Pular para o conteúdo principal

Isaías - Resumos de todos os 66 capítulos

 Capítulo 1 - Quando se instaura (coletivamente) o descaso social, até as práticas religiosas são abomináveis para Deus. Este cenário leva à decadência e à desolação, como Sodoma. Mas há esperança, com o retorno ao caminho certo.

Capítulo 2 - Um dia, toda a humanidade, deixando de lado a guerra, irá buscar a luz da palavra de Deus. O homem idólatra e arrogante tem motivos para temer, pois será julgado por Deus. 

Capítulo 3 - Hoje, imperam em Jerusalém o luxo e o descaso social, como em Sodoma, e práticas de superstição e idolatria (não detalhadas). Mas o juízo virá! A cidade será entregue à desordem.

Capítulo 4 - Deus limpará Jerusalém de suas impurezas (homicídio etc.). Os restantes serão justos, protegidos por Deus.

 Capítulo 5 - Novas acusações contra o povo, na forma de uma parábola (a vinha) e uma série de "ais".

 Capítulo 6 - O anúncio da missão do profeta é descrito dentro de uma visão mística. Isaías deve falar ao povo até que as cidades fiquem devastadas.

Capítulo 7 - Síria e Israel (Norte) ameaçam invadir Judá. Isaías conforta o rei Ahaz e anuncia um sinal de que a coligação estrangeira será derrotada: o Imanuel. Porém virão dias nefastos de desolação também para Judá.

Capítulo 8 - É predita a invasão Assíria do norte e do sul, mas não prevalecerá contra Judá, pois Imânu El: Deus está conosco. Só a Deus se deve temer. 

Capítulo 9 - Salvação de Judá e da dinastia davídica: o menino. O castigo de Israel (Norte).

Capítulo 10 - Acusação contra os que pervertem a justiça em Judá (vv. 1-4) e, na maior parte do capítulo, contra a Assíria (5-19, 24-34) que, mero instrumento do castigo Divino, visa a destruir as nações, com arrogância. Mas um resto de Israel voltará.

Capítulo 11 - Surgirá um rei justo investido pelo espírito do Senhor. Haverá plena paz, o fim do mal, e todos os exilados (Norte e Sul) serão ajuntados.

Capítulo 12 - Breve salmo que será cantado "naquele dia".

Capítulo 13 - Profecia contra a Babilônia. O juízo de Deus virá para punir a maldade do homem, realizada com arrogância. Os medos punirão a Babilônia, causando desolação.

Capítulo 14 - Israel voltará para sua terra e terá convertidos e servos das nações; o castigo da Babilônia (particularmente de seu rei), da Assíria e da Filistéia.

Capítulo 15 - Continuando a coletânea de castigos sobre as nações, este breve capítulo anuncia a destruição de Moab.

Capítulo 16 - Ainda o castigo de Moab (que terá que oferecer tributo a Judá) e suas lamentações.

 Capítulo 17 - Proclamação da destruição de Damasco (Aram/Síria): "esta é a porção dos que nos saqueiam!".

Capítulo 18 - Breve "ai" contra uma nação pouco identificada, associada a Cuxe.

Capítulo 19 - Proclamação contra o Egito e suas superstições: "o rio secará". Naquele dia, o Egito temerá Judá e, juntamente com a Assíria e Israel, servirá o Senhor.

Capítulo 20 - Isaías nu e descalço como sinal contra o Egito, Cuxe e os que neles esperavam

Capítulo 21 - Proclamação contra a Babilônia, Edom e a Arábia.

Capítulo 22 - Proclamação contra o "Vale da Visão" (Jerusalém): o cerco da cidade. Tentaram fortificá-la, mas não se lembraram de Quem causou a situação. Comeram e beberam quando deveriam jejuar. Profecia contra Xebna, administrador do Palácio.

Capítulo 23 - Breve Profecia contra Tzor ("Tiro"), cidade mercadora.

Capítulo 24 - A terra será muito devastada; cessará a alegria. As nações glorificação a Deus, mas será tempo de sofrimento.

Capítulo 25 - Deus é louvado por proteger o indefeso da destruição em massa. Haverá uma festa de todos os povos; Moab será esmagado.


Capítulo 26 - Louvor (a ser cantado "naquele dia") e oração a Deus, que fortifica Jerusalém e pune os que são muito mais poderosos do que ela. Feche a porta, pois é chegada a hora de punir os habitantes da terra.

 

Capítulo 27 - Israel, a vinha, florescerá e seus frutos encherão o mundo. A cidade fortificada ficará solitária. O grande retorno e ajuntamento.

 

Capítulo 28 - Deus deitará por terra o orgulho dos "bêbados de Efraim" e castigará os zombadores de Jerusalém. "Eis que firmo em Sião uma pedra angular".

 

Capítulo 29 -  "Ai" contra Ariel (Jerusalém), cujo povo vê, mas não entende, honra Deus apenas com os lábios.

 

Capítulo 30 - Ai dos filhos rebeldes que ilusoriamente confiam no Egito. Recusam-se a enxergar, pedem aos profetas que anunciem falsidades. "Vossa salvação está na conversão e no retorno". Um dia (no grande massacre), cessarão as lágrimas e a idolatria. Haverá abundância e Deus castigará a Assíria.

 

Capítulo 31 -  Não confiem no Egito, humano, e sim no Senhor. Ele derrotará a Assíria miraculosamente.

Capítulo 32 - O rei e os juízes hão de atuar segundo a justiça. Haverá desolação, até que o sopro seja derramado e, enfim, haverá paz e segurança.

 

Capítulo 33 - Quem devasta será devastado; haverá desolação nas nações, mas quem é justo será sustentado.

 

Capítulo 34 - Ouça toda a terra: o Senhor prestará contas com todas as nações; Deus se vingará de Edom, deixando-o deserto.

 

Capítulo 35 - O deserto, alegre, florescerá. Cegos, surdos, mudos e coxos serão restabelecidos. Jorrarão águas no deserto e os remidos voltarão pelo caminho do Senhor.

 

Capítulo 36 - Narração histórica: o ajudante de campo ("Ravxaquê") de Senaquerib, rei da Assíria, é enviado e ameaça a liderança e o povo, tentando persuadi-los a não confiarem no Senhor.

 

Capítulo 37 - Ainda a história da iminente invasão assíria. A carta do rei da Assíria e a oração de Ezequias; Isaías responde com profecias. Morte de 185.000 soldados assírios e de Senaquerib.

 

Capítulo 38 - Ezequias, acometido por uma doença mortal, suplica a Deus, que lhe dá um sinal miraculoso de cura. Salmo de Ezequias e sua cura.

 

Capítulo 39 - Breve episódio sobre a visita da embaixada do rei de Babilônia após a recuperação de Ezequias: prenúncio do exílio (cativeiro).

 

Capítulo 40 - "Consolai, consolai o meu povo"; "vozes" diversas; Deus, totalmente incomparável (em contraste com o ser humano e os ídolos) e Todo-poderoso, é o que pode pleitear a causa de Israel e rejuvenescê-lo.

Capítulo 41 - O Senhor desafia as nações e os ídolos; é ele quem vem em socorro de seu servo, Israel, mesmo quando este parece morto. "Um homem" escolhido para pisar as nações.

Capítulo 42 - Eis o meu servo, pus sobre ele o meu espírito. Deus não dá sua glória aos ídolos. Salmo de louvor. Vou devastar montanhas e colinas. Quem era cego, senão meu servo?

Capítulo 43 - Não tenhas medo, Israel! Eu, o Senhor, sou teu salvador, não há outro. Vós sois minhas testemunhas, meu servo. Eis que eu farei uma coisa nova.

Capítulo 44 - Não temas, Israel, meu servo. Volta a mim, pois Eu te resgatei. Jerusalém e o templo serão edificados. Ciro será um importante instrumento Divino. A incrível ignorância dos pagãos e a impotência de seus ídolos, que eles criam.

Capítulo 45 - Assim fala o senhor a seu Messias: Ciro. Mesmo sem você me conhecer, te chamei para cumprir meu propósito, por causa de Israel, meu servo. Crio o bem e o mal e não há outro. Israel será salvo pelo Senhor e os sobreviventes das nações reconhecerão a Deus.


Capítulo 46 - Os ídolos desmoronaram; são totalmente impotentes para salvar. Só o Senhor é Deus, não existe outro, e nada se compara a ele; eu darei em Sião a salvação.

 

Capítulo 47 - Anunciado o castigo de Babilônia por Deus. Ele havia entregue Israel nas mãos do opressor, mas este sou com arrogância e sem compaixão. Seus ídolos, astrologia e superstições não a salvarão.

 

Capítulo 48 - Deus, o primeiro e último, se dirige a Israel, que professa a crença monoteísta mas sem sinceridade nem retidão. Deus anuncia "os primeiros acontecimentos" previamente, para que não atribuíssem as ações aos ídolos, com os quais o Senhor não divide sua glória. Tu não ouviste! Mas por meu nome modero a minha cólera. Saí da Babilônia dos caldeus!

 

Capítulo 49 -Israel, servo do Senhor e luz para as nações, será restaurado e "muitos virão de longe" por que Deus nunca se esquece dos seus.

 

Capítulo 50 -"Não divorciei vossa mãe". Minha mão não é curta para libertar. Profeta, servo do Senhor, passou por descrédito e represálias, mas se manteve firme, sem reagir.

 

Capítulo 51 - O Senhor conforta Sião; não tenham medo do riso do ser humano, mortal. Minha salvação está próxima.

 

Capítulo 52 - Desperta, Sião, vocês serão resgatados. Saiam do meio de Babilônia. "Eis que meu servo terá êxito...".

 

Capítulo 53 - Ele (o Meu servo) foi desprezado, escarnecido, arrastado, julgado, triturado, morto e sepultando por nossas (de seu povo) culpa; porém, será justificado e recompensado.

Capítulo 54 - Aclama, Estéril! Os filhos da Desolada são mais que os da Desposada. Transbordarás para a direita e para a esquerda. Deus é que te resgata! Jurei nunca mais me irritar contra ti, como as águas de Noé. Todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; nenhuma arma fabricada contra ti prosperará.

 

Capítulo 55 - Venham todos os que estão com sede beber e comer de graça manjar e saborosos; manterei os benefícios de Davi. Buscai Deus: que o malvado abandone o mau caminho. Minha palavra não volta sem executar meu propósito. O glorioso retorno do povo no caminho.

 

Capítulo 56 - Pratiquem o direito, pois a salvação está próxima. Até os aspectos cerimoniais da Torá (sábado, sacrifícios) estão disponíveis para os estrangeiros, que terão recompensas talvez maiores que os naturais. Crítica aos "pastores", que só se interessam por vinho e se desencaminham.

 

Capítulo 57 - O justo perece sem que ninguém veja; mas virá paz. Forte censura aos idólatras, capazes de fazer sacrifícios humanos. Quem se refugia em mim herdará a terra. "Desimpedi o caminho do meu povo". Paz! Eu os curarei; mas para os maus não há paz.

Capítulo 58 - Anuncie as faltas de Israel: jejuam, mas são apenas atos exteriores, pois não desamarram o jugo dos presos nem partilham o pão com o faminto. Se assim fizessem, Deus responderia imediatamente e faria justiça! Você seria como jardim irrigado. "Se te abstiveres de andar no sábado...".

 

Capítulo 59 - Dissertação sobre o abandono da justiça social e do direito, levando à intervenção do Senhor. Não é que Ele é incapaz de salvar; são vossas faltas que levantaram uma separação! Como não viu ninguém (agindo), Deus o salvou/sustentou. Então se temerá o Senhor. Minha aliança: Meu Espírito sobre ti e tua descendência.

 

Capítulo 60 - Levanta-te e resplandece: a glória do Senhor se levantou sobre ti! As nações vão caminhar para a tua luz. Vê: teus filhos se congregam todos e vêm a ti. Com eles, as riquezas das nações. "As nações (que não te servirem) serão totalmente devastadas". O Senhor será tua luz permanentemente.

 

Capítulo 61 - "O espírito do Senhor está sobre mim, me ungiu...". Reconstrução de Sião. Estrangeiros farão pastar vossos rebanhos. Pois Eu, o Senhor, amo o direito. Resposta de Sião: louvor a Deus, que fará germinar (צמח) a justiça.

Capítulo 62 - Pela causa de Sião não me manterei quieto. Até que surja sua justiça e salvação, vistas pelas nações. Nunca mais teus alimentos servirão aos inimigos. Desimpedi o caminho! Erguei o estandarte.

Capítulo 63 - O justiceiro das vestes vermelhas, que esmagou os povos. Deus é o verdadeiro pai do povo de Israel, interferindo na história. Ainda que os israelitas "acabrunhem o Espírito Santo". Por que nos fazes errar, Senhor? Ah! Se rasgasses o céu e descesses!

Capítulo 64 - Breve salmo que lamenta o exílio e a falta de intervenção divina pela causa de Jerusalém. "Eis-te irritado pois nós nos desviamos... todavia Tu és o nosso pai".

Capítulo 65 - Eu (Deus) me fiz procurar pelos que não me consultavam, povo rebelde, que não invocava meu nome. Fazem práticas idolátricas e abomináveis. Não destruirei tudo por causa dos meus servos, que herdarão minhas montanhas. Será visto que o justo terá bem-estar, e o ímpio, a derrota. Vou criar novos céus e nova terra: cenário "utópico".

Capítulo 66 - O que Deus deseja não é necessariamente o templo, e sim assistência ao humilhado. Outra censura aos obstinados, que praticam idolatrias abomináveis. Antes das dores de parto, Sião deu à luz seus filhos. Os justos serão consolados, os hebreus, sacerdotes e levitas, serão trazidos das nações. O Senhor vem, no fogo, armado, e julgará os inimigos, matando-os. O futuro Templo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama