Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 11 - 15

 

Capítulo 11


Resumo: Surgirá um rei justo investido pelo espírito do Senhor. Haverá plena paz, o fim do mal, e todos os exilados (Norte e Sul) serão ajuntados.

Textos potencialmente sobre o Messias: Todo o capítulo. Sobre o tema do espírito e do rei ver I Sm 16,13-14; Pv 8, 12-20.

Textos potencialmente para o futuro:
todo o capítulo. Ideal de paz, justiça e restauração

Comentário: A linguagem sobre o ajuntamento dos dispersos é utilizada na oração judaica (Amidá)

Capítulo 12


Resumo: Breve salmo que será cantado "naquele dia".

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentário:
"Tirar água da fontes da salvação" (v.3) é uma alusão litúrgica no contexto da festa de Sucôt (Bíblia TEB).

Capítulo 13


Resumo: Profecia contra a Babilônia. O juízo de Deus virá para punir a maldade do homem, realizada com arrogância. Os medos punirão a Babilônia, causando desolação.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o Futuro: O dia do Senhor, descrito de forma épica, cheia de imagens militares e de desolação, resulta que os astros negarão sua luz (v.10) e céu e terra temerão (v.13). Os comentaristas judeus clássicos são unânimes em que essas descrições são simbólicas dos sentimentos dos castigados, que não acharão para onde fugir, parecendo não haver luz. Sobre as metáforas de noite (perigo) e manhã (libertação), ver Ex 14,20; Is 33,2; Sl 30,5.

Comentário: De acordo com uma leitura acadêmica (Bíblia TEB), é difícil atribuir a Isaías a autoria deste capítulo, que considera a Babilônia uma potência e menciona os medos, pois não havia tanta relevância para essas nações na época do profeta histórico. Os capítulos 13-23 integram uma coletânea de pesos (massá) contra as nações. Podem ter sido compostos por discípulos.

 

Capítulo 14


Resumo: Israel voltará para sua terra e terá convertidos e servos das nações; o castigo da Babilônia (particularmente de seu rei), da Assíria e da Filistéia.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o Futuro: 1-2, mas fazia sentido na época; é uma constante.

Comentário: os vv. 12-15 São famosos no cristianismo como uma alusão à expulsão de Lúcifer (Satã) do Céu, mas não é correto entender assim, pois é evidente que se trata de uma alegoria (mashal, v.4) sobre o rei de Babilônia (v.16).

Capítulo 15


Resumo: Continuando a coletânea de castigos sobre as nações, este breve capítulo anuncia a destruição de Moab.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o Futuro: --


REFERÊNCIAS
 
Bíblia TEB: Edições popular e de estudo;
Bíblia de Jerusalém;
Bíblia Sagrada; ARA
Comentário de Rashi, disponível (em inglês) em chabad.org
Comentários de Radac, Ibn Ezra etc., disponíveis em sefaria.org 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama