Pular para o conteúdo principal

Sucot (festa das cabanas) 2015 - Instruções para principiantes


PRÓXIMA COMEMORAÇÃO:
סוכות - SUCOT - (TABERNÁCULOS OU CABANAS)

Danilo Almeida Pinheiro's photo.
.
a) Datas:
* 27 de setembro de 2015 (domingo): véspera
* 28 (segunda-feira): 1º dia
* 29 (terça-feira): 2º dia
* 30 de set. a 3 de out.: dias intermediários (hol hamo'ed)
* 4 de outubro (domingo): 7º dia 
* 5 de outubro (segunda): chemini 'assêret (8º dia)
* 6 de outubro (terça): simhat Torá.
.
b) Práticas
* Construir com antecedência a sucá (cabana), procurar as instruções em um livro ou site judaico confiável ( http://www.pt.chabad.org/…/754…/jewish/A-Construo-da-Suc.htm ). Deve-se "morar na sucá", o que significa, no mínimo, fazer refeições sob a mesma.
.
* Se velas forem acesas, não se deve dizer bênção, ao contrário do costume comum
.
* Na véspera e na noite do primeiro dia e em chemini ‘assêret faz-se o quiduch (preferencialmente na sucá). Texto: 
Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, criador do fruto da videira.
.
Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, que nos escolheste dentre todos os povos, nos exaltaste acima de todas as línguas e nos santificaste com teus mandamentos. E Tu nos tens dado com amor, ó Adonai, nosso Deus, tempos fixados para alegria festas e estações de regozijo; este dia (EM CHEMINI ‘ASSÊRET E SIMHAT TORÁ: festivo de chemini ‘assêret, época de nossa alegria) festivo de sucot, época de nossa alegria ,dia festivo de santa convocação, em memória da saída do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e as Tuas festas sagradas, com alegria e júbilo nos deste como herança. Bendito sejas, Adonai, que santificas Israel e as festas.

(Se debaixo da sucá:) Bendito és, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos santificas com Teus mandamentos e nos ordenas sentar na sucá.
Bendito És, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos dás vida, nos sustentas e nos tem trazido a esse tempo. 
.
* Em todos os dias de sucot, exceto em CHabat , agita-se o lulab (comumente: lulav, que é um conjunto de quatro vegetais: lulab, etrog, hadassim e arabot, incomuns no Brasil). Antes, abençoa-se: 
Bendito És, Adonai, nosso Deus, rei do Universo, que nos santificas com Teus mandamentos e nos ordenas acerca de levantar o lulab.
.
*O primeiro dia e Chemini ‘assêret têm o status de iom tob, ou seja: dias santos, quase como o chabat, com proibições de trabalhos específicas.
.
* Leituras: ver Torá, haftarot especiais.
.
* Em simhat Torá, que na verdade é o segundo dia adicional de chemini’assêret na diáspora, conclui-se, na sinagoga, a leitura da Torá e recomeça-se por berechit. (todos os feriados judaicos, menos iom kipur, têm um segundo dia na diáspora, por motivos históricos de dúvidas)
.
c) Saudação:
חג סוכות שמח - Hag sucot samêah (Feliz festa das cabanas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama