Pular para o conteúdo principal

Sucot (festa das cabanas) 2015 - Instruções para principiantes


PRÓXIMA COMEMORAÇÃO:
סוכות - SUCOT - (TABERNÁCULOS OU CABANAS)

Danilo Almeida Pinheiro's photo.
.
a) Datas:
* 27 de setembro de 2015 (domingo): véspera
* 28 (segunda-feira): 1º dia
* 29 (terça-feira): 2º dia
* 30 de set. a 3 de out.: dias intermediários (hol hamo'ed)
* 4 de outubro (domingo): 7º dia 
* 5 de outubro (segunda): chemini 'assêret (8º dia)
* 6 de outubro (terça): simhat Torá.
.
b) Práticas
* Construir com antecedência a sucá (cabana), procurar as instruções em um livro ou site judaico confiável ( http://www.pt.chabad.org/…/754…/jewish/A-Construo-da-Suc.htm ). Deve-se "morar na sucá", o que significa, no mínimo, fazer refeições sob a mesma.
.
* Se velas forem acesas, não se deve dizer bênção, ao contrário do costume comum
.
* Na véspera e na noite do primeiro dia e em chemini ‘assêret faz-se o quiduch (preferencialmente na sucá). Texto: 
Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, criador do fruto da videira.
.
Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, que nos escolheste dentre todos os povos, nos exaltaste acima de todas as línguas e nos santificaste com teus mandamentos. E Tu nos tens dado com amor, ó Adonai, nosso Deus, tempos fixados para alegria festas e estações de regozijo; este dia (EM CHEMINI ‘ASSÊRET E SIMHAT TORÁ: festivo de chemini ‘assêret, época de nossa alegria) festivo de sucot, época de nossa alegria ,dia festivo de santa convocação, em memória da saída do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e as Tuas festas sagradas, com alegria e júbilo nos deste como herança. Bendito sejas, Adonai, que santificas Israel e as festas.

(Se debaixo da sucá:) Bendito és, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos santificas com Teus mandamentos e nos ordenas sentar na sucá.
Bendito És, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos dás vida, nos sustentas e nos tem trazido a esse tempo. 
.
* Em todos os dias de sucot, exceto em CHabat , agita-se o lulab (comumente: lulav, que é um conjunto de quatro vegetais: lulab, etrog, hadassim e arabot, incomuns no Brasil). Antes, abençoa-se: 
Bendito És, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos santificas com Teus mandamentos e nos ordenas acerca de levantar o lulab.
.
*O primeiro dia e Chemini ‘assêret têm o status de iom tob, ou seja: dias santos, quase como o chabat, com proibições de trabalhos específicas.
.
* Leituras: ver Torá, haftarot especiais.
.
* Em simhat Torá, que na verdade é o segundo dia adicional de chemini’assêret na diáspora, conclui-se, na sinagoga, a leitura da Torá e recomeça-se por berechit. (todos os feriados judaicos, menos iom kipur, têm um segundo dia na diáspora, por motivos históricos de dúvidas)
.
c) Saudação:
חג סוכות שמח - Hag sucot samêah (Feliz festa das cabanas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...