Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: capítulos 6 - 10


Capítulo 6


Resumo: O anúncio da missão do profeta é descrito dentro de uma visão mística. Isaías deve falar ao povo até que as cidades fiquem devastadas

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentário: vv. 9-10: Deus não deseja a conversão do povo? Ver Ez 33, 31 e a questão do "Endurecimento do coração". Também é necessário perceber que o profeta já estava avisado de que sua mensagem encontraria uma audiência obstinada, que recusaria a conversão.

É interessante que o capítulo que enuncia a missão do profeta resume esta como sendo corrigir um povo rebelde. Nem no começo do livro nem neste capítulo 6 é dito que Isaías vai prever o futuro ou trazer o que vai complementar a Torá


Capítulo 7


Resumo: Síria e Israel (Norte) ameaçam invadir Judá. Isaías conforta o rei Ahaz e anuncia um sinal de que a coligação estrangeira será derrotada: o Imanuel. Porém virão dias nefastos de desolação também para Judá.

Textos potencialmente sobre o Messias: O Cristianismo (NT) interpreta o Imanuel como Jesus, mas o menino é claramente um sinal para a época imediatamente seguinte à profecia (v. 10, 14, 16, v. Dt 1,39: saber a diferença do bem e o mal é uma referência de idade). O Imanuel seria Ezequias, filho de Ahaz (pois, como nota o Radac, se a "jovem" fosse a mulher de Isaías teria sido chamada "a profetiza"). "A jovem" seria uma indicação da mulher do rei, mãe do herdeiro real. A opinião de Ibn Ezra é que o Imanuel era filho de Isaías, mas a primeira parece preferível. 


Textos potencialmente para o futuro: --


Capítulo 8


Resumo: É predita a invasão Assíria do norte e do sul, mas não prevalecerá contra Judá, pois Imânu El: Deus está conosco. Só a Deus se deve temer. 

Textos potencialmente sobre o Messias: O cristianismo utiliza as metáforas da pedra (14-15) e da luz x escuridão (23) para se referirem a Jesus, mas isso é fora do contexto do capítulo. Os comentaristas judaicos apontam ambos os textos como referências ao rei da Assíria. O v.23 não cita o Senhor, no original. O último versículo seria compreendido assim: "da primeira vez que o rei da Assíria veio, afligiu apenas Zevulun e Naftali. Da segunda vez, tomou toda a Galileia". Radac: primeira vez -- Tiglat Pileser; segunda vez -- San'heriv.

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentário: A palavra "miqdash" (santuário), no v.14 é de difícil interpretação, sendo que os comentaristas variam muito. Mas há um consenso entre os comentaristas judeus, de que o versículo é referência ao rei da Assíria. O Targum compreendeu "moqesh" (laço).

Capítulo 9


Resumo: Salvação de Judá e da dinastia davídica: o menino. O castigo de Israel (Norte).

Textos potencialmente sobre o Messias: O menino (v. 5) é identificado pelo cristianismo como Jesus.  Mas o capítulo está no contexto Norte x Sul. Na época de Jesus, se fosse o caso, isso não faria sentido.

Textos potencialmente para o futuro: Paz sem fim e o reino para sempre (v. 6)

Comentário: Existem três maneiras (que dialogam), dentro do contexto correto, de explicar o nome dado ao menino: 1) parte dos nomes (títulos) seriam de Deus, que seria o sujeito da frase (como traduz a Bíblia Hebraica da Ed. Sêfer); 2) todos os títulos seriam do menino, não sendo um problema que ele seja chamado de "avi-ád" (pai por uma eternidade/pai da eternidade) e "el-guibôr" ("deus"-forte), sendo que muitas vezes a palavra elohim é utilizada para mortais na Bíblia; 3) é uma referência ao cerimonial (de origem pagã) de entronização dos reis; era concedido ao rei o cetro, o manto ("a potestade estará sobre seus ombros"-- ver Is 6,1; IRs 22,10.30; Sl. 45, 7; 110,2) e nomes com atributos divinos (Sl 2,6-7; 21,4-5;110,4; IISm23,2; Dn 11,3; Sl 45, 6-7).


Capítulo 10


Resumo: Acusação contra os que pervertem a justiça em Judá (vv. 1-4) e, na maior parte do capítulo, contra a Assíria (5-19, 24-34) que, mero instrumento do castigo Divino, visa a destruir as nações, com arrogância. Mas um resto de Israel voltará.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentário: O capítulo, bem mais simples, lança luz sobre os anteriores: Israel, depois do castigo, deixará de confiar nas nações estrangeiras e "voltará" para Deus.


REFERÊNCIAS

Bíblia TEB -- edição econômica e edição de estudo
Bíblia de Jerusalém
https://www.chabad.org/library/bible_cdo/aid/15932
www.sefaria.org -- comentários de Ibn Ezra e Radac
www.judaismo-iberico.org -- Bíblia bilíngue com comentários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama