segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

É errado falar ou escrever DEUS ?

Shalom!
Para começar as postagens de 2015, vou responder a uma pergunta feita em um de nossos comentários: "Deus" não seria uma palavra pagã? Não deveríamos chamar a "Deus" pelo seu nome YHWH?

Vamos lá, rapidinho: em primeiro lugar, sobre Deus e Zeus: experimente jogar no google o seguinte "Deus vem de Zeus?". Fez isso? Se sim, você deve ter percebido que pelo menos nas três primeiras páginas (as mais acessadas) não há sites "confiáveis" afirmando que a palavra Deus vem diretamente de Zeus, não tem nada que você colocaria em um trabalho da faculdade, por exemplo, apenas blogs (que qualquer um pode escrever, inclusive eu -- risos). Então, por favor, espere até você ler isso em algum livro publicado por uma grande editora, vindo de um experto na área ou coisa assim para divulgar essa informação. Não acredite em qualquer vídeo de youtube que você vê por aí. Provérbios 14, 15 diz que quem acredita logo de cara em alguma coisa é um tolo! Não estou descartando a possibilidade, tão somente esperando ouvir a proposição vinda de alguém que não seja um zebraico!

Em segundo lugar, se Deus vem de fato de Zeus, e daí? É A PALAVRA EM PORTUGUÊS QUE TEMOS PARA DESIGNAR O SER SUPREMO! Dizer que estamos blasfemando por falar a palavra DEUS é o mesmo que dizer que qualquer falante de qualquer idioma latino está condenado!


Saiba que Vitória é o nome de uma deusa. A palavra "cereal" vem do nome da deusa greco-romana da agricultura. Em espanhol e em inglês, os dias da semana contém nomes de ídolos (miércoles, saturday, etc.), e mesmo assim judeus usam essas palavras, cristãos usam essas palavras, jogadores de futebol usam essas palavras, não há nada de errado com isso!

Vamos deixar de maluquice, minha gente, Deus nunca vai castigar você porque você não fala YHWH! Muito pelo contrário, não falar esse nome é uma demonstração judaica de respeito! As pessoas na Bìblia não falavam o nome dos reis, e sim os chamavam de "o senhor meu rei", Deus, como nosso rei, é muito mais digno de todo o nosso respeito e temor! Deus não é chamado na Bíblia pelas pessoas tementes a Ele por um nome só, e sim por El, Shadai, Sevaot (mais transliterado como tzevaot), Elion, Elohim, Eloah, Ehiê asher Ehiê, Adonai e outras! Observação: muitos de pouco conhecimento, sem prova nenhuma, citando sites zebraicos, dizem que esses nomes aqui citados tem origem pagã: imagine a blasfêmia que você pode estar cometendo ao repassar essa informação, SEM COMPROVAÇÃO NENHUMA!!!

Finalmente, por que muitos judeus escrevem D'us (ou D-us) ? Já há na internet quem esteja descobrindo a pólvora e diga que é por que os santos judeus sabem que "Deus" é pagão, e daí escrevem incompleto. Caramba, quer dizer que incompleto não é mais pagão? E na pronúncia, como fica? Não, o motivo não é esse. O fato é que muitos judeus ortodoxos (e muitíssimos messiânicos imitando-os) temem que jogar no lixo um papel em que esteja escrito a palavra DEUS seja proibido¹, devido ao mandamento encontrado em Deuteronômio 12, 3-4 que ordena que sejam destruídos os ídolos, seus altares, etc., até seus nomes, e que não se deve fazer o mesmo para com o Senhor. Assim, apagar, destruir os nomes de Deus (qualquer um dos que eu citei nessa postagem, EM HEBRAICO APENAS) escrito em um papel é proibido. Os judeus praticantes não jogam jamais no lixo livros ou qualquer coisa impressa em que esteja escrito um nome de Deus, e sim enterram o escrito em um lugar especial chamado guenizá. Logo, não escrever Deus para que alguém não venha imprimir e depois destruir o papel (ainda mais quando a proibição, na opinião de muitos só se refere a escritos em hebraico) é apenas um zelo especial dos judeus muito praticantes, que muitos imitam na internet por... modismo!

A palavra em português é DEUS, D, E, U, S, e não há problema alguma em falar português.

Bom 2015!

_____________________________
1 - http://www.chabad.org.br/biblioteca/index.html Acesso em 20 de janeiro de 2015

13 comentários:

  1. e o nome jeova? jave ? a palavra DEUS como voce mesmo dissi é substantivo comun e assim como a palavr senhor o é ...a palavra DEUS ou senhor é nome ou titulos ao ser supremo?

    ResponderExcluir
  2. Olá! As palavras Deus e Senhor podem ser considerados tanto títulos quanto nomes. Algumas pessoas afirmam que Deus TEM QUE TER UM NOME PRÓPRIO, mas isso não faz sentido. Ele é o criador do Universo, absoluto, eternamente existente, sem começo nem fim, sem forma física,totalmente incompreensível para nós. Por que, sendo tão inefável assim Ele precisa ter um simples e limitado nome?

    O tetragrama YHWH, de onde vêm as formas Jeová, Javé, que não são usadas pelos juddus, como forma de respeito, é , apesar do que foi dito, considerado o nome próprio de Deus, o nome com o qual Ele se revela. Mas nunca foi bem visto pelo judaísmo pronunciar esse nome, por respeito a ele. Pronunciar nomes como uma fórmula mágica seria superstição e feitiçaria. Assim sendo, é melhor deixar como está, chamando Deus, criador, Senhor, etc.

    ResponderExcluir
  3. Olá! As palavras Deus e Senhor podem ser considerados tanto títulos quanto nomes. Algumas pessoas afirmam que Deus TEM QUE TER UM NOME PRÓPRIO, mas isso não faz sentido. Ele é o criador do Universo, absoluto, eternamente existente, sem começo nem fim, sem forma física,totalmente incompreensível para nós. Por que, sendo tão inefável assim Ele precisa ter um simples e limitado nome?

    O tetragrama YHWH, de onde vêm as formas Jeová, Javé, que não são usadas pelos juddus, como forma de respeito, é , apesar do que foi dito, considerado o nome próprio de Deus, o nome com o qual Ele se revela. Mas nunca foi bem visto pelo judaísmo pronunciar esse nome, por respeito a ele. Pronunciar nomes como uma fórmula mágica seria superstição e feitiçaria. Assim sendo, é melhor deixar como está, chamando Deus, criador, Senhor, etc.

    ResponderExcluir
  4. amigo..nao vim aqui para refutar ideias,nem criticar as suas,mais eu preciso de discorda de algo dissestes no texto,disse que nao ha provas nenhuma do nome zeus e deus,meu caro SE ESQUECEU DOS DICIONARIOS,GREGOS,LATIM,se esqueceu dos livros dos pesquisares gregos Quem afirma é o dicionário (abaixo) de gramática grega de S. J. Freire: Zeus no
    arcaico era escrito ZEU e na 1ª declinação Dios, na 2ª Dií e na 3ª declinação DIA (DEI em latim).


    isso eu nao tirei DE BLOGS VIU..TIREI DO DICIONARIO,PESQUISADOR E HISTORIADOR S.J FREIRE ERA UM MENTIROSO ENTAO?acho que a coisa nao e bem por ai..tem provas diversas ai em diversas dicionarios..

    ResponderExcluir
  5. Veja que “SOL INVICTO DEU” igual “ZEU, O SOL INVENCÍVEL”. O delta é a
    3ª declinação do zeta. Então Deus é a uma das declinações de Zeus.

    ResponderExcluir
  6. DEIWOS – HIEROFANIA DE DEUS NO “CÉU LUMINOSO”. DAÍ DERIVAM, NAS LÍNGUAS
    INDO-EUROPÉIAS:
    DEVA - SÂNSCRITO;
    DOVE – BRETÃO;
    DAEVO – AVÉSTICO;
    DEIVOS – VÊNETO;
    DEVO – CÉLTICO;
    2
    DEVO – GAULÊS;
    DEV – PERSA;
    DE – BRITÂNICO;
    DEUS – LATIM;
    DEIVAI – OSCO;
    DIA – GALÊS
    DIA – IRLANDÊS;
    DIUVE – ITÁLICO;
    IUVE – UMBRO;
    TIN – ETRUSCO;
    ZIS – CITA;
    TEÍVA – GERMÂNICO;
    TYR - ISLANDÊS;
    TYR - ESCANDINAVO;
    DEIWAS – BÁLTICO;
    DIEVAS – LITUANO;
    DIVU – ESLAVO;
    DEVS – LETÔNIO;
    DIOS – GREGO;
    SIUS – HITITA.
    ZIS – ILÍRICO;
    O pesquisador lingüístico fala ainda sobre: IMANÊNCIA E TRANSCEDÊNCIA CÓSMICA:
    Duas séries de nomes paralelos, próprio e comum: DEI – Dei-u-os - Deivos – Deus – nome comum:
    DEI –Dj – eu-os – Zeus – Dj-u(piter) – nome próprio. Notar o “U” sacral!
    Na página seguinte, 292 João Evangelista Martins Terra expõe:
    DEIWOS se une a palavra PATER; EX:
    Zeus – Pater;
    Dyaus- Pita, sânscrito;
    Dies(Piter) Ju(piter), latim;
    Iu(pater), umbro;
    Dies(póla), vêneto;
    Dei (patyros), Zis(pater), Zo(PA), ilírico;
    Zi(pater), trácio;
    Zis-Papaios, cita etc...
    TRANSCEDÊNCIA CÓSMICA: DEIWOS
    JU-PITER
    IMANÊNCIA INTERPESSOAL: PATER
    Nota: Presença do elemento sacral – “u”: Dei-u-os

    ResponderExcluir
  7. e aii nao tirei de blogs heim...e bom pesquisador esses dicionarios e materiais antes de afirmar que o termo deus nao e zeus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns por mostrar que estão querendo refurtar o que é certo se a gramatica liguistica nos revela que o que cultuam esta errado então errado está e YHWH tem que ser respeitado, temido e adorado de seu forma correta, onde a palavra diz diz que toda lingua confessará que YAHUSHUA é o salvador Sendo que YAHUSHUA significa filho de YHWH (YAHU), e não DEus ou ZEus como muitos acreditam inclusive esse falsario blogueiro de Rasatâ

      Excluir
  8. somos bebes engatinhando , sabemos de nada , acha que se somos filhos legítimo de um criador ele vai ficar se preocupando com que nome os bons de coração de alma o chama? , pois tem assassinos que ao matar exclamam o nome d DEUS , e ainda fala;-" graças a deus eu venci mais essa"!?O que importa é a conexão com o criador em pensamento, em ações, em vida .equilíbrio moral e tudo que for melhor possível, o resto é por sua conta.

    ResponderExcluir
  9. olhe o senhor está certo quanto a gramática hebraica,se todas as palavras em hebraico que terminam com Het tem som de Ah, por aí sabemos que o nome de Deus no final tem som de Ah. E se o y Iode tem som de E,sabemos que a primeira parte de Yhwh tem som de Yeh, e se o W ou seja o vav tem som de O.então já achamos a palavra em hebraico : YEHOAH ,possivelmente todas as palavras com o passar dos séculos mudam a sua pronuncia original,nenhuma palavra antiga no português ou em qualquer idioma hoje falamos da mesma forma : Yehowah : em muitas linguas o w passou a ter o som de V ,como Waltter que se fala Valter : Então Yehowah hoje em português se pronuncia Jeová. E falar o nome de Jeová não é errado, é uma tradição dos primeiros Judeus que eles interpretaram erroneamente,quando diz pra não tomar o nome de Jeová em vão,significa blasfemar o nome de Jeová,dizer coisas imorais em cima desse Santo nome,ou proferir mentiras. O próprio Jesus disse o nome de seu Pai várias vezes ao ensinar sobre o reino de Jeová

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deuteronômio 5:11

      11 “‘Não use o nome de Jeová, seu Deus, em vão, pois Jeová não deixará impune ninguém que usar seu nome em vão.

      Excluir
  10. o texto de levítico 24:15 explica em referencia o que é dizer o nome de Jeová em vão :

    Levítico 24:15, 16

    15 E você deve dizer aos israelitas: ‘Se algum homem amaldiçoar o seu Deus, ele responderá pelo seu pecado. 16 Assim, quem insultar o nome de Jeová sem falta deve ser morto. Toda a assembleia deve sem falta apedrejá-lo. O residente estrangeiro, assim como o israelita, deve ser morto por insultar o Nome.

    ResponderExcluir
  11. vocês não podem invalidar o nome de Deus por uma tradição de homens : Marcos 7:13: 13 Assim vocês invalidam a palavra de Deus pela tradição que transmitiram

    ResponderExcluir