Pular para o conteúdo principal

A chave do 'intelectual'

 

Certa vez, vi num livrinho o autor "pedindo desculpas" por não ter "um grande nível de intelectualidade". Isso nem faz sentido, porque  intelectual (esse adjetivo abusado e desajeitado) não é uma questão de quantidade, e sim de qualidade (propriedades, características). Em minha opinião, são alguns dos principais atributos do bom pesquisador, formando a palavra CHAVE:


a) Curiosidade — Quem acha que sabe tudo não tem o que aprender. É como um copo cheio em que não cabe mais nada. Donos da verdade não são confiáveis, e ninguém é pesquisador sem leitura e sem novidades, sejam poucas ou muitas. 


b) Honestidade — A pessoa honesta, quando não sabe de algo, diz as três palavras mágicas: eu não sei. Nada de ficar fingindo para "manter a pose". Humildade é fundamental sempre. O pesquisador também é honesto consigo mesmo e não dá um passo contrário às conclusões que tomou.


c) Autonomia — Não se deve acreditar em tudo o que se vê por aí. Ninguém é intelectual porque vê vídeos com informações duvidosas no YouTube. Muitos professores dizem informações erradas em sala de aula. O pesquisador 'vai ver se é mesmo'. Ele tem fontes, livros e sabe selecionar informações. Além disso, o pertencimento a grupos e o peso da opinião pública são coisas que pervertem um pesquisador. Se um leitor tem *medo* de seu grupo, ele não é livre, não é honesto. 


d) Vinculação — Não começaram a pesquisar hoje. Temos milênios de atividade intelectual humana, e quase tudo já foi bastante pesquisado. Nada de dar uma de "iniciador de sistemas". É necessário respeitar as tradições humanas que já começaram o trabalho.


e) Especialidade — É claro que ninguém dá conta de tudo. A propósito, ninguém mal dará conta de um único assunto. O tempo é escasso e, para alguns, quase indisponível. Então só dá pra pesquisar poucos campos de uma vez. Quanto aos demais, conversamos com as pessoas que se aventuram neles.


Tá cheio de pessoas se impressionando com aparências, com diplomas (alguns dos quais nem valem nada), com vozes grossas... Isso não quer dizer nada. A informação está aí EM ABUNDÂNCIA para ser pesquisada, comparada e abraçada. Essa é a parte difícil, que quase ninguém quer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...