Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 56 - 60

 


Capítulo 56


Resumo: Pratiquem o direito, pois a salvação está próxima. Até os aspectos cerimoniais da Torá (sábado, sacrifícios) estão disponíveis para os estrangeiros, que terão recompensas talvez maiores que os naturais. Crítica aos "pastores", que só se interessam por vinho e se desencaminham.

Textos potencialmente sobre o Messias: V.1 - Salvação - Obras de justiça; Ibn Ezra: deste versículo observamos que a vinda do Messias é retardada por nossas transgressões.

Textos potencialmente para o Futuro: A expressão "reunião dos dispersos" é usada com linguagem passada no v. 8, e se estende até aos estrangeiros.

Comentários:  Os vv. 1-8 diferem em estilo e época, são universais e atribuídos ao "terceiro Isaías". Por não saberem disso, os comentaristas judeus associam os vv. 9 em diante às nações que não se converteram a Deus, comparadas com bestas selvagens. Este capítulo inicia a terceira e última parte do livro.


Capítulo 57


Resumo: O justo perece sem que ninguém veja; mas virá paz. Forte censura aos idólatras, capazes de fazer sacrifícios humanos. Quem se refugia em mim herdará a terra. "Desimpedi o caminho do meu povo". Paz! Eu os curarei; mas para os maus não há paz.

Textos potencialmente sobre o Messias: Justo perece (v.1); esmagado e rebaixado (v.15) -- Is 53?

Textos potencialmente para o futuro: Rebaixado até o Xeol (v.9); Herança da montanha santa (v.13); O caminho/estrada (v.14);  Consolo dos enlutados (v.18).

Comentários: V. 1 - Raxi: Por causa do mal destinado à geração, o justo sofre, embora vá para a Paz e não vê mais o mal. Ibn Ezra: O justo morre antes de ver a punição do mau.

Capítulo 58


Resumo: Anuncie as faltas de Israel: jejuam, mas são apenas atos exteriores, pois não desamarram o jugo dos presos nem partilham o pão com o faminto. Se assim fizessem, Deus responderia imediatamente e faria justiça! VOcê seria como jardim irrigado. "Se te abstiveres de andar no sábado...".

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: O v.1 estabelece uma relação entre o uso do xofar (trombeta) e a admoestação quanto às falhas do povo. O v. 4, entre o jejum e o hábito de "golpear com o punho" (o coração?).

V. 2: Israel age com a justiça descrita? Ibn Ezra aponta que sim, apesar de, no mesmo dia, praticar disputas e outros atos vãos. Radac indica que buscam a Deus superficialmente, mas não agem de fato com justiça.

V. 12 - Reparador de brechas = o justo revigorado.


Capítulo 59


Resumo: Dissertação sobre o abandono da justiça social e do direito, levando à intervenção do Senhor. Não é que Ele é incapaz de salvar; são vossas faltas que levantaram uma separação! Como não viu ninguém (agindo), Deus o salvou/sustentou. Então se temerá o Senhor. Minha aliança: Meu Espírito sobre ti e tua descendência.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação (no contexto da [in]justiça social!): vv. 1, 11 (=julgamento!), 16, 14, 20 (Redentor, usado no NT. Comentaristas judeus: Messias).

Textos potencialmente para o futuro: V. 19 - Então se temerá, do poente ao levante, o nome do Senhor. Mas é no contexto geral

Comentários: A partir do começo do capítulo, é possível observar que é falsa e cruel a crença comum de que a "Lei", de intenções salvíficas, condena a pessoa por ser impossível de guardar. São os atos humanos, simplesmente imorais, que causam a separação.

Capítulo 60


Resumo: Levanta-te e resplandece: a glória do Senhor se levantou sobre ti! As nações vão caminhar para a tua luz. Vê: teus filhos se congregam todos e vêm a ti. Com eles, as riquezas das nações. "As nações (que não te servirem) serão totalmente devastadas". O Senhor será tua luz permanentemente.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: vv. 16 e 18.
As nações vão caminhar para TUA luz, mas é Jerusalém

Textos potencialmente para o futuro: Reconstrução do templo? Vv 10, 13. A cidade das portas sempre abertas (v.11) e cuja luz não será a dos astros (vv. 19-20, usado no Apocalipse).

 

REFERÊNCIAS

Ver publicações anteriores desta série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama