terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como é possível ler hebraico sem as vogais?

Pergunta: como faço para ler em hebraico sem os sinais massoréticos? como é possível saber quando e qual vogal está inserida ali?

Reposta: Obrigado por sua pergunta! São pessoas como você que nos dão motivação para continuar!

Isso é coisa para anos de aprendizado. Não se preocupe com isso agora.

Mas para respondê-lo, desde tempos mui remotos se sentiu a necessidade de se vocalizar "um pouco" o texto, e aí passou-se a uzar certas consoantes para representar vogais, o que torna bem menos penosa a leitura.

Quando se inventou os pontos vocálicos, percebeu-se que tinha consoantes que só funcionavam ora representar vogais então eis a solução: fundir as vogais a essas consoantes! Por isso você vai perceber que algumas vogais são a soma de um ponto vocálico com uma consoante.

Baseado nisso, deixo duas palavras para observação:

תוֹרָה = torá
טַלֵּית = tallet, a pronúncia sefardita para o xale judaico de orações. Perceba que o iod não tem
som algum, está ali para representar uma vogal. Espero não ter complicado!

ivrit5770@hotmail.com

11 comentários:

  1. oq significa a palavra lilith em hebreico na biblia?isaias 34/ver.14...

    ResponderExcluir
  2. Existe uma regra para ler hebraico sem os massoreticos?

    ResponderExcluir
  3. sinaias massoreticos não é hebraico e numca sera,é ´so um acessorio.
    assista este video que vc vai inteirar de tudo.
    http://www.youtube.com/watch?v=ma4y3gYd3r8&list=UUjeyeoZFgX5zq9kmDWi9C_g&index=4&feature=plcp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YHVH se lê Ieova porque Y é Iode quem tem som de I e Hei tem som da vogal o ,o vav tem som de V e o último H tem som de A. YHVah: Ihovah : Yehovah, o J é um prefixo que leva o verbo Hvh ou seja Hvah : ser ou tornar a ser,para o futuro.então temos Jhvh: Jhvah : Jehovah .Esse é o nome do Deus de Israel,o Pai de Nosso Senhor Jesus

      Excluir
    2. O nome de Eva surgiu a partir do verbo Hvh ou seja Hvah quem do nome de Deus Yehovah , Yevah :Evah : Eva .Ela veio a se tornar a mãe de todos os homens na terra,araves dela Deus trouxe as outras gerações

      Excluir
    3. Jonathan veio de Yehovah,Yehonathan,Yehonathan,Jonatan

      Excluir
    4. Para se chegar ao nome correto do Eterno e do Messias não precisa usar em hebraico os sinais massorético, é por isso, que tem várias interpretações de nomes diferentes. O יהוה (YUDI RÊ VAVE RÊ) já define o Pai como "YAUH" e o Messias "YAUSHA" .

      Excluir
  4. O NOME JEOVAH NÃO EXISTE NA BÍBLIA. NA VERDADE, ATÉ OS DIAS ATUAIS, NINGUÉM SABE O NOME DE DEUS. YHWH É UM TETAGRAMA CUJO SIGNIFICADO NEM O PRÓPRIO JESUS OUSOU FALAR.

    ResponderExcluir
  5. Tem alguma coisa que não bate com os comentários lidos.
    Primeiro a Letra "J" não consta no Alfabeto Hebraico, portanto, o nome do Eterno jamais poderia ser feito Tradução,e sim, transliteração, pois o nome leva a personalidade e o carácter da pessoa, é pessoal intransferível, os artistas internacionais e presidentes de países são reconhecidos no mundo inteiro pela sua escrita de seu país e pela sua pronunciação, porque os nomes do Eterno e do Messias seria inventados?
    As palavras "Jeová e Jesus" foram criadas para ocultar os verdadeiros nomes do Eterno e do seu filho. Por serem pessoas distintas caem por terra a doutrina da Trindade, palavra esta inventada pelo homens.

    Resumindo, nome do Altíssimo do Tetragrama (YHWH) = (YAUH) e do MASHIAH (YAUSHA), o filho leva as iniciais do Eterno.

    Se (YAUSHA) na oração conhecido como Pai Nosso em (Mateus 6:9) ensina santificar o nome do Pai como ficaria o nome do Pai sem pronunciar, ou, sem ensinar ou, ocultar?

    Como comentaram o seguinte que: "YHWH É UM TETAGRAMA CUJO SIGNIFICADO NEM O PRÓPRIO JESUS OUSOU FALAR", como assim? Quer dizer que estes textos abaixo são falsos?

    - (João 17:6) “ Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra.”
    - (João 17:26) “ e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja.”
    - ( Atos 4:12 ) “ E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. “
    - ( Salmos 45:17 )“ Farei lembrado o teu nome de geração em geração; pelo que os povos te louvarão eternamente.”
    - ( Hebreus 12:2 )“ dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.”

    E vários outros textos que comprovam que o nome do Eterno seria divulgado, porque uns dos propósitos do Pai ao enviar o seu Filho era fazer conhecer o Pai pelo seu nome, uma fez que isso que fizeram hoje, omitiram os nomes do Pai e o do Filho falsificaram, por colocar nomes que não são, isto já estava predito acontecer, o o Eterno já informou que aconteceria estas coisas?

    O nome do Eterno seria Blasfemado:

    - ( Isaías 52:5,6 ) “ E agora, que acho eu aqui? diz o Senhor, pois que o meu povo foi tomado sem nenhuma razão, os seus dominadores dão uivos sobre ele, diz o Senhor; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo!
    Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui.”

    ( Zacarias 14: 1,9 ) “ 1-Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
    9- E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.” ... ( despojos Restos )

    ( Isaías 42:8 ) “ Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. “ Fizeram isso, verteram o nome do Eterno para Senhor fazendo uma confusão, com isso, fortaleceu a Trindade onde o Pai e o Filho passaram ser uma pessoa, que na verdade são seres distintos, onde seu Filho fez Glorificar o nome de seu Pai.

    A prova contundente está aqui quando o próprio Filho ao ser questionado pelos seus Discípulos quando seria o dia e a hora de sua segunda vinda e YAUSHA diz:

    - (Mateus 24:35,36) “ Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. “ Se o Pai e Filho são as mesmas pessoa como então quem sabia é o Pai?

    Isso tudo veio da Religião mãe o Catolicismo que passou para dentro das demais religiões onde compraram estas mentiras.

    ResponderExcluir