Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 46 - 50


Capítulo 46


Resumo: os ídolos desmoronaram; são totalmente impotentes para salvar. Só o Senhor é Deus, não existe outro, e nada se compara a ele; eu darei em Sião a salvação.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: Vv. 2, 4 (malêt), 7, 13 (iexu'á); justiça-salvação.

Textos potencialmente para o futuro: --

 

Capítulo 47


Resumo: Anunciado o castigo de Babilônia por Deus. Ele havia entregue Israel nas mãos do opressor, mas este sou com arrogância e sem compaixão. Seus ídolos, astrologia e superstições não a salvarão.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: vv. 4, 13 e 15; Deus agindo por meio da história (v.6).

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: V.3 - Eu farei a vingança e não recorrerei a nenhum ser humano (?) -- Má tradução; "e ninguém se oporá / intervirá".


Capítulo 48


Resumo: Deus, o primeiro e último, se dirige a Israel, que professa a crença monoteísta mas sem sinceridade nem retidão. Deus anuncia "os primeiros acontecimentos" previamente, para que não atribuíssem as ações aos ídolos, com os quais o Senhor não divide sua glória. Tu não ouviste! Mas por meu nome modero a minha cólera. Saí da Babilônia dos caldeus!

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: vc. 17 e 20

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: v.1 - Israel saiu das fontes de Judá (?) -- "Semente de Judá" ou "provindos de Judá" (Targum e Grego).

Vv. 5-6: coisas velhas x novas

V. 8- surdo -- "Povo de dura cerviz", como a Torá menciona. Porém, a salvação de Deus triunfará apesar da cegueira (42, 4, 16, 18; 43, 8-12)

V.16- Deus me (profeta - BJ) envia com seu espírito

V.19- Se tivesses me dado ouvidos, tua descendência seria como areia! Jamais teu nome seria cortado/ extirpado.

V. 22 - para os maus não há paz


Capítulo 49


Resumo: Israel, servo do Senhor e luz para as nações, será restaurado e "muitos virão de longe" por que Deus nunca se esquece dos seus.

Textos potencialmente sobre o Messias: V.1-3 - "Escutai-me, ilhas, populações do longe, o Senhor me (profeta, predestinado, como Jeremias - BJ) chamou desde o ventre -- Meu servo és tu, Israel! vv. 5-6 - dito o mesmo de Isaías? Luz para as nações. V.7- assim fala o Senhor àquele cuja a pessoa é desprezada, que o mundo abomina -- Israel (Radac) / Isaías (Ibn Ezra).

Salvação: v.6 (até a extremidade da terra), v.7 (Redentor = Deus), v.8 (dia da salvação); vv. 25-26 (salvar; resgatar).

Textos potencialmente para o futuro: Ainda a questão das montanhas e do caminho. V.7- virão rua se prostrar: conversão ao Senhor. V. 12-22 - ajuntamento dos dispersos.


Capítulo 50


Resumo: "Não divorciei vossa mãe". Minha mão não é curta para libertar. Profeta, servo do Senhor, passou por descrédito e represálias, mas se manteve firme, sem reagir.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: v.2; justificação (ou seja, aquele que me faz justiça): v.8; servo (sofredor, cuspido e agredido): vv. 6-7. Não é dito explicitamente, mas se refere ao profeta Isaías (Ibn Ezra; ver Bíblia TEB, 51,1); Bíblia de Jerusalém: Neste "terceiro cântico do servo", o servo é retratado como um ensinador/ sábio, suportando as perseguições.

Textos potencialmente para o futuro: --

 

REFERÊNCIAS

Ver postagens anteriores desta série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama