Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 21 - 25

Capítulo 21


Resumo: Proclamação contra a Babilônia, Edom e a Arábia.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Deste texto foi tirado o "caiu a grande Babilônia" do Apocalipse, mas era sobre o império antigo.

Capítulo 22


Resumo: Proclamação contra o "Vale da Visão" (Jerusalém): o cerco da cidade. Tentaram fortificá-la, mas não se lembraram de Quem causou a situação. Comeram e beberam quando deveriam jejuar. Profecia contra Xebna, administrador do Palácio.

Textos potencialmente sobre o Messias: Os cristãos veem alusão messiânica nos vv 22-23 ("chave da casa de Davi"), mas são sobre Eliaquim, futuro administrador do Palácio real.

Textos potencialmente para o futuro: --

Capítulo 23


Resumo: Breve Profecia contra Tzor ("Tiro"), cidade mercadora.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Um dia, o lucro de Tzor (comparado a um salário de prostituta) será dedicado a Deus. Radac: talvez no tempo do Messias; Ibn Ezra: dado aos israelitas na época de Ciro.

Comentário: Tiro, situada numa ilha, e Sídon foram totalmente destruída na época de Alexandre Magno (332), e parcialmente por imperadores anteriores. 

Capítulo 24


Resumo: A terra será muito devastada; cessará a alegria. As nações glorificação a Deus, mas será tempo de sofrimento.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Os comentaristas associam este capítulo à futura guerra de Gog e Magog (Ibn Ezra) ou ao exílio das 10 tribos (Radac).

Sol e lua serão humilhados (v.23) -- Figurativamente os reis da terra ou os adoradores dos astros.

Comentário: Capítulos 24-27: "O grande apocalipse de Isaías". Não é impossível que "a terra", inicialmente, exprimisse apenas um país. Porém, observa-se neste capítulo a perspectiva de um juízo universal. V.5 -- "Romperam a aliança perene" -- V. Gn 9, 16. Existe uma aliança perene entre Deus e toda a humanidade.


Capítulo 25


Resumo: Deus é louvado por proteger o indefeso da destruição em massa. Haverá uma festa de todos os povos; Moab será esmagado.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: Todo o capítulo. Refere-se a Gog e Magog ou a Senaquerib (Ibn Ezra). V.6: O banquete para todos os povos -- Alguns comentaristas clássicos compreendem este banquete, quando do ajuntamento futuro das nações para Israel, como metafórico, ou seja, Deus vai fartá-los do "copo" da retribuição; v.8: a morte será destruída (!)/ destruirá. Toda lágrima será enxugada (das vítimas dos povos opressores?).


REFERÊNCIAS

Bíblia TEB -- Edições econômica e de estudo
Bíblia de Jerusalém
Bíblia Sagrada (ARA)
Judaismo-iberico.org (Bíblia bilíngue com comentários)
Comentário de Rashi (em inglês) em chabad.org
Comentários variados em Sefaria.org
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Beber e fumar são pecados???

O que aconteceria se um evangélico de uma da maioria das igrejas do Brasil surpreendesse um "irmão" bebendo ou fumando? Com certeza ficaria escandalizado, ou então, com o perdão da brincadeira, julgaria que a maior parte das hostes e autoridades infernais teria tomando posse do corpo do "servo de Deus". Até mesmo alguns católicos e pessoas sem religião, influenciados por esse moralismo popularizado pelos evangélicos, consideram esses hábitos impuros e desaconselháveis, mesmo quando não induzem ao vício. Padre, judeu ortodoxo, muçulmano e pastor fumantes. Com a exceção do muçulmano, certamente todos eles também apreciam uma boa bebida alcoólica. Curiosamente, não há nada no seio das religiões abraâmicas que proíba o álcool e o tabaco (apenas o islamismo proíbe o álcool), porque não há nada na Bíblia que os proíba! É uma lástima ver como alguns líderes inventam eles mesmos o que é certo e o que é errado, e ainda dizem que a Bíblia é seu único guia! Tais ...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...