quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sucot (festa das cabanas) 2015 - Instruções para principiantes


PRÓXIMA COMEMORAÇÃO:
סוכות - SUCOT - (TABERNÁCULOS OU CABANAS)

Danilo Almeida Pinheiro's photo.
.
a) Datas:
* 27 de setembro de 2015 (domingo): véspera
* 28 (segunda-feira): 1º dia
* 29 (terça-feira): 2º dia
* 30 de set. a 3 de out.: dias intermediários (hol hamo'ed)
* 4 de outubro (domingo): 7º dia 
* 5 de outubro (segunda): chemini 'assêret (8º dia)
* 6 de outubro (terça): simhat Torá.
.
b) Práticas
* Construir com antecedência a sucá (cabana), procurar as instruções em um livro ou site judaico confiável ( http://www.pt.chabad.org/…/754…/jewish/A-Construo-da-Suc.htm ). Deve-se "morar na sucá", o que significa, no mínimo, fazer refeições sob a mesma.
.
* Se velas forem acesas, não se deve dizer bênção, ao contrário do costume comum
.
* Na véspera e na noite do primeiro dia e em chemini ‘assêret faz-se o quiduch (preferencialmente na sucá). Texto: 
Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, criador do fruto da videira.
.
Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, que nos escolheste dentre todos os povos, nos exaltaste acima de todas as línguas e nos santificaste com teus mandamentos. E Tu nos tens dado com amor, ó Adonai, nosso Deus, tempos fixados para alegria festas e estações de regozijo; este dia (EM CHEMINI ‘ASSÊRET E SIMHAT TORÁ: festivo de chemini ‘assêret, época de nossa alegria) festivo de sucot, época de nossa alegria ,dia festivo de santa convocação, em memória da saída do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e as Tuas festas sagradas, com alegria e júbilo nos deste como herança. Bendito sejas, Adonai, que santificas Israel e as festas.

(Se debaixo da sucá:) Bendito és, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos santificas com Teus mandamentos e nos ordenas sentar na sucá.
Bendito És, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos dás vida, nos sustentas e nos tem trazido a esse tempo. 
.
* Em todos os dias de sucot, exceto em CHabat , agita-se o lulab (comumente: lulav, que é um conjunto de quatro vegetais: lulab, etrog, hadassim e arabot, incomuns no Brasil). Antes, abençoa-se: 
Bendito És, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos santificas com Teus mandamentos e nos ordenas acerca de levantar o lulab.
.
*O primeiro dia e Chemini ‘assêret têm o status de iom tob, ou seja: dias santos, quase como o chabat, com proibições de trabalhos específicas.
.
* Leituras: ver Torá, haftarot especiais.
.
* Em simhat Torá, que na verdade é o segundo dia adicional de chemini’assêret na diáspora, conclui-se, na sinagoga, a leitura da Torá e recomeça-se por berechit. (todos os feriados judaicos, menos iom kipur, têm um segundo dia na diáspora, por motivos históricos de dúvidas)
.
c) Saudação:
חג סוכות שמח - Hag sucot samêah (Feliz festa das cabanas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário