Pular para o conteúdo principal

Carta aberta a quem acabou de trocar a igreja fanática pelo judaísmo

Carta aberta a quem acabou de trocar a igreja fanática pelo judaísmo

Primeiramente, meus cumprimentos! Você acabou de deixar uma situação de opressão, barulho e limitação do seu potencial para estudar uma religião que historicamente tem sido o berço de pessoas que deram contribuição para a ciência (Maimônides, Ibn Ezra, Os sábios do Talmud, como testemunha o Sêfer haCuzari), filosofia (Maimônides) e influenciaram as duas maiores religiões do mundo. Trata-se de um caminho que (pelo menos relativamente!) não despreza a ciência, a modernidade e a sociedade que eu gosto de chamar de “normal”, o que certamente não é o caso de muitas igrejas pentecostais no Brasil.
Dito isso, quero deixar uma coisa clara aqui: você certamente tem várias concepções erradas sobre o que é o judaísmo e como ele pensa, você apenas está engatinhando em judaísmo e não pode falar em nome dessa religião e você está cheio de dúvidas. Ainda que você faça anos que esteja estudando e lendo sobre o judaísmo, vamos admitir: seu comportamento, escrúpulos morais, vontade de ter um templo que frequentar... são resquícios evangélicos que NÃO VÃO DESAPARECER em uma semana só porque você saiu da igreja!  Isso é totalmente normal. Não é o fim do mundo. A boa notícia é: eu, que escrevo este texto, passei por uma situação semelhante à sua, há mais de uma década, desde então estudo judaísmo e quero compartilhar meus pensamentos com você, por meio das próximas linhas – espero que sejam breves.
Sem rodeios, estes são alguns tópicos sobre os quais eu quero dialogar com você. Leia pacientemente e considere o que eu quero dizer:

1-     O judaísmo não é “universalista”! – Muitos interessados no judaísmo que vêm de igrejas cometem o seguinte erro: “vou ensinar a Torá para quem eu puder, passar a palavra da Torá pra meus vizinhos, ensinar a salvação da Lei”. ERRADO! Isso não é judaísmo! Sem você perceber, você está transferindo o pensamento CRISTÃO para sua nova identidade. No cristianismo, só há um padrão para todas as raças, povos e nações: aceitar Jesus. Você está trocando a palavra “Jesus” por “Lei”! O judaísmo não espera que o caminhoneiro que está viajando o tempo todo ou a senhora que trabalha como merendeira na escola  guardem o shabat e cumpram os rituais judaicos, se não forem judeus! Para o judaísmo, Deus tem dois padrões: um é para o povo judeu e quem escolher se juntar a ele (613 mitzvôt + tradição judaica) e uma moralidade básica para todos os outros povos. Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que Jonas chegou fazendo proselitismo judaico para os ninivitas! Ele apenas disse: “vocês não estão sendo éticos”! Então não confunda as coisas! O judaísmo não acha que o mundo está acabando e você precisa levar a “mensagem da Lei” pra “salvar” (termo não judaico, no sentido espiritual) quem quer e quem não quer!

2-     O judaísmo não é a “verdade científica” a ser provada a todas as pessoas – Existem indivíduos que praticam o esporte de pular de galho em galho em busca de uma “verdade” que possam provar para todas as pessoas. A verdade inequívoca, comprovada “cientificamente”. Se você está procurando a luz no final da estrada de tijolos amarelos que leva ao arco-íris, sinto muito, mas POUPE TEMPO E REVELE-SE ATEU HOJE MESMO! Como é que você vai provar de forma inequívoca a todo mundo que a Torá foi historicamente dada no Sinai, com a tradição judaica e todos os aspectos do judaísmo? É necessário sim ter fé! Não sejamos hipócritas. O judaísmo não deixa de ser uma escolha! Claro que achamos que ele seja a escolha mais acertada em termos de religião. Mas isso não significa que o que me convence convencerá todos!

3-     O judaísmo e o Estado de Israel – Não passe vergonha! Está cheio de “recém-judeus” por aí confundindo tudo e achando que é parte da religião judaica ostentar hino, bandeira de Israel, notícias de Israel o tempo todo: o tal do “amor por Israel”. Essas são práticas de cristãos que querem converter Israel por motivos “proféticos”, do ponto de vista deles. Israel, o país da bandeira azul e branca, é só um país! É um país que tem a ver com a religião judaica até certo ponto, mas não é uma teocracia, não é um país que todos os judeus tenham que apoiar ou ser fãs... NÃO! Inclusive Israel tem aspectos seculares que muitas vezes são problemáticos para os judeus observantes, e existem milhares de judeus ANTISSIONISTAS, que são contra o país de Israel com argumentos religiosos judaicos! Você não precisa “pagar pau” pra Israel. Às vezes soa ridículo um brasileiro se importar tanto com outro país.

4-     Povo e religião – Não confunda! Quando se diz que personalidades tal e tal eram ou são judeus, isso não quer dizer que eles tinham ou têm nada a ver com a religião judaica, a Torá. É possível que alguém nessa categoria tenha sido ou seja CONTRA a Torá! Nunca seja fã de “judeus do prêmio nobel” só por serem judeus. Isso também soa muito ridículo!

5-     O judaísmo não é único e nem todas as facções judaicas são construtivas – Cuidado ao falar em nome de O JUDAÍSMO. Nunca existiu UM cristianismo, UM islã, UM judaísmo. Existem vários judaísmos. Várias correntes, várias tendências. E isso não se resume a “ortodoxos, conservadores e reformistas”. Longe disso! Mesmo dentro da ortodoxia judaica SEMPRE HOUVE várias tendências. Existem versões muito místicas do judaísmo— os de roupa preta que falam bastante em temas cabalísticos—, mas um dos mestres mais importantes para o judaísmo, Maimônides, costumava criticar gravemente as tendências místicas de sua época! Não ache que pra ser judeu tem que crer em reencarnação, tzadic milagreiro etc! Outra coisa: não idolatre o judaísmo! Tem gente EM IGREJAS EVANGÉLICAS que quando vai falar em judeu ou judaísmo só falta escovar os dentes antes e depois de pronunciar tão santas palavras! Não sei como não escrevem “jud-us”! Quer saber de uma coisa? Eu poderia postar aqui páginas e páginas de imagens, vídeos e notícias de judeus ultraortodoxos praticando atos graves de fanatismo (contra os cristãos que os idolatram!), dizendo coisas pesadas ou metidos em coisas criminosas... ações que deixariam sua igreja anterior parecendo o berço da tolerância e positividade! Cuidado com o (tipo de) judaísmo que você estuda!

6-      Você não necessariamente é aceito como judeu pelos judeus praticantes- Pense duas vezes antes de adicionar um rabino de preto no facebook e chegar teclando “shalon, rabi! shanah tovah! eu sou um yehudins que ama Ysrael”... Não seja ingênuo! Do ponto de vista da norma judaica ortodoxa, não interessa o que você leu sobre “sobrenomes judaicos”, “não sei quê de DNA”, “costumes judaicos na minha família”... Pouca gente (se é que tem) no mundo judaico observante considera alguém judeu só porque se diz judeu. Para a norma judaica, certamente você precisa de um árduo processo de conversão. Infelizmente não há garantia nem mesmode que você vá ser BEM TRATADO por todos os judeus natos!

7-     Confusões conceituais: rabino, sinagoga etc. – Acontece às vezes de o sujeito ter frequentado a igreja, com um pastor e o dízimo, e achar que agora vai só mudar os nomes: “sinagoga, rabino e tzedacá”. Não é assim! OS CONCEITOS judaicos são diferentes. Sinagoga é uma casa de oração, que só é relevante, de acordo com a halakhá, para dez ou mais judeus adultos homens (minián). Você precisa aprender a NÃO PRECISAR de um templo. A maioria absoluta dos costumes e mitzvôt judaicos são perfeitamente observáveis NO SEU LAR, com algumas pessoas, de forma tão válida para o judaísmo como se você estivesse num templo maravilhoso. Não se afobe: o judaísmo não começa com “alugar o prédio para a sinagoga”. Isso é cristianismo evangélico pentecostal de interior, não judaísmo! Imagine que ridículo seria alguém querer começar uma mesquita, um templo islâmico, sem saber rezar e ensinar o islam! Ridículo! Por que com o judaísmo seria diferente? Rabino não é “líder religioso”, no mesmo sentido em que um pastor é líder religioso. Um rabino não é necessário para a comunidade judaica! Rabino não é pastor judeu. Na verdade, ele é um consultor de leis judaicas— alguém que estudou as leis do judaísmo como estão em livros como Shulchan arukh— e que pode auxiliar a comunidade na vida judaica. No judaísmo, a única coisa que você precisa pra fazer uma ação religiosa é SABER FAZER a ação religiosa! Perceba que você está livre de pessoas que pegavam no seu pé. Por outro lado, isso implica uma maior responsabilidade: você precisa controlar/liderar você mesmo!

8-     Sola scriptura não é judaísmo – Ninguém entende de judaísmo apenas lendo a Bíblia. A Bíblia não é o único livro do judaísmo. E ACIMA DISSO, no judaísmo, a Bíblia judaica é lida DENTRO DA TRADIÇÃO JUDAICA. Não é você que interpreta a Torá e “acha” que certa prática deve ser feita assim ou assado. Isso é protestantismo, não judaísmo! No judaísmo você tem uma tradição judaica! Isso separa os meninos dos homens, porque a essa altura, alguns leitores já podem estar revoltados: TRADIÇÕES DE HOOOOMENS!!!

9-     Jesus e o Novo Testamento – Por favor, não engane a si mesmo nem aos outros. Jesus e o NT não são partes do continuum do judaísmo tradicional. Judaísmo tradicional é Torá – Talmud – Rabinos medievais – Etc. Não existe lugar para Jesus e o NT no judaísmo tradicional. Os rabinos do judaísmo criticaram Jesus e o NT. Se você quer se dizer judeu e aceitar Jesus e o NT como parte da sua experiência religiosa, SEJA HOMEM, SEJA HONESTO e diga, pelo menos: “eu sou um judeu DIFERENTE, MINORITÁRIO, que aceito essa doutrina não tradicional judaica”. Por outro lado, ATENÇÃO! Isso não significa que você tem que odiar Jesus, chamá-lo de ídolo, zombar do cristianismo e coisas assim! Não seja sem noção! Jesus faz parte do repertório EMOCIONAL das pessoas! Às vezes, até dizer “não creio em Jesus” pode ser muito mal entendido ou comprometedor, dependendo de com quem você está falando. Você não precisa sair dizendo isso. Existem formas de você se expressar! Sugestão: “eu aceito apenas o Antigo Testamento”. Pronto! Você não magoou ninguém! Além disso, o que Jesus representa de ameaçador ou negativo pra que você viva criticando-o? Sendo um zombador de Jesus e do cristianismo, você pode trazer má fama ao judaísmo! Percamos esse péssimo hábito de estar brigando sobre religião! O fato de nós não seguirmos o NT não tem nada a ver com evitar o contato, amizade, diálogo, respeito ou até mesmo cooperação, até certos limites, com cristãos e messiânicos.

10- Devo começar lendo o Talmud? – Se você for começar pelo Talmud, não vai terminar nunca. O Talmud não está acessível para a maioria de nós. É muito ingênuo querer estudar o Talmud logo de cara. Estatisticamente poucos judeus estudam o Talmud sistematicamente. Para o judeu observante, o que mais interessa do Talmud para sua vida diária são as leis. Essas leis não estão organizadas por categorias no Talmud, estão muito praticamente ordenadas em livros como Mishnê Torá e Shulchan Arukh, muito mais acessíveis! Sugestão de livros: comece lendo a Torá numa versão judaica com comentários, depois vá para o Sêfer hamitzvôt de Maimônides e leia sem moderação livros como “O judaísmo vivo”, por Michael Asheri ou “O livro judaico dos porquês”, do rabino Alfred Kolatch.

11- Falar em Deus o tempo todo e sua relação com a sociedade – Decidi concluir essa série de conselhos com a dica mais importante, na minha opinião. Na sua religião anterior, você era colocado contra a parede com uma série de regras santarronas destinadas a manter você longe do “mundo lá fora”. Música, bebida alcoólica, amizade com as pessoas “normais”, tudo isso eram e SÃO, sejamos francos, grandes tabus para nós. Saiba: o judaísmo não acredita em santarronice. Você não precisa viver uma tal de “vida de louvor e adoração”, só falando em Deus o tempo todo, morrendo de medo do fim do mundo e não se relacionando com as pessoas. RELAXE SUA MENTE! Você não precisa se vestir destacado das outras pessoas no calor de 40º nem falar “amém”, “amado irmão” e outros termos gospel a cada cinco palavras! A sua vida AUTOMÁTICA, DURA, EXAGERADA, ESTÁ EM PROCESSO DE ACABAR! Você vai revolucionar (com anos e anos) positivamente sua cabeça, ser mais leve e sociável! Atenção: como eu falei acima, você também precisa tomar cuidado para “equalizar” suas interações e manter sua moralidade nos valores de Deus. Não se trata de negar este mundo, e sim de sermos éticos dentro dele! Despeço-me com as seguintes palavras, do grande rabino ortodoxo Adin Steinsaltz (2006, p. 79):

(...) precisamos aprender a sorrir. Não é aconselhável fazer tudo com o rosto fechado e temeroso. Algumas coisas podem ser tomadas com mais leveza, e em muitos contextos, a alegria é permissível. Não é simplesmente uma questão de evitar a tristeza, que os sábios consideram o pior dos pecados, mas de manter um senso de proporção, poupando a sua seriedade e determinação grave para as situações que precisam disso. O judaísmo apresenta um desafio espiritual especialmente difícil, pois ele nos pede que vivamos uma vida de santidade, não em reclusão monástica, mas aqui fora, no mundo. É um desafio que exige equilíbrio e senso de humor.


Referências


STEISALTZ, Adin, Teshuvá, um guia para o judeu recém-praticante – Maayanot - 2006

Comentários

  1. Otimo texto muito obrigado, e ele veio em boa hora para mim, que a pouco tempo sai de uma igreja evangélica, meus parentes proximos ( Pai, mãe e irmãs ainda são.) e esse texto me ensinou que eles não tem nada haver com minhas novas escolhas e um passo para a mudança :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama