Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 60 - 66


 

Capítulo 61

 

Resumo: "O espírito do Senhor está sobre mim, me ungiu...". Reconstrução de Sião. Estrangeiros farão pastar vossos rebanhos. Pois Eu, o Senhor, amo o direito. Resposta de Sião: louvor a Deus, que fará germinar (צמח) a justiça.

Textos potencialmente sobre o Messias: Como profeta, anunciador (v.1); -- associado aos textos do "servo" (TEB, BJ). Trata-se do profeta falando (BJ).
v.10 - roupas da salvação e justiça sobre o profeta

Textos potencialmente para o futuro: A restauração de Sião? vv. 3-9
V.2 - Ano aceitável: Ibn Ezra - Ano da redenção
V.6 - I.E.: As nações se assemelharão aos israelitas, e este serão como cohanim!

Comentário: Este capítulo é bastante usado pelo Novo Testamento. Ele contém 17 coincidências verbais com o capítulo 60 e algumas com o 42 (servo) (TEB).
 

Capítulo 62


Resumo: Pela causa de Sião não me manterei quieto. Até que surja sua justiça e salvação, vistas pelas nações. Nunca mais teus alimentos servirão aos inimigos. Desimpedi o caminho! Erguei o estandarte.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação - v.1 (=justiça); v. 11 (=recompensa).

Textos potencialmente para o futuro: vv. 4, 12 - Os novos nomes (sentido não literal)
 

Capítulo 63


Resumo:  O justiceiro das vestes vermelhas, que esmagou os povos. Deus é o verdadeiro pai do povo de Israel, interferindo na história. Ainda que os israelitas "acabrunhem o Espírito Santo". Por que nos fazes errar, Senhor? Ah! Se rasgasses o céu e descesses!

Textos potencialmente sobre o Messias: "Eu sozinho pisei o lagar" - o justiceiro com carmesim em suas vestes (vv. 1-6) - usado pelo NT. Deus é o vinhateiro das vestes manchadas com o sangue das nações pisadas. O sumo das uvas é chamado às vezes de sangue (Gn 49,11; Dt 32,14) -- BJ. Deus é o que fala no começo do capítulo, dirigindo-se aos guardas de Jerusalém. Este texto está ligado a 59,15-20, onde já aparece a imagem do justiceiro -- TEB.


Salvação: vv. 1, 5, 8, 9 (êxodo? - 11-14 - BJ); redenção - v.4 (=vingança)

Textos potencialmente para o futuro: v.6: nações esmagadas?

Comentário: A oração do v. 17 parece sugerir que é Deus que faz o povo errar. O que é Espírito Santo? (vv 10-11, 14 - Espírito do Senhor). 

V. 10 - Targum Ionatan: "seus santos profetas". Radac também enxerga aqui os profetas, que falam pelo rúa'h haqôdex.

Deus visível: comparar 1-6 a 19 (Ah, se Tu descesses!)
 

Capítulo 64


Resumo: Breve salmo que lamenta o exílio e a falta de intervenção divina pela causa de Jerusalém. "Eis-te irritado pois nós nos desviamos... todavia Tu és o nosso pai".

Textos potencialmente sobre o Messias: V.4: Atos de justiça - salvação X transgressões - sofrimento

Textos potencialmente para o futuro:  --
 

Capítulo 65


Resumo: Eu (Deus) me fiz procurar pelos que não me consultavam, povo rebelde, que não invocava meu nome. Fazem práticas idolátricas e abomináveis. Não destruirei tudo por causa dos meus servos, que herdarão minhas montanhas. Será visto que o justo terá bem-estar, e o ímpio, a derrota. Vou criar novos céus e nova terra: cenário "utópico".

Textos potencialmente sobre o Messias: Meus servos (vv.8, 13-14) -- israelitas justos

Textos potencialmente para o futuro: vv. 17 - 25 - Novos céus e nova terra/"utopia" -- I. Ezra: deste versículo vemos que "bará" não significa criar do nada, e sim renovar. Pelos comentaristas, vemos que estes versículos são metáforas de bem-estar para Israel. I. Ezra: assim como foi no começo do mundo, será no fim. Longa vida das pessoas etc. Não se trata de apenas um êxodo novo, e sim de todo um mundo novo (TEB).
v. 25 - Lobo e cordeiro pastarão juntos, serpente (destruição) comerá pó.

Comentário: V. 5 - odeio o que diz "sou mais santo do que tu". Existem outras traduções possíveis.
V.7 - punir os filhos com o castigo também dos pais!
v. 24 - Antes de me chamarem, eu atenderei - usado na oração judaica


Capítulo 66


Resumo: O que Deus deseja não é necessariamente o templo, e sim assistência ao humilhado. Outra censura aos obstinados, que praticam idolatrias abomináveis. Antes das dores de parto, Sião deu à luz seus filhos. Os justos serão consolados, os hebreus, sacerdotes e levitas, serão trazidos das nações. O Senhor vem, no fogo, armado, e julgará os inimigos, matando-os. O futuro Templo.

Textos potencialmente sobre o Messias: Servos - V. 14;

Textos potencialmente para o futuro: Juízo: vv 14 ss.
Ajuntamento e Templo.
v.24 - Fogo não apaga e verme não morre. Trata-se de uma imagem de castigo sem fim, posta logo em seguida daquela do culto perpétuo do Senhor (BJ).
v. 22 - Novos céus e terra - descendência dos hebreus

Comentários: TEB: Is 65 e 66: 537 - 520: Reconstrução do Templo (Ageu)
Assim como o capítulo 1, o último capítulo de Is aborda advertências aos que cumprem o ritual sem prestar atenção à realidade humana.

 

 REFERÊNCIAS

Ver publicações anteriores desta série

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...