Pular para o conteúdo principal

Oseias 11,1 - O texto mais distorcido pelo Novo Testamento!!!

É comum um cristão, ao ouvir falar que os judeus não acreditam em Jesus como messias, ficar impressionado, pois para ele parece que há no Novo Testamente documentação mais que suficiente para comprovar que Jesus é sim o messias prometido aos judeus. Os evangelhos têm uma preocupação fantástica em comprovar a credibilidade de Jesus e seus seguidores usando passagens da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento), de forma que muitíssimos textos são tomados como "profecias messiânicas".

O que nem todos os cristãos sabem é que os judeus que se dispuseram a analisar com sinceridade o Novo Testamento acharam só nas cinco primeiras páginas do evangelho de Mateus (o "tapete de boas vindas" do NT) problemas, contradições e mau uso de textos da Bíblia Hebraica à vontade, fazendo que caia tudo em descrédito imediatamente. Por exemplo: profecias que simplesmente não existem em todo o texto do Tanakh ("ele será chamado nazareno", finalzinho do cap. 2), o problema de Jesus ser gerado "pelo espírito santo", e não por um homem descendente de David, que é absolutamente necessário para que ele seja reconhecido como messias, e o principal: um monte de textos usados de forma totalmente imprópria pelos seguidores de Jesus!

Nessa postagem curta analisaremos apenas um desses textos. Já vimos um pouco sobre Isaías caps. 7 -9, em outra postagem. Aqui falaremos sobre Oseias 11, citado por Mateus 2, 15.

Vamos ver o texto de Mateus:

E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. (Mateus 2, 15)

Ou seja, para o autor do evangelho, a profecia "do Egito chamei meu filho" era uma previsão da volta de Jesus com seus pais do Egito para a terra de Israel, após a morte de Herodes.

Vejamos agora o texto do Tanakh citado aqui:

Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento. Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se. (Oséias 11,1-5)
A leitura simples deste texto nos leva às observações:


  1. O assunto do texto de Oseias é Israel.
  2. O texto, num primeiro momento não se trata de profecia, é uma narração do amor de Deus por Israel no começo de sua história (Êxodo do Egito. Lembre-se do texto "Israel é meu filho..." - Êx. 4, 22);
  3. O personagem do texto, não obstante ser amado por Deus, o rejeitava, praticando todo tipo de idolatrias. Isso seria Jesus???
  4. O Egito é novamente citado no v. 5, mostrando que o personagem do texto (Israel) não voltará ao Egito.
Não é difícil perceber que uma parte mínima do texto foi usada pelo Novo Testamento, totalmente RASGADA de seu contexto e DISTORCIDA de seu sentido original! Oseias fala do amor de Deus pelo povo de Israel, e as idolatrias deste, sobretudo do reino do Norte ("Efraim"), que deveria cair em cativeiro.

Coisas que não se ouve na igreja...

Comentários

  1. Caros amigos, eu concordo com o vosso comentário a respeito de Oséias 11.1; no entanto,gostaria de saber por que vcs o Criador de deus, quando já é sabido que a palavra deus é título e não um nome. Esta palavra vem da raiz grega, TEOS; que dá origem aos nomes(títulos): deus e zeus E os amigos sabem muito bem, que o nosso Criador tem um nome único, eterno. Ex. 3.15 e ele QUER que a humanidade conheça o seu nome: Is. 52.6. O santo nome dele é este: YHVH = que transliterado é: yaohuh. Isto é indiscutível. O mundo inteiro já sabe. Não adianta mais tentar esconder. O servo de Moisés que a Almeida o chama de Josué(corrompido); se chamava YAOHUshua. Seu significado é: O ser que salva. Este nome está na tanach. (indiscutível). Gostaria de saber por que vcs não colocam telefone ou e-mail, para que as pessoas pudessem se comunicar por esses meios, tão eficazes; até porque, vcs devem vender o tanach, a torah e outros materiais afins. Eu estou precisando comprar o tanach e outros materiais. Jazon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão bom dia que o amor do Eterno esteja contigo.
      Por favor assista os vídeos de Mashmid Mash no canal "YAOHU - Defensores da Ignorância" e aprenda de verdade e você verá que a pronuncia do nome do Eterno não é YAOHU.

      Excluir
    2. O judaísmo desconhece os métodos interpretativos dos cristãos dos primeiros séculos: http://blogdoroneilson.blogspot.com/2019/04/a-melhor-forma-de-entender-mateus-2-15.html?m=1

      Excluir
  2. Amigo, muito obrigado por visitar nosso blog :)
    É verdade que o Criador tem um nom: YHWH, porém, em obediência à lei judaica, prefiro não pronunciar nem tentar tomar conhecimento, nem divulgar a pronúncia do nome, por questão de respeito. A forma judaica de respeitar envolve não pronunciar o nome. Exemplo: Não se chamam os pais pelo nomes, e sim papai, mamãe, etc. Se você ler com atenção, as pessoas na Bíblia não chamavam aos reis jamais por seus nomes, e sim "senhor, meu rei"! Quanto mais deveríamos fazer isso a quem MAIS É DIGNO DE RESPEITO!!! YHWH na Bíblia é chamado de várias formas, não apenas por seu nome principal. Não há nada de tão mágico em conhecer o nome. Peço que leias nosso artigo "O NOME DE DEUS". O nome não é YAOHU, não há nenhuma prova disso, aliás, há prova do contrário. Não existe nenhuma palavra em hebraico em que depois de um Shureq (vogal U) se encontre um hê, formando uma só vogal com aquele. O waw (vav) já é a consoante vocálica que se junta ao pontinho, não existe esse UH em hebraico. Tampouco existe esse ditongo AO. Não há nenhuma prova desse negócio de Yaohu, nenhum judeu jamais chamou o Senhor de Yaohu. Por favor, para mais informação assista aos vídeos chamados "Yaohu, defensores da ignorância", no youtube (esse e outros relacionados: https://www.youtube.com/watch?v=i5mXoKDLy44). Yaohushua também não existe, o correto é Yehoshua. Meu e-mail é ivrit5770@hotmail.com e participo do grupo judaico QOL HATORÁ, no facebook, convido-o a integrar esse grupo :)

    Quanto a comprar a Torá e o Tanakh, visite o site da editora e livraria SÊFER (http://www.sefer.com.br/) lá você encontrará!

    Um abraço e peço SINCERAS desculpas pela demora em responder seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Parte 1

    Olá. Eu gostaria de mostrar a lógica Cristã Apostólica primitiva.
    Para os Cristãos Apostólico Primitivo, a Lei dada através de Moshe (Moisés) imperou até que Aquele que antes, em NOME DE YHWH (Santificado seja), havia aparecido a Abraão e a Moisés se humanificou para resgatar a humanidade para um Novo mundo, em uma Nova galáxia. Representando Legitimamente a YHWH e em NOME de YHWH, como sendo o braço de ação oficial de YHWH, YASHUA havia sido, antes de se introduzir no mundo, uma ELOAH na ELOHIM, ou seja, uma DIVINDADE (Ser Divino), integrante da SUPREMA DIVINDADE universal, por oficialização. Ao que tudo indica, YHWH se formou e com ELE o universo. Parece que o que está sendo dito é que energias nas longínquas eternidades passadas começaram a surgir espaçadas e em algum tempo se encontraram, ajuntando-se. O resultado final foi todas elas resultar no DEUS hebraico que afim de que outros seres não surgissem igual ELE, pode ter capturado e integrado A SI toda energia espacial presente a SUA volta e ao longe. Depois de muito tempo se observando e se conhecendo, sentiu solidão e veio a fazer um clone de si mesmo, em menor proporção, extraindo energia de si mesmo. Gostou do que fez e primeiramente a chamou de Sabedoria, certamente que porque ali principiou a demonstrar SEU SABER. Depois fez da Sabedoria uma espécie de “esposa”, por meio de Quem fez tudo o que veio fazer. Tudo indica que ELE a nomeou como SEU Representante executivo. Alegoricamente pode-se dizer que ELE nomeou SUA primeira Aquisição de seu braço de ação, dizendo: “Te daria os projetos em maquetes e tudo o que for preciso para que Tu venhas a trazer a existência todas as coisas que eu te mandar, do jeito que eu mandar”.
    Assim DEUS nenhum veio a existir igual YHWH que se formou a SI mesmo, e os demais foram criados por ELE, através de SUA Réplica (Imagem).
    O termo DEUS (ELOHIM) seria o nome da espécie e não um título apenas. O homem que veio a fazer seria o nome da espécie terrena e não apenas o ser de sexo masculino. Isto é claro quando foi dito: “E O DEUS fez o homem como sendo SUA IMAGEM. Em ser masculino e ser feminino os fez, conforme a Imagem do DEUS”.

    Sendo assim, YASHUA pode ser sim descendente de Davi, via Natan e assim fugindo da maldição de Jeconias, na linhagem de Salomão, mesmo procedendo do DEUS. YASHUA adentrou e herdou a descendência davídica ao ser colocado no ventre de Miriam, a bem-aventurada dentre as mulheres, depois de se esvaziar de Sua Glória Celeste (universal) e adentrar ao embrião feito nas profundezas da terra, conforme mostra um Salmo, sendo então transportado para o Ventre da garota.

    ResponderExcluir
  4. Parte 2

    Tudo isto, porque um dia Eva cobiçou uma qualidade Divina, por influência de Satan, o inimigo que havia tentado algo terrível contra YHWH e foi atirado violentamente para certa direção do cosmo, direção que não é preciso falar qual é hoje. Satan estava para ser capturado, quando conseguiu incorporar um dinossauro e foi até o santuário ecológico onde O DEUS tinha colocado o homem e a mulher, avisando para não dar ouvido a ninguém acerca de comer certo fruto.

    Desobedecendo a ordem, Eva, seduzida pela a proposta de Satan, comeu o fruto desejando a qualidade de JUÍZ que era para pertencer apenas as espécies celeste. Eva falou do que havia feito a Adão e Adão, com medo de perder Eva, comeu o fruto também, para poder ir junto com Eva para onde ela fosse destinada, pela a desobediência. Naquele ato, a humanidade se aliou ao inimigo do DEUS e ficou passiva de destruição. Senão fosse Noé, hoje seríamos apenas mais uma espécie de fósseis na terra, mas graças a Noé, fomos preservados. O ETERNO, SEMPRE VIVENTE, então analisou o futuro e viu que Sua Primeira Aquisição se prontificaria a se dar por resgate da humanidade e assim jurou a Noé que jamais iria intentaria destruir por completo a espécie humana, outra vez. YASHUA veio então nos comprar do destino cruel que está destinado a Satan.
    O fato de os Escritores das Escrituras do Novo Pacto terem usados textos de dentro de assuntos de um contexto nada a ver com o texto primitivo, é porque entendiam que um Novo Israel estava sendo formado em outra galáxia, a partir dos seres humanos resgatados deste planeta destinado a destruição, e o primogênito deste Israel é YASHUA, pela ressurreição. A atual galáxia nossa é um Egito, em relação a Nova Galáxia, que será o Israel que atual prefigura. Ademais a promessa de uma restauração eterna do Reino dravídico não cabe neste mundo mesmo, cujo tempos passa e novos impérios surgem derrubando o anterior. Este mundo jaz no maligno e vai ser destruído junto com o maligno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracas! Merabolante!!

      Excluir
    2. Parte A

      Te pareceu fantasioso??? Bem! Talvez é porque ainda não te informaram que no hebraico arcaico, isto é, primitivo e assim nativo (original), as coisas de grande intensidade ganhavam substantivo “plurálico”, digamos assim. Por exemplo: A vida. Vida é uma coisa que geralmente não dura apenas um dia, mas vários. Então no hebraico ela é VIDAS. Os espíritas distorcem isso para dizer que na terra temos várias vidas, em diferentes eras. Um absurdo.
      Este mesmo comportamento de nomenclatura aparece na palavra água. Como a intensidade de toda água é enorme, assim em hebraico é ÁGUAS. De mesma forma é o céu. Como ele é infinito, também é chamado de CÉUS. Aí te pergunto: Porque ELOHIM, que traduzido certamente era DIVINDADES, foge disto??? Aparentemente é porque o próprio ALTÍSSIMO, através de SEU Representante Legítimo mandou Moisés falar às tribos israelitas que as DINVIDADES delas devia ser UMA SÓ: YHWH.
      Ok! O ALTÍSSIMO falou, então tá falado, mas a pergunta é: Será que não tem um porquê, disto???
      Bem!!! Antes do MESSIAS aparecer, não se sabia que YHWH tinha um Representante muito parecido com ELE e que usando O NOME YHWH se apresentou a Moisés, a Abraão e outros personagens. Se pensava que era o próprio YHWH PESSOALMENTE, mas o próprio Salomão, numa oração no Templo que construiu demonstrou saber que não era o próprio YHWH PESSOALMENTE quando disse que se o ALTÍSSIMO mesmo viesse aqui no nosso planeta, nosso planeta não resistiria. Na era MESSIÂNICA PRIMITIVA isto ficou claro, quando o Emissário Yohanam (Apóstolo João) disse que “Ninguém, jamais, viu O DEUS. SEU Filho Unigerado é que sempre O REVELOU”. O Emissário Shaul também disse que “ELE (YHWH) que homem algum viu e jamais pode ver, mora em alturas inacessível”. Assim fica claro também o porquê de todo texto do Primeiro Pacto, sempre quando fala que YHWH apareceu diante de alguém, NO INÍCIO do texto sempre diz: “E apareceu o ANJO de YHWH” ou “O ANJO de YHWH falou” ou coisa do tipo. Ora! Se era um Mensageiro, então já não era o próprio YHWH.

      Aí entra outra pergunta: Por que então YHWH proibiu Israel a ter outro DEUS junto a ELE??? Certamente, não se tratava ser uma proibição a se ter no entendimento que um ser espiritual é um deus por natureza, pois é sim. A lógica é: Um integrante da espécie humana é um ser humano, ou seja, um homem (ou mulher). Assim um integrante da espécie divina (feito de espírito, que é a Energia cósmica) é um ser divino, ou seja, um deus. Tanto que se percebe que antes do cativeiro, os próprios israelitas chamavam os Anjos de Deuses. Até juízes de Israel eram chamados de DEUSES. Por que até juízes serem chamados deuses??? Certamente que a palavra também tinha por significado AUTORIDADE SUPERIOR, e assim o respeito CABÍVEL a quem o é devia (como deve) ser dado. A YHWH cabe o maior de todos, ou seja: Fazer a vontade DELE em primeiro lugar.

      Excluir
    3. Parte B

      A verdade da proibição de se ter algum Deus junto a YHWH só pode ser esta: “Não faça como as nações que tem várias divindades para cada necessidade. Eu, YHWH, sozinho sou capaz de gerar o suprimento de todas as vossas necessidades. Portanto, não siga os costumes das nações”, coisa que Israel só foi começar a deixar de fazer, depois que caiu em Babilônia e adotou costumes estranhos que julgou ser útil para ter apenas YHWH como o único DEUS existente no UNIVERSO (céus ou galáxias), quando na verdade ERA PARA TER YHWH como o único DEUS como sendo o digno de lhes dizer como viver, de acordo com as vontades DELE. Que os deuses das nações também eram deuses, até o próprio YHWH dizia ser, ao chamá-los de DEUSES, mesmo dizendo que por natureza, estes deuses não era deuses, e isto é óbvio, pois a partir do conceito de que tudo que alguém adora, para este alguém aquilo é o deus dela, mesmo que por natureza tal coisa não seja deus, mas devido ter alguém adorando-o, assim passa a ser, então é. Quanto mais então um integrante da ESPÉCIE DIVINA, cujo toda ELA surgiu de YHWH!!!!


      Ok! Mas então o que de fato é a ELOHIM??? Certamente que é O CONJUNTO GERAL FORMADO POR TODOS OS SERES FEITOS DE ESPÍRITO (ENERGIA CÓSMICA PODEROSA). Esta Comunidade universal é HIERÁRQUICA onde YHWH é o SOBERANO SENHOR Nela e ELE fez da Sua primeira Aquisição, que primeiro chamou de PRINCÍPIO DE SABEDORIA, e mais tarde ocupou a vaga deixada por satan, de Senhor no universo, estando acima de tudo e todos, exceto de YHWH, conforme o Emissário (Apóstolo) Shaul (Paulo) ensinava. Isto, YHWH fez a Miguel, que no mundo se introduziu com o nome de YASHUA, provavelmente, porque mesmo tido se tornado o personagem mais destacável entre os demais Seres Celeste no quesito agradar ao ALTÍSSIMO, e tido sido um dos primeiros Príncipes, o segundo depois do próprio ALTÍSSIMO, se ofereceu para se dar por moeda de troca e assim desobrigar a humanidade pecadora passar pelo castigo sentenciado na Lei dada no Éden: Morte eterna, após o julgamento final das coisas feitas durante a passagem de vida na terra. Agora, desde que se aceite ao MESSIAS como sendo O AGENTE DE SALVAÇÃO dado por YHWH a nós e passemos a aceitar que este Agente é Senhor no universo instituído pelo o próprio YHWH, então, após passar pela morte comum, poderemos ter chance de durante o Milênio, aprender a viver conforme YHWH quer e assim, depois de passar por um teste final, após o fim do Milênio, viver eternamente na terra nova, que irá substituir a atual que vai se achar destruída (deformada), conforme já foi outrora. Quem receber Este Agente e pela causa Dele padecer, irá se tornar Filho do ALTÍSSIMO, isto é, vai ser comprado da terra e virar Anjo para sempre.
      Na Nova terra, as coisas da Lei dada por intermédio de Moisés vão imperar na vida dos Israelitas, exceto os sacrifícios de animais, pois o Sacrifício do MESSIAS, o qual aqueles sacrifícios de animais representavam, já foi feito.

      Excluir
  5. Só espero de todo coração que consigas ver e entender professia em tempo ou seja até a volta de Senhor, que consigas ver que Ele é o Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Só espero de todo coração que consigas ver e entender professia em tempo ou seja até a volta de Senhor, que consigas ver que Ele é o Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de revelar aos amados aquilo que o todo poderoso tem me instruído. Nao importe com o nome de Deus .tenha em mente a importância da sua salvação! Muito saber é enfado da carne e da mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pouco estudo é presa fácil do engano!

      Excluir
    2. não se importar com o nome do ETERNO? Que conselho do diabo, temos que anunciar o nome do ETERNO

      Excluir
    3. Nao estuda nao, chaver! Fique na ignorancia! Kkkkkkkkk

      Excluir
  8. Amigo. Os textos dos Salmos contém muitas profecias escondidas sob a forma de frases. Esse tipo de profecia é bem comum em Isaias e os outros profetas. E realça mais em Salms por serem musicas e poesias. Se os Judeus considerassem errados o que foi escrito em Mateus 2.15, pprovavelmente eles teriam se pronunciado contra na época. Mas não o fizeram. O proprio autor era judeu e coletor de impostos. Ele saberia que esta passagem falava de Israel . mesmo assim ele deu uma nova interpretação. Não ouve um erro. A reinterpretação foi intencional e nenhum dos outros judeus foram contra. Com relação a exegexe hebraica, tende sempre a colocar todos os textos messianicos como falando de Israel. Até mesmo o texto de Isaias 53 que claramente fala do messias. Se voce ler Isaias 53.9 vai ver uma profecia a respeito de Jesus um pouco escondida. "Designaran-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte". Jesus foi cruxificado entre dois ladrões e foi enterrado num tumulo que pertencia a José de Arimateia-um homem rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Judeus nao contradisseram? As passagens talmudicas que o citam foram forjadas!
      Existe um Messianismo Judaico proprio! Todo o resto e abominacao!

      Excluir
  9. No mais amigos, o que faz-me acreditar em Jesus além do evangelho, é a presença do Santo Espírito de Deus que nos convence do pecado. Depois vem a experiência com Deus; de invocá-lo, adorá-lo etc; tem mais o Deus de Israel não é só dos judeus, é também dos gentios que o confessa seu filho "Jesus". E todo o ser humano tem o direito de o tê-lo como seu Deus se o quiser pois somos sua imagem ainda que perdemos sua semelhança la no Éden, aí entra o "Filho" e resgata a semelhança para junto de nós novamente.Me orgulho muito dos Judeus amo muito esse povo Desde Abraão até o que nasceu hoje. Paz para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bnei Noah! Yahudi nao! Toda a Humanidade louvara D'us na Era Messianica, mas nem todos serao do Povo Eleito!

      Excluir
  10. Oi, Danilo. Aproveita e veja um comentário meu no meu blog: http://blogdoroneilson.blogspot.com/2019/04/a-melhor-forma-de-entender-mateus-2-15.html?m=1

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama