Pular para o conteúdo principal

A tradição judaica é usurpadora da autoridade da Torá Escrita?



Muitas pessoas que estão começando a entrar em contato com o judaísmo e suas práticas percebem que várias dessas práticas não se encontram na Bíblia. Isso pode trazer algum desconforto, dependendo de qual era a religião anterior dessa pessoa. Como sabemos, a religião protestante afirma que segue unicamente a Bíblia como autoridade, e tem sempre acusado o catolicismo de ser uma religião “humana”, “inventora de tradições” e coisas semelhantes. Certamente, um protestante deveria ter o mesmo problema em relação à tradição judaica, o que muitas vezes não acontece devido ao amor e identificação que muitos evangélicos atuais têm em relação aos judeus, Israel e o judaísmo. Neste texto, que é apenas um esboço, uma rápida coletânea de versículos, verificaremos se a tradição judaica, a chamada lei judaica (halachá) é uma usurpadora da autoridade Torá Escrita, e se ela deve ou não ser aceita por pessoas que creem na Torá.  

1-      A Torá escrita não é clara o suficiente quando enuncia os mandamentos. Exemplo:
a)      Lembrança e guarda do shabat (Ex 20, 8; Dt 5, 12) – Como cumprir estes mandamentos? A Torá não diz!
b)      Fazer franjas nas bordas das vestes (Nm 15, 39) – Que vestes? Como seriam as franjas?
c)      Certo mês deve ser o primeiro dos meses (Ex 12, 2) – Que mês? Quem define mês?

Muitas outras interessantes ocasiões como essas podem ser vistas na palestra de Sha’ul Bensiion: Halakhá, Torá e Corte Mosaica¹

2-      Uma unificação na prática é necessária!
a)      “Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.” (Dt 12, 8)
b)      “Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel;” (Ex 34, 22-23) – Deveria aparecer cada um com uma intenção diferente? Com rituais diferentes, de acordo com seu entendimento da Torá escrita?
c)      Uma mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.” (Ex 12, 49)
d)     E se os sacerdotes tivessem interpretações diferentes sobre o serviço no tabernáculo? Cada um deveria interpretar por sua cabeça? Não ficaria um serviço desordenado?

3-      Resposta ao uso de textos bíblicos como suposta refutação à tradição judaica:
a)      Acréscimos à Torá escrita (Dt 4,2 e outros textos):
- Os utensílios e práticas ligados ao templo, e não mais ao tabernáculo, não são supressões e acréscimos?
- Purim não é um acréscimo? (Et 9, 20-21)
- Neemias e Jeremias ordenaram contra o transporte de cargas no dia de sábado. Onde está isso na Torá Escrita? (Jr 17, 22; Ne 13, 15-19)

b)      Leis de homens (Is 29, 13)
- A Torá Escrita institui o mandamento de homens autorizados!!!: “E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo. E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem. Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.” - Dt 17, 9-11
- Mandamento de Mardoqueu – Et 9, 20-21
- Mandamento de Davi – II Cr 23, 18
- Mandamento de Salomão – II Cr 35, 4

O texto de Isaías 29, 13 fala que o temor que o povo devotava a Deus estava sendo entendido como mandamento de homens. O texto não condena instituições de homens autorizados a legislarem. E se o texto estivesse fazendo isso, seria uma afirmação contra a Torá, como vimos acima!

4-      Se alguém crê que a tradição legislativa judaica (halachá) é abusiva e usurpadora, não tem razão para seguir como costumes folclóricos hábitos instituídos por “usurpadores”, como:
a)      Cobertura da cabeça (kipá)
b)      Kidush
c)      Havdalá
d)     Acendimento das velas de shabat e outras festividades
e)      Oração judaica
f)       Bênçãos
g)      Sêder de Pêssach
h)      Lavagem das mãos
i)        Chanucá e Purim (não são da Torá escrita)
j)        Jejuns que não estão na Torá
k)      Interpretação rabínica da Torá
E muitas outras práticas. Em alguns casos, as pessoas que se opõem à tradição chegam mesmo a afirmar em bênçãos que Deus os escolheu e os santificou através desses mandamentos rabínicos, em flagrante hipocrisia e brincadeira. Alguém poderia defender esses hábitos como costumes. Mas isso não modifica sua origem! Vêm da halachá!

5-      Considerações finais:
- A Torá escrita contém lacunas e ambiguidades que impossibilitam sua prática unificada, se não recorrermos a uma tradição fora da Torá Escrita.
- A própria Torá Escrita prevê um componente humano no cumprimento da Lei!
- Não há cumprimento de lei nenhuma unicamente a partir de uma constituição. Legislações complementares e tribunais são necessários.
- O próprio texto da Bíblia fala de acréscimos e “mandamentos de homens”, recebidos pelo povo e que não podem ser vistos como transgressões à Torá.
- É incoerente não acreditar na tradição judaica e praticá-la, pois se a tradição é usurpadora, como posso manter como costumes as leis do inimigo?
- A repulsa contra a tradição judaica e a supervalorização da Bíblia são hábitos mentais protestantes que precisam ser desaprendidos pela pessoa que quer cumprir a Torá.
- É impossível seguir só o texto da Bíblia
- Deve-se abandonar a “espiritualização” da Bíblia e voltar-se para a concepção da prática religiosa como um sistema humano e coletivo de ações para fazer a vontade de Deus.
- Respeitemos as outras religiões! Nenhuma religião tem o “privilégio” de não ter influência humana.

“As mitzvot (mandamentos) dadas a Moisés no Monte Sinai foram todas dadas juntamente com suas explicações, como sugerido por (Êxodo 24,12): "E eu lhes darei as tábuas de pedra, a Torá e a mitzvá"."A Torá" refere-se à Lei Escrita; "A mitzvá", à sua explicação. Deus nos ordenou que cumpríssemos "a Torá" de acordo com "a mitzvá". "A mitsvá" é chamada de Lei Oral. Moisés, nosso mestre, transcreveu pessoalmente toda a Torá antes de morrer. Ele deu um rolo da Torá para cada tribo e colocou outro rolo na arca como um testemunho, como Deuteronômio 31, 26 afirma: "Tome este rolo da Torá e coloca-o ao lado da arca ... e ele estará lá como um testemunho. "A mitzvá" - isto é, a explicação da Torá - ele não transcreveu.  Em vez disso, ordenou-a aos anciãos, a Josué e à totalidade de Israel, como está escrito (Deuteronômio 13, 1): "Tenha cuidado para observar tudo o que eu prescrevo para você". Por esta razão, é chamada a Lei Oral. Embora a Lei Oral não tenha sido transcrita, Moisés, nosso mestre, ensinou-a inteiramente em sua corte aos setenta anciãos. Elazar, Finéias e Josué receberam a tradição de Moisés...”- Maimônides, Mishnê Torá, Introdução.

“Existem outros mandamentos que foram instituídos após a entrega da Torá. Eles foram estabelecidos pelos profetas e sábios para todo o Israel, por exemplo, a leitura da Meguilá (Ester), Acendimento da vela em Chanucá, jejuar no Tish'á beav, eruvim, e lavagem das mãos. (...) Somos obrigados a aceitar e observar todos estes mandamentos que os rabinos instituíram, como implícito em Deuteronômio 17, 11: "Não se desviem as instruções que eles lhe dão, para a esquerda ou para a direita". Esses preceitos não são considerados como adições aos mandamentos da Torá. Então qual seria a intenção da advertência da Torá (Deuteronômio 13,11): "Não acrescente e não retire dela"? Que um profeta não é permitido a introduzir uma nova medida e dizer que o Santo, bendito seja, ordenou uma nova mitzvá para nós e que ela deve ser adicionada às mitzvot da Torá Escrita, ou dizer que Ele ordenou que nós eliminássemos uma das 613 mitzvot mencionadas acima.

No entanto, se um tribunal, juntamente com o profeta daquela época, acrescenta um mandamento como uma ordenança, uma lição, ou como um decreto, isso não é considerado como uma adição. Ele não está dizendo que o Santo, abençoado seja Ele, mandou-nos fazer um eruv ou ler a Meguilá no seu tempo. Se ele dissesse isso, estaria adicionando à Torá!
Em vez disso, estamos dizendo que os profetas e os tribunais ordenaram e estabeleceram que a Meguilá fosse lida no seu tempo para recordar o louvor do Santo, bendito seja Ele, a salvação que Ele fez por nós e Sua resposta A nossos clamores, para que o abençoemos, o exaltemos e informemos as futuras gerações da verdade da promessa da Torá (Deuteronômio 4, 7): "Que nação é tão grande que tem Deus perto dela? ...” Maimônides, Mishnê Torá, Mandamentos Negativos.

_____________

¹ É uma riquíssima palestra em três partes.

Comentários

  1. Que texto bom, eu sai do cristianismo aos 18 anos hoje tenho 26, ate um tempo atras, não tinha nenhum interesse em conhecer mais nada que poderia ter um pé em uma religião, ate começar um interesse do nada pelo Judaísmo e querer entender melhor por que não aceitação dos judeus com jesus, começou como uma coisa sem compromisso, mais acabou me fazendo querer conhecer mais, se pretendo tentar uma conversão, acho que cedo de mais para pensar nisso, fico agradecido pelo seu post, fiquei interressado sobre o estudo da Torá irei olhar melhor :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama