Pular para o conteúdo principal

Você Conhece Mesmo a Bíblia?

Costuma-se dizer que a Bíblia é o livro mais publicado, traduzido e lido no mundo. Hoje temos a Bíblia em absolutamente todas as línguas do mundo e até mesmo em quase todos os dialetos, incluindo os mais exóticos.

A pergunta é: será que todas as pessoas que leem a Bíblia realmente sabem o que ela quer dizer? Será que a Bíblia pode ser traduzida a que língua se queira de forma fiel, fazendo com que todos entendam sua mensagem?

É sabido que "toda tradução é uma traição", ou seja, é impossível que se traduza de uma língua a outra mantendo todas as ideias presentes no texto original. Nesse artigo em particular vamos conhecer razões suficientes para mostrar que pessoas que estudam a bíblia em traduções têm acesso apenas a uma pequena "face" do texto original

A questão linguística


1- Expressões só entendidas em hebraico
Vamos citar um único exemplo, muito eficaz para mostrar a perplexidade do leitor em português que é explicada por particularidades do texto hebraico:

Jeremias 1, 11-12 - "Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir."

O leitor acostumado a sua bíblia em português perguntará "O que tem a ver o ramo de amendoeira visto pelo profeta com o fato de que Deus vela pela sua palavra para cumpri-la?" Acontece que no original hebraico a palavra amendoeira em hebraico é chaqed (שקד) enquando "velo", verbo velar é chaqad (שקד). Fácil é até para o leitor leigo que ambas as palavras têm origem comum, assim como "pasto" e "pastor" em português.

2- Frases idiomáticas
Todos os idiomas têm suas frases idiomáticas, ou seja frases características que o tradutor terá que traduzir para uma frase correspondente em seu idioma, de forma que seja compreendido. O tradutor inglês-português, para citar um exemplo verá que sua tradução ao pé da letra ficará um tanto estranha em português. Isso é melhor notado ainda em traduções eletrônicas. Exemplos em hebraico seriam má chelomekhá?, que significa literalmente "qual a sua paz?", mas como correspondente idiomático à língua portuguesa melhor se traduziria como "Como estás?", ou seja, a frase que se usa para perguntar pelo bem-estar de alguém. A resposta a essa pergunta é chelomi tob, que significa ao pé da letra "minha paz é boa". Se questionado por sua idade, um falante de hebreu bíblico de 30 anos de idade dirá "ani ben cheloshim chaná", literalmente, sou filho de trinta anos (embora chaná seja uma palavra singular em número).

3- Ausência de vocábulos correspondente e múltipla correspondência
Como um terceiro ponto, se por um lado temos palavras no idioma hebreu sem correspondentes em língua portuguesa (exemplo é visto nas primeiras palavras da bíblia: bará, que significa "criar do nada", e não simplesmente "criou Deus"), por outro há palavras hebraicas que correspondem, cada uma delas a várias palavras em português (rúah = vento, espírito, atmosfera, etc.). Nesse caso, o tradutor sempre escolherá a palavra a verter e, claro, colocará aquela que satisfaça suas crenças pessoais.

4 - A questão cultural
Como um quarto ponto, trazemos como problema à tradução as palavras que trazem em si, muito mais que um vocábulo a ser traduzido, uma expressão cultural do seu povo (o que está relacionado ao ponto 2). Exemplo seria a palavra "inferno". Em nossa cultura, um lugar de sofrimento chefiado pelos "demônios". Em inglês, a palavra "Hell" relaciona-se ao nome de uma deusa da mitologia saxônica. O "Hades" grego é a casa do deus da morte, de mesmo nome, para onde vão tanto bons quanto maus, e finalmente, Cheol, palavra traduzida à vontade em nossas bíblias brasileiras como inferno, sepultura, Seol e outros, quando convém ao tradutor, quer dizer a sepultura, às vezes em sentido figurado.

5- Pausas da Bíblia Hebraica
Na Bíblia Hebraica, o sistema de pausas é muitíssimo diferente da nossa ocidental, o que é um dos maiores causadores de problemas de tradução e interpretação, principalmente em pretensas "profecias messiânicas". Para citar o quanto tem a ver simples pausas com a compreensão do texto, vejamos como exemplo a primeira coisa que o leitor da bíblia verá ao abri-la:
Onde esses simples sinais em vermelhos (em hebraico, te'amim), invariáveis em qualquer edição da bíblia hebraica querem dizer, muito mais que erroenamente pensam alguns: as notas musicais usadas na leitura cantada no culto hebraico (e essas notas variam de uma etnia judaica a outra), servem para separar ou unir uma palavra à outra. Nesse caso, o versículo poderia ser traduzido figuradamente em português como "No princípio, criou-Deus; o céu, e a terra.", o que bem estranho ao leitor falante da língua portuguesa. Também pode isso ser representado como
((בְּרֵאשִׁית (בָּרָא אֱלֹהִים)) ((אֵת הַשָּׁמַיִם) (וְאֵת הָאָרֶץ))) Podemos sintetizar essa divisão como se na bíblia hebraica houvesse uma sequencia de perguntas: "No princípio (o que ocorreu?) criou (quem criou?) De'us (a que?) o céu (algo mais?) e a terra.".

Além dessas pausas menores (pontuação), a Bíblia Hebraica está dividida textualmente entre "parchiot" (textos, porções ou parágrafos) petuhot (abertas, singular: parachá petuhá) e setumot (fechadas, singular: parachá setumá), que são os parágrafos do texto hebraico, representados na Bíblia impressa como letras pe (פ) ou sâmekh (ס), o que também têm implicações exegéticas importantíssimas, e desconhecidas em nossas traduções.

Finalmente a divisão em capítulos e versículos, que associamos assim que alguém pronuncia a palavra "Bíblia", não é algo original, e infelizmente causa inúmeras falsas interpretações, pois sugere uma pausa entre os capítulos. Logo, os capítulos 52 e 53 do profeta Isaías deveriam ser entendidos como uma continuação, e não como capítulos distintos. A divisão de capítulos e versículos das Bíblias Hebraicas também é diferente da nossa. Enquanto Malaquias, o último livro do Velho Testamento cristão tem quatro capítulos, o livro que está mais ou menos a um terço da Bíblia Hebraica tem apenas três. Na "profecia messiânica" de Isaías capítulo 9, o primeiro versículo na Bíblia Bristã, é o último do capítulo anterior na Bíblia Hebraica, o que traz, além de numeração de versículos diferente, provas que o texto de Isaías está ligado um capítulo ao outro, e não entendido separadamente, o que é o motivo de ser chamado Isaías de "o profeta messiânico", pelos cristãos. Isso é apenas um exemplo, há inúmeros desencontros entre versículos entre as bíblias. Aqueles titulozinhos de textos das versões cristãs não existem no original, e infelizmente também inserem interpretações pessoais dos tradutores, causando grande confusão.

Penso que essa seja a altura certa do texto para falar da diferença entre a ordem dos livros na Bíblia Hebraica e a nossa. A Bíblia Hebraica está dividida em três partes: a primeira é o humach, ou pentateuco, a segunda são os profetas, e finalmente, os "escritos". Historicamente esses livros estão classificados pelo judaísmo como diferentes graus de importância, e Daniel, o mais futurista dos profetas, na visão cristã, não é profeta*, e é colocado ao lado de livros históricos e poéticos.

Até aqui falamos apenas de meras implicações linguísticas da Bíblia Hebraica. Pois bem, deve-se ter em mente que o hebraico, muito mais que uma "língua original" que o seminarista deve estudar para conhecer a Bíblia, é um mundo totalmente diferente, onde temos aberrações linguísticas e gramáticas que os escribas nunca mudaram, porque têm seu significado, onde as letras são números e símbolos, falando tanto quanto as palavras que formam! Passemos a considerar agora um pouco desses aspectos:


A questão Exegética

Infelizmente, e como já citamos, as pessoas que estudam hebraico em muitos seminários cristãos acham que conhecem a Bíblia como uma totalidade, e que o estudo do "original" trará mero esclarecimento linguístico, traduzindo do hebraico para o português como se traduz do espanhol para o português. Essas pessoas ignoram, ou pensam que mais conhecem o idioma hebraico que os exegetas, gramáticos e místicos judeus dos últimos dois mil anos (e na literatura judaica há muitíssimas páginas sobre por que a Torá começa com B e não com A [berechit...]), esquecendo-se de que a Bíblia Hebraica não seria compreensível sem a cuidadosa edição massorética, pois sem ela não teríamos sequer o texto hebraico vocalizado, impossibilitando-nos distinguir uma palavra de outra com as mesmas consoantes.

É dever citar o cuidado jamais visto que o povo judeu teve em preservar seu texto sagrado: os sábios massoretas cuidaram em contar as letras do texto sagrado (e você conhecerá essa contagem em qualquer edição impressa do Tanakh), os judeus iemenitas passaram uma verdadeira história separados da civilização judia europeia conservaram sua Torá até hoje com menos de dez letras de diferença das que usamos, quase sempre letras vocálicas, sem falar do zelo excessivo que tem, até os nossos dias um escriba judeu (sofer) para copiar o texto da torá**, isso para evitar ser excessivo em louvores e homenagens.

Começando a citar as implicações exegéticas do texto da bíblia hebraica, convém citar em primeiro lugar os conhecidos

6- códigos da bíblia
Que são jogos incríveis com as letras da Bíblia Hebraica. Para citar um primeiro exemplo, vejamos o texto de gênesis 1,31-2,2, sobre a consagração do sábado nos primórdios da criação:

O leitor que conhece as letras hebraicas perceberá que, aparece, em um intervalo de sete em sete letras (e sete é um número significativo na bíblia), as letras da palavra Israel (ישראל - as letras marcadas com quadrados azuis), em quanto as iniciais de "Iom Hachichi. Vaikhúlu Hachamáiim" (dia sexto, e foram criados o céu) formam o nome inefável de Deus (I-H-V-H - letras indicadas com quadrados vermelhos). Implicando ser o sétimo dia uma estreita ligação entre Deus e o povo de Israel! Veja muito mais desses códigos incríveis em http://www.chabad.org.br/datas/shavuot/a%20tora/codigos_tora.html


A probabilidade de que tais códigos sejam feliz coincidência é de 1 em 62.500.

7- Gematria
No alfabeto hebraico, cada letra tem valor numérico, e esse sistema (conhecido como gematria) revela muito da exegese hebraica. A terra que Deus mostraria a Abraão (ar'eca - gênesis 12, 1), tem o mesmo valor numérico de Éres Iisrael (terra de Israel). Em gênesis 29, 19, "titi" (melhor dá-la a ti) significa gematricamente a matriarca Lea, enquanto "mititi" (do que dá-la a outro) significa Rahel, mostrando com antecedência que Jacob desposaria Lea e só depois Raquel. Existem muitos outros exemplos desses jogos espalhados por toda a Bíblia, dos quais ainda vale a pena citar que os dez mandamentos se acham escritos com 620 letras, entendidas como os 613 preceitos dos judeus ao lado dos 7 preceitos dos demais povos (as leis de Deus para os não-judeus, de acordo com o judaísmo, são 7).

8-"Absurdos" textuais
Não é necessário voltar a citar o zelo do povo judeu em preservar a Bíblia Hebraica. Bem, geralmente se vc estiver copiando um livro em português e vê algo absurdo como um erro de ortografia ou de gramática, a tendência é corrigi-lo. O mesmo se aplica à Bíblia Hebraica, certo? Não! Nossas Bíblias Hebraicas conservam ao máximo o texto original, mesmo quando isso pareça absurdo. Como exemplos de "mistérios" no texto sagrado, podemos citar letras invertidas (fenômeno dos "nuns" invertidos em números 10, 35-36), letras finais no meio da palavra (Isa. 9,7 [6]) letras maiores (bet em "berechit - Gên. 1,1) menores (álef em vaiiqrá - Lev. 1,1), pontos estranhos sobre as palavras (e eram a esses pontos a que o NT se refere como "til"), etc. Todos esses textos tem uma vastidão de interpretações no judaísmo, e correspondem, em português, no mínimo a um "Ç" no início de uma palavra.

Por outro lado temos "absurdos" de concordância, por exemplo "ele" referindo-se a uma mulher, e que não são mudados na Bíblia Hebraica, e sim apontam para uma nota marginal.

Convém ressaltar a forma judaica de interpretação da Torá: "Nossos sábios dizem que a Torá tem "setenta faces", pois a torá foi dada também às setenta nações do mundo". Nesse caso, em sua tradução você só terá acesso a uma dessas faces, deixando de ter acesso a inúmeras outras interpretações possíveis para cada palavra. Uma das formas exegéticas judaicas chama-se pardes, o que é uma sigla de pechat, que é o sentido literal do texto, rêmez, o texto como uma alusão, derach, que é uma interpretação do texto, ou seja, pegar o texto para extrair dele uma lição, e por último sod que é o sentido oculto por trás das palavras.

Seria de meu interesse me prolongar muito mais nesse artigo, motivo pelo qual estarei sempre que possível atualizando esse blog, pois são muitas as pessoas, independentes de religião, que estão extraindo da Bíblia apenas histórias e pressupostos para seu apego fanático a uma religião, esquecendo de recorrer à interpretação original do texto. Certos pastores e membros de igrejas costumam citar que leram dezenas de vezes a Bíblia. Pergunto: Por que, ao invés de ficar lendo tanto uma tradução para o português, que só reflete a ideia do tradutor, esses leitores não estudaram O IDIOMA ORIGINAL, a HISTÓRIA BÍBLICA, a CRONOLOGIA BÍBLICA e a CULTURA JUDAICA?



* Daniel não é considerado um livro profético. De acordo com o Talmud (Babilônico, Baba Batra 15a), trata-se de um livro alegórico, uma espécie de código escrito pelos líderes judeus, na época da perseguição religiosa por parte de Antíoco, para que seus compatriotas confiassem em Deus e não transgredissem os mandamentos .

** O sofer tem de escrever em um alfabeto especial, calculando o espaço de cada letra para que as linhas fiquem bem ajustadas, e ainda deixa o espaço justo de escrever todos os nomes de Deus, pois só os escreve em estado de pureza absoluta, sendo que qualquer erro que não se possa apagar invalida toda uma folha de pergaminho. Há leis regulamentando cada parte do processo de escrita do texto.


Comentários

  1. alguem ai pode me dizer se tem a torah e tanach em portugues na net para baixar.......grato

    ResponderExcluir
  2. alguem pode me dizer se tem a torah e tanach em portugues para baixar.....me enviem. san_color@hotmail.com...grato

    ResponderExcluir
  3. Romeu, infelizmente, nenhuma tradução, mesmo as judaicas, pode mostrar todo o sentido do tanakh, por motivos citados nessa postagem, mas, é FATO que as versões judaicas são bem melhores. Temos versões da torá e tanakh em português se vc estiver disposto a adquirir, no site www.sefer.com.br. On line, temos versões judaicas em espanhol (http://tora.org.ar/) e em inglês (http://www.mechon-mamre.org/e/et/et0.htm).

    ResponderExcluir
  4. Por outro lado, é muito útil ter ao menos noções de hebraico. Quando se fala em "hebraico" vem à cabeça coisas impossíveis de serem aprendidas, mas o fato é que nunca o mundo experimentou pessoas mais preguiçosas de adquirir conhecimento quanto hoje em dia (não estou censurando ninguém, até porque muitas pessoas tem mais tempo que outras. Vc pode aprender a ler qualquer coisa nessas letras "malucas" em um dia, dependendo de sua capacidade de memorização! Com a ajuda de De'us, estarei postando sempre nesse blog coisas que possam ajudar pessoas sinceras que buscam o conhecimento. Shalom a todos!

    ResponderExcluir
  5. Seu texto está demais! Aprendi muito com ele.
    Eu tenho uma edição da Torá com comentários rabínicos. É realmente preferível do que as traduções bíblicas em geral.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá, você sabe diferenciar a forma pausal da forma acentual no hebraico. Se sim, onde está a forma pausal em Daniel 9:25. A acentual eu sei: o Atnah fica em baixo da expressão sete semanas. Mas contextual eu não sei ou pausal. Eu sei que a forma pausal é mais antiga que a acentual, poi ela era intonacional.
    Você sabe me informar onde aparece a parashot petuhot ou setumot em Daniel?
    Se você puder me auxiliar, sou grato.

    ResponderExcluir
  7. meu e-mail: eleazardomini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se a palavra BARA, significa também , SEPARAR. ?

    ResponderExcluir
  9. artigo muito abençoado.
    creio que todo esse conhecimento faz a diferença, mas Deus vê a intenção do nosso coração e quando "O" buscamos de todo o nosso coração "Ele" nos toma pela mão e nos encaminha em sua direção, mesmo porque nunca entenderemos tudo, mas se entendermos o "amar a Deus e ao próximo" e praticarmos isso, então já teremos entendido a essência do que Ele quis que entendêssemos. pois nisso está contido as escritura e os profetas. Jesus é simples tão simples que até os loucos não errarão o caminho..e também ( Is 46:12 ) nos confirma que o endereço de Deus está na intenção do nosso coração. obrigado Jesus por estar sempre nos abençoando.
    obrigado
    lasarocastro@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei e aprendi MUITO! Sem polemizar (criação ou evolução) você tem alguma coisa a respeito de Genesis 1 e 2? Se realmente a ordem de 6 dias hoje, o homem e a mulher no sexto dia e o "boneco de barro" (?) no capitulo 2 como se fosse um parêntese do capitulo 1? paulohegeto@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito, agradeço ao Sr Danilo a intenção de trazer a luz diante a toda cegueira ideológica que corrompem a verdadeira tradução dos escritos sagrados e levam a grande maioria aos erros da idolatria empírica de Constantino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama