Capítulo 6
Resumo: O anúncio da missão do profeta é descrito dentro de uma visão mística. Isaías deve falar ao povo até que as cidades fiquem devastadas
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentário: vv. 9-10: Deus não deseja a conversão do povo? Ver Ez 33, 31 e a questão do "Endurecimento do coração". Também é necessário perceber que o profeta já estava avisado de que sua mensagem encontraria uma audiência obstinada, que recusaria a conversão.
É interessante que o capítulo que enuncia a missão do profeta resume esta como sendo corrigir um povo rebelde. Nem no começo do livro nem neste capítulo 6 é dito que Isaías vai prever o futuro ou trazer o que vai complementar a Torá
Capítulo 7
Resumo: Síria e Israel (Norte) ameaçam invadir Judá. Isaías conforta o rei Ahaz e anuncia um sinal de que a coligação estrangeira será derrotada: o Imanuel. Porém virão dias nefastos de desolação também para Judá.
Textos potencialmente sobre o Messias: O Cristianismo (NT) interpreta o Imanuel como Jesus, mas o menino é claramente um sinal para a época imediatamente seguinte à profecia (v. 10, 14, 16, v. Dt 1,39: saber a diferença do bem e o mal é uma referência de idade). O Imanuel seria Ezequias, filho de Ahaz (pois, como nota o Radac, se a "jovem" fosse a mulher de Isaías teria sido chamada "a profetiza"). "A jovem" seria uma indicação da mulher do rei, mãe do herdeiro real. A opinião de Ibn Ezra é que o Imanuel era filho de Isaías, mas a primeira parece preferível.
Textos potencialmente para o futuro: --
Capítulo 8
Resumo: É predita a invasão Assíria do norte e do sul, mas não prevalecerá contra Judá, pois Imânu El: Deus está conosco. Só a Deus se deve temer.
Textos potencialmente sobre o Messias: O cristianismo utiliza as metáforas da pedra (14-15) e da luz x escuridão (23) para se referirem a Jesus, mas isso é fora do contexto do capítulo. Os comentaristas judaicos apontam ambos os textos como referências ao rei da Assíria. O v.23 não cita o Senhor, no original. O último versículo seria compreendido assim: "da primeira vez que o rei da Assíria veio, afligiu apenas Zevulun e Naftali. Da segunda vez, tomou toda a Galileia". Radac: primeira vez -- Tiglat Pileser; segunda vez -- San'heriv.
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentário: A palavra "miqdash" (santuário), no v.14 é de difícil interpretação, sendo que os comentaristas variam muito. Mas há um consenso entre os comentaristas judeus, de que o versículo é referência ao rei da Assíria. O Targum compreendeu "moqesh" (laço).
Capítulo 9
Resumo: Salvação de Judá e da dinastia davídica: o menino. O castigo de Israel (Norte).
Textos potencialmente sobre o Messias: O menino (v. 5) é identificado pelo cristianismo como Jesus. Mas o capítulo está no contexto Norte x Sul. Na época de Jesus, se fosse o caso, isso não faria sentido.
Textos potencialmente para o futuro: Paz sem fim e o reino para sempre (v. 6)
Comentário: Existem três maneiras (que dialogam), dentro do contexto correto, de explicar o nome dado ao menino: 1) parte dos nomes (títulos) seriam de Deus, que seria o sujeito da frase (como traduz a Bíblia Hebraica da Ed. Sêfer); 2) todos os títulos seriam do menino, não sendo um problema que ele seja chamado de "avi-ád" (pai por uma eternidade/pai da eternidade) e "el-guibôr" ("deus"-forte), sendo que muitas vezes a palavra elohim é utilizada para mortais na Bíblia; 3) é uma referência ao cerimonial (de origem pagã) de entronização dos reis; era concedido ao rei o cetro, o manto ("a potestade estará sobre seus ombros"-- ver Is 6,1; IRs 22,10.30; Sl. 45, 7; 110,2) e nomes com atributos divinos (Sl 2,6-7; 21,4-5;110,4; IISm23,2; Dn 11,3; Sl 45, 6-7).
Capítulo 10
Resumo: Acusação contra os que pervertem a justiça em Judá (vv. 1-4) e, na maior parte do capítulo, contra a Assíria (5-19, 24-34) que, mero instrumento do castigo Divino, visa a destruir as nações, com arrogância. Mas um resto de Israel voltará.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentário: O capítulo, bem mais simples, lança luz sobre os anteriores: Israel, depois do castigo, deixará de confiar nas nações estrangeiras e "voltará" para Deus.
REFERÊNCIAS
Bíblia TEB -- edição econômica e edição de estudo
Bíblia de Jerusalém
https://www.chabad.org/library/bible_cdo/aid/15932
www.sefaria.org -- comentários de Ibn Ezra e Radac
www.judaismo-iberico.org -- Bíblia bilíngue com comentários
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