Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 60 - 66


 

Capítulo 61

 

Resumo: "O espírito do Senhor está sobre mim, me ungiu...". Reconstrução de Sião. Estrangeiros farão pastar vossos rebanhos. Pois Eu, o Senhor, amo o direito. Resposta de Sião: louvor a Deus, que fará germinar (צמח) a justiça.

Textos potencialmente sobre o Messias: Como profeta, anunciador (v.1); -- associado aos textos do "servo" (TEB, BJ). Trata-se do profeta falando (BJ).
v.10 - roupas da salvação e justiça sobre o profeta

Textos potencialmente para o futuro: A restauração de Sião? vv. 3-9
V.2 - Ano aceitável: Ibn Ezra - Ano da redenção
V.6 - I.E.: As nações se assemelharão aos israelitas, e este serão como cohanim!

Comentário: Este capítulo é bastante usado pelo Novo Testamento. Ele contém 17 coincidências verbais com o capítulo 60 e algumas com o 42 (servo) (TEB).
 

Capítulo 62


Resumo: Pela causa de Sião não me manterei quieto. Até que surja sua justiça e salvação, vistas pelas nações. Nunca mais teus alimentos servirão aos inimigos. Desimpedi o caminho! Erguei o estandarte.

Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação - v.1 (=justiça); v. 11 (=recompensa).

Textos potencialmente para o futuro: vv. 4, 12 - Os novos nomes (sentido não literal)
 

Capítulo 63


Resumo:  O justiceiro das vestes vermelhas, que esmagou os povos. Deus é o verdadeiro pai do povo de Israel, interferindo na história. Ainda que os israelitas "acabrunhem o Espírito Santo". Por que nos fazes errar, Senhor? Ah! Se rasgasses o céu e descesses!

Textos potencialmente sobre o Messias: "Eu sozinho pisei o lagar" - o justiceiro com carmesim em suas vestes (vv. 1-6) - usado pelo NT. Deus é o vinhateiro das vestes manchadas com o sangue das nações pisadas. O sumo das uvas é chamado às vezes de sangue (Gn 49,11; Dt 32,14) -- BJ. Deus é o que fala no começo do capítulo, dirigindo-se aos guardas de Jerusalém. Este texto está ligado a 59,15-20, onde já aparece a imagem do justiceiro -- TEB.


Salvação: vv. 1, 5, 8, 9 (êxodo? - 11-14 - BJ); redenção - v.4 (=vingança)

Textos potencialmente para o futuro: v.6: nações esmagadas?

Comentário: A oração do v. 17 parece sugerir que é Deus que faz o povo errar. O que é Espírito Santo? (vv 10-11, 14 - Espírito do Senhor). 

V. 10 - Targum Ionatan: "seus santos profetas". Radac também enxerga aqui os profetas, que falam pelo rúa'h haqôdex.

Deus visível: comparar 1-6 a 19 (Ah, se Tu descesses!)
 

Capítulo 64


Resumo: Breve salmo que lamenta o exílio e a falta de intervenção divina pela causa de Jerusalém. "Eis-te irritado pois nós nos desviamos... todavia Tu és o nosso pai".

Textos potencialmente sobre o Messias: V.4: Atos de justiça - salvação X transgressões - sofrimento

Textos potencialmente para o futuro:  --
 

Capítulo 65


Resumo: Eu (Deus) me fiz procurar pelos que não me consultavam, povo rebelde, que não invocava meu nome. Fazem práticas idolátricas e abomináveis. Não destruirei tudo por causa dos meus servos, que herdarão minhas montanhas. Será visto que o justo terá bem-estar, e o ímpio, a derrota. Vou criar novos céus e nova terra: cenário "utópico".

Textos potencialmente sobre o Messias: Meus servos (vv.8, 13-14) -- israelitas justos

Textos potencialmente para o futuro: vv. 17 - 25 - Novos céus e nova terra/"utopia" -- I. Ezra: deste versículo vemos que "bará" não significa criar do nada, e sim renovar. Pelos comentaristas, vemos que estes versículos são metáforas de bem-estar para Israel. I. Ezra: assim como foi no começo do mundo, será no fim. Longa vida das pessoas etc. Não se trata de apenas um êxodo novo, e sim de todo um mundo novo (TEB).
v. 25 - Lobo e cordeiro pastarão juntos, serpente (destruição) comerá pó.

Comentário: V. 5 - odeio o que diz "sou mais santo do que tu". Existem outras traduções possíveis.
V.7 - punir os filhos com o castigo também dos pais!
v. 24 - Antes de me chamarem, eu atenderei - usado na oração judaica


Capítulo 66


Resumo: O que Deus deseja não é necessariamente o templo, e sim assistência ao humilhado. Outra censura aos obstinados, que praticam idolatrias abomináveis. Antes das dores de parto, Sião deu à luz seus filhos. Os justos serão consolados, os hebreus, sacerdotes e levitas, serão trazidos das nações. O Senhor vem, no fogo, armado, e julgará os inimigos, matando-os. O futuro Templo.

Textos potencialmente sobre o Messias: Servos - V. 14;

Textos potencialmente para o futuro: Juízo: vv 14 ss.
Ajuntamento e Templo.
v.24 - Fogo não apaga e verme não morre. Trata-se de uma imagem de castigo sem fim, posta logo em seguida daquela do culto perpétuo do Senhor (BJ).
v. 22 - Novos céus e terra - descendência dos hebreus

Comentários: TEB: Is 65 e 66: 537 - 520: Reconstrução do Templo (Ageu)
Assim como o capítulo 1, o último capítulo de Is aborda advertências aos que cumprem o ritual sem prestar atenção à realidade humana.

 

 REFERÊNCIAS

Ver publicações anteriores desta série

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama