiça (v. 23), o que demonstra descrença e desprezo contra a intervenção de Deus (v.19).

REFERÊNCIAS

Bíblia TEB
Bíblia de Jerusalém
https://www.chabad.org/library/bible_cdo/aid/15932
https://biblehub.com/isaiah/4-2.htm
www.sefaria.org

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