Pular para o conteúdo principal

Tanakh e Política: qual deve ser nossa posição?

Pergunta: Uma pessoa que diz seguir os ensinamentos da Bíblia pode estar totalmente alheia à política deste mundo, ou mais que isso: pode votar e/ou defender partidos que espalham corrupção?


Muitas pessoas que dizem seguir a Bíblia em todos os assuntos não se envolvem em política, porque dizem que a religião tem a ver com assuntos "espirituais", "do outro mundo", e não deste. Alguns chegam a defender partidos que são CONTRÁRIOS à ideologia de sua fé, partidos sutilmente perseguidores de sua religião, numa aceitação do caos no país, alegando que política é política, religião é religião. Muito bem. Neste breve artigo, darei minha opinião sobre o tema.

Pra começo de conversa, quem crê em Deus não pode fazer abstração de Deus em outros assuntos! Uma pessoa não pode adorar a Deus e querer que o mundo rode na posição contrária à Sua vontade. Isso é hipocrisia! Eu posso respeitar as religiões que acreditam que o fim desse mundo é um apocalipse caótico, mas ISSO NÃO SIGNIFICA que podemos ficar de braços cruzados como se este fosse um mundo abandonado por Deus!! Como provo isso pela Bíblia? Vejamos:


Qual foi o propósito primeiro que levou à aliança entre Deus e Abraão, o  "pai na fé" das grandes religiões?



Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. (Gênesis 18, 18-19)

Na leitura em português perdemos muitos sentidos originais das palavras. A palavra "justiça", contida no texto, diz-se, em hebraico צדקה  (sedaqá), que na verdade significa JUSTIÇA SOCIAL, FAZER O BEM, ALIMENTAR OS FAMINTOS! Por exemplo, vejamos Salmo 10, 18:

Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

De fato, a palavra  צדקה , atualmente transliterada e pronunciada como "tzedaká", é usada no hebraico até hoje para denotar os atos de "caridade" e esmola, que na verdade são visto como ações de justiça. Deus dá recursos para todos, mas cabe a nós organizarmos esses recursos e "não endurecermos o coração nem fecharmos a mão ao nosso irmão pobre" (Dt 15, 7).

E é claro que os atos de justiça social não são unicamente dever dos indivíduos, mas também o são do Estado. Nos profetas o que mais vemos são reprovações veementes às transgressões contra a justiça social praticadas pelo povo em geral, pelo Estado (exemplos: Is 1, 17; Ez 22, 29; Jr 22, 3). Assim, vemos que um dos principais motivos para a existência da aliança entre Deus e o homem, um dos fundamentos da Torá é a justiça social, leis justas, que organizavam a sociedade. Os profetas nos ensinam que o que Deus quer não são bajulações, sacrifícios, rituais vazios, e sim transformação, fazer o bem! Veja estes surpreendentes versículos, do profeta Miquéias:

Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?( Miquéias 6, 7-8).

A Revelação de Deus é apenas no sentido "espiritual" e nunca "temporal"?


Não sei de onde tiraram isso. As leis do chamado Antigo Testamento não são "celestiais", "espirituais", "angelicais", são LEIS PARA ESTE MUNDO! "Esta lei não está nos céus", como diz o Deuteronômio (30, 12). São leis tão justas e inteligentes que as pessoas de outras nações admiram:

Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. (Deuteronômio 4,6)

Ora, se são leis que os outros povos, idólatras, poderiam entender e, portanto, considerar o povo de Israel sábio e entendido, são leis racionais, para ESTE MUNDO! Perceba que na Torá há leis de construção civil (construir um parapeito no teto das casas: Dt 22, 8), leis que regulam o comércio (Deut. 25, 15), leis para o bem-estar e preservação dos animais (Êx 22, 4; Dt 22, 6; v. 10), leis judiciárias, leis sanitárias, feriados nacionais, etc. 

E também tem, claro, leis políticas! Deuteronômio 17, 15 prevê o estabelecimento de um rei para Israel: É UM MANDAMENTO! Não é apenas permissividade. O fato de Deus ter "sido ofendido" quando o povo pediu um rei (relato de I Samuel 8), é que o que OS LEVOU A PEDIR foi "para sermos como todas as nações" (v.5). Como os rabinos percebem, a intenção era errada, não a decisão de estabelecer um rei. Pergunta: se a Bíblia previa até mesmo questões políticas, como podem alguns dizer que devemos ser alheios às leis e à política do mundo?

Que dizer de governos que põem obstáculos às liberdades?

A liberdade é o maior ideal da Torá. Antes de Deus revelar a Torá, o povo de Israel precisou libertar-se dos grilhões. De outro modo, não valeria a pena ter leis. Em vários textos da Torá somos ordenados a lembrar TODOS OS DIAS nossa condição de escravos no Egito, para dar valor a nossa liberdade, celebrando semanalmente o sábado e anualmente festas que relembram os momentos do Êxodo. Sabendo disso, é INACEITÁVEL que o fiel do Deus Único vote em partidos comunistas/socialistas, e, a nível municipal, em políticos que atentam à liberdade dos cidadãos, dificultando a emancipação das pessoas e mantendo-as dependentes. Em uma palavra, a velha prática do coronelismo. Lembrando que em circunstâncias de imposição, em que não se tem a liberdade, não há culpa. Não há culpabilidade em quem age sob uma situação de coerção. Entre dois candidatos: um mais ou menos anti-liberdade e outro um ditador atroz, penso que devemos votar no primeiro, para não permitir que o pior assuma.


Conclusão

Ex- presidente Lula e o antissemita islâmico radical Mahmoud
Ahmadinejad, que quer "Varrer Israel do mapa"
Amigos, que tal pararmos de pensar tanto em nossa "salvação", em condenar severamente a religião alheia, em procurar entender coisinhas pequenas da teologia e passamos a pensar um pouquinho NESTE MUNDO¹ ? O que podemos fazer por ele? Como podemos promover a justiça social aqui e agora? Imagine se os profetas da Bìblia vivessem em nossos dias, o que eles iam dizer a respeito de nós votarmos em candidatos corruptos, que sobrecarregam o povo com impostos, que nadam em ouro e diamantes, que APOIAM DITADURAS OPRESSORAS E ASSASSINAS em Cuba, Venezuela e no Oriente Médio? O que dizer de políticos que andam de braços dados com o presidente da Venezuela, responsável pela fome, censura e sofrimento das pessoas de seu país² ? Amigo, não podemos concordar com isso! Não podemos nos dizer servos de Deus, do mesmo Deus citado nos versículos acima, e compactuar com COMUNISMO, SOCIALISMO, falta de liberdade, sofrimento das pessoas pobres! Como é que você diz que orienta-se por valores bíblicos e defende um Estado opressor e cruel? Isso não está certo!

Dilma e Nicolás Maduro, responsável pela fome de seu
povo, segurando quadro de Chavez, ditador populista que
disse "maldito seja o Estado de Israel!" 
Se você orienta-se realmente por valores de Deus, não há coerência em não se envolver na política desse mundo, deixar o mundo nas mãos dos piores, fazendo com que o nosso irmão não receba sua JUSTIÇA, nem muito menos de votar nos piores, colocando-os no poder, com a desculpa que "política é política, religião é outra coisa"! Errado! Se Deus é a coisa mais importante em nossas vidas, por que deixá-lo de lado para ser "do contra", parecer intelectual e se dar bem com professores socialistas? Não é uma atitude coerente e justa.

Bem, essa é minha opinião sobre o tema.

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" -- Isaías 5,20 

_______________________________________________

¹          Veja a importância dada pelos sábios ao cumprimento das leis que dão resultado NESTE MUNDO, em contraste com as religiões que só se preocupam com o pós-vida: "Uma hora de boas obras neste mundo é superior a todo o mundo vindouro!" (Talmud, abot 4, 22)

² http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/venezuela-crise-e-escassez-fazem-roubos-de-alimentos-dispararem/

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente artigo! Parabéns mesmo! "Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça" Pv 29: 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronaldo! Acho que todo mundo deve fazer ainda que seja o mínimo pela justiça.

      Deus o abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama