Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 56 - 60

 


Capítulo 56


Resumo: Pratiquem o direito, pois a salvação está próxima. Até os aspectos cerimoniais da Torá (sábado, sacrifícios) estão disponíveis para os estrangeiros, que terão recompensas talvez maiores que os naturais. Crítica aos "pastores", que só se interessam por vinho e se desencaminham.

Textos potencialmente sobre o Messias: V.1 - Salvação - Obras de justiça; Ibn Ezra: deste versículo observamos que a vinda do Messias é retardada por nossas transgressões.

Textos potencialmente para o Futuro: A expressão "reunião dos dispersos" é usada com linguagem passada no v. 8, e se estende até aos estrangeiros.

Comentários:  Os vv. 1-8 diferem em estilo e época, são universais e atribuídos ao "terceiro Isaías". Por não saberem disso, os comentaristas judeus associam os vv. 9 em diante às nações que não se converteram a Deus, comparadas com bestas selvagens. Este capítulo inicia a terceira e última parte do livro.


Capítulo 57


Resumo: O justo perece sem que ninguém veja; mas virá paz. Forte censura aos idólatras, capazes de fazer sacrifícios humanos. Quem se refugia em mim herdará a terra. "Desimpedi o caminho do meu povo". Paz! Eu os curarei; mas para os maus não há paz.

Textos potencialmente sobre o Messias: Justo perece (v.1); esmagado e rebaixado (v.15) -- Is 53?

Textos potencialmente para o futuro: Rebaixado até o Xeol (v.9); Herança da montanha santa (v.13); O caminho/estrada (v.14);  Consolo dos enlutados (v.18).

Comentários: V. 1 - Raxi: Por causa do mal destinado à geração, o justo sofre, embora vá para a Paz e não vê mais o mal. Ibn Ezra: O justo morre antes de ver a punição do mau.

Capítulo 58


Resumo: Anuncie as faltas de Israel: jejuam, mas são apenas atos exteriores, pois não desamarram o jugo dos presos nem partilham o pão com o faminto. Se assim fizessem, Deus responderia imediatamente e faria justiça! VOcê seria como jardim irrigado. "Se te abstiveres de andar no sábado...".

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: O v.1 estabelece uma relação entre o uso do xofar (trombeta) e a admoestação quanto às falhas do povo. O v. 4, entre o jejum e o hábito de "golpear com o punho" (o coração?).

V. 2: Israel age com a justiça descrita? Ibn Ezra aponta que sim, apesar de, no mesmo dia, praticar disputas e outros atos vãos. Radac indica que buscam a Deus superficialmente, mas não agem de fato com justiça.

V. 12 - Reparador de brechas = o justo revigorado.


Capítulo 59


Resumo: Dissertação sobre o abandono da justiça social e do direito, levando à intervenção do Senhor. Não é que Ele é incapaz de salvar; são vossas faltas que levantaram uma separação! Como não viu ninguém (agindo), Deus o salvou/sustentou. Então se temerá o Senhor. Minha aliança: Meu Espírito sobre ti e tua descendência.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação (no contexto da [in]justiça social!): vv. 1, 11 (=julgamento!), 16, 14, 20 (Redentor, usado no NT. Comentaristas judeus: Messias).

Textos potencialmente para o futuro: V. 19 - Então se temerá, do poente ao levante, o nome do Senhor. Mas é no contexto geral

Comentários: A partir do começo do capítulo, é possível observar que é falsa e cruel a crença comum de que a "Lei", de intenções salvíficas, condena a pessoa por ser impossível de guardar. São os atos humanos, simplesmente imorais, que causam a separação.

Capítulo 60


Resumo: Levanta-te e resplandece: a glória do Senhor se levantou sobre ti! As nações vão caminhar para a tua luz. Vê: teus filhos se congregam todos e vêm a ti. Com eles, as riquezas das nações. "As nações (que não te servirem) serão totalmente devastadas". O Senhor será tua luz permanentemente.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: vv. 16 e 18.
As nações vão caminhar para TUA luz, mas é Jerusalém

Textos potencialmente para o futuro: Reconstrução do templo? Vv 10, 13. A cidade das portas sempre abertas (v.11) e cuja luz não será a dos astros (vv. 19-20, usado no Apocalipse).

 

REFERÊNCIAS

Ver publicações anteriores desta série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...