Pular para o conteúdo principal

"NOME DE DEUS" - Explicando versículos


 

Jeremias 23, 27: "Com os sonhos que contam uns aos outros, eles querem fazer o meu povo se esquecer do meu nome, assim como os seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal".

Muitas pessoas afirmam, com base em textos como esse, que não mencionar o Tetragrama YHWH (יהוה) seria um ato antibíblico, uma coisa errada a se fazer. Essas pessoas ensinam que mencionar esse nome, em alguma de suas pronúncias divulgadas por aí, é o cumprimento de ordens da Bíblia. 

No entanto, verifica-se que esse entendimento vem de uma leitura superficial, e ignora o verdadeiro sentido dessas passagens. Na época bíblica (milhares de anos atrás no Oriente Médio), o Monoteísmo (crença em um Único Deus que rege o mundo) era uma minoria, predominando a idolatria, o culto a deuses falsos como Baal, Axerá e outros. A sociedade israelita utilizava o nome YHWH para identificar o Deus Único de seus patriarcas. Quando os profetas mencionam "lembrar", "clamar" ou "esquecer" o nome YHWH, o que está em jogo não é uma questão "mágica" ou misteriosa envolvendo os sons desse nome, e sim a IDENTIDADE do Deus da Bíblia.  

Hoje em dia, a idolatria politeísta (que aceita vários deuses), da forma como era presente na época bíblica não é um problema real. Então insistir na pronúncia do nome YHWH não faz HOJE o mesmo sentido que fazia naquela época! 

Vale lembrar que a própria Bíblia Hebraica associa diversos outros nomes a Deus, como Elohim, El, El Elion, Xadai etc. Muitos defensores da pronúncia do nome YHWH mencionam que essas palavras são meros títulos descritivos, e não um nome próprio. Devemos lembrar também que YHWH também é um título descritivo, que significa "Aquele que causa que as coisas sejam", em uma tradução livre. 

Infelizmente, o que se vê são milhares de pessoas vivendo com uma verdadeira ansiedade, exigindo adquirir conhecimentos sobre o "nome de Deus", levados na interpretação LITERAL e SUPERFICIAL de versículos como o apresentado acima. 

Isso não faz sentido. Devemos lembrar que Deus é o Criador de todas as coisas. Inclusive da linguagem. Muito antes de a linguagem existir, muito antes dos fonemas que expressam YHWH, Ele já era Soberano sobre o mundo. Um nome não limita a essência Divina, sendo que os nomes só servem para os seres humanos, para identificar e separar as coisas.

Comentários

  1. Bem lembrado. O mais importante a ser lembrado é que o Criador dos céus e da terra é soberano, e esta acima de tudo e de todos.
    Ele não rejeita um coração quebrantado e contrito, e ainda que muitos não saibam pronunciar o Nome Dele, todavia ele entende e conhece o coração de todos os que o buscam verdadeiramente.
    Ele conhece os que são seus. Deus abençoe a todos desse blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...