Pular para o conteúdo principal

Pequena Compilação de "PALAVRINHAS DIFERENTES" do Antigo Testamento

PEQUENA COMPILAÇÃO DE “PALAVRINHAS DIFERENTES” DO ANTIGO TESTAMENTO


ABRIR OS OLHOS: A expressão é usada para um PROFETA (ver), que não estava vendo o que deveria; (II Rs 3,17). Também é uma expressão idiomática, significando “prestar atenção”, ver com sagacidade.

ADORAR: Existem duas palavras hebraicas traduzidas como “adoração”: a primeira é `avodá (עבודה) e significa serviço. A palavra é frequentemente usada para os sacrifícios do Templo (ver), e, posteriormente, para a oração. A segunda é hishtahawaiá (השתחויה) e significa unicamente se prostrar, deitar todo o corpo no chão, como forma de culto ou como costume antigo feito diante dos reis.

AMADO DA ALMA: É uma expressão idiomática que significa apenas a pessoa amada.

ATRAVESSAR O MAR: Episódio acontecido quando as pessoas do povo de Israel precisavam atravessar o mar para não serem mortas pelos egípcios. (Ex 14, 22)

BABILÔNIA: Nome de uma cidade ou civilização antiga, situada na região que hoje é o Iraque. Babilônia em si não significa uma coisa boa nem ruim, é só uma região geográfica.

BATALHA: Guerra entre povos INIMIGOS (ver).

BÊNÇÃO: O povo de ISRAEL (ver) COLETIVAMENTE receberia bênçãos se guardasse as leis de Moisés (Dt 28, 1ss). Isso não significa que todas as pessoas têm direito a não sofrer e a serem abençoadas. Muitos personagens bíblicos sofreram (ex.: Jeremias, Moisés).

CASA DE DEUS: Ver TEMPLO.

CONQUISTAR: O personagem bíblico Josué tinha que, com seu exército, expulsar sete povos da região onde os israelitas deveriam morar. Conquistar a terra foi uma árdua tarefa, que demorou muito tempo, e restaram muitos sobreviventes (Js e Jz). Ver BÊNÇÃO.

CURA: São poucas as curas ocorridas no Antigo Testamento. A maioria dos milagres extraordinários ocorreram pelas mãos de Elias e Eliseu. Milagres não eram exclusividade de HOMENS DE DEUS (Ver). Os magos do Egito fizeram coisas sobrenaturais (Ex 8,7).

DEVORADOR: Espécie de gafanhoto. Os gafanhotos são uma praga terrível sobre as plantações.

DÍZIMO: Nunca existiu uma lei dizendo que o israelita deve dar 10% de seu dinheiro para algum líder religioso. Havia sim vários tributos diferentes, dados pelos israelitas que tinham bens (gado e colheitas) para os sacerdotes, pobres etc., inclusive doações que o próprio dizimista comia. Todos esses tributos eram dados em Jerusalém, nas épocas da peregrinação (Dt 14, 23-29).

EIS: Palavra do português antigo que significa “aqui está”. A tradução bíblica de João Ferreira de Almeida foi realizada no século XVII.

FARAÓ - Rei do Egito.

FÉ: Má tradução. Não existe esse conceito no Antigo Testamento. Hb 2, 4 diz “o justo viverá pela FIDELIDADE”.

HOMEM DE DEUS: Ver PROFETA

INIMIGO: Ser humano inimigo (Jó 13, 24); adversário militar do povo de ISRAEL (ver).

ISAQUE: Filho de Abraão

ISRAEL: Outro nome do personagem Jacó, filho de Isaque, neto de Abraão. Os povos antigos tinham nomes de um ancestral. Israel é o povo descendente de Israel/Jacó. Jacó teve 12 filhos, que se tornaram as 12 tribos de Israel. Existem profecias positivas e negativas para Israel, dependendo se ele guarda ou não os mandamentos da Lei de Moisés. Não existe “Israel espiritual”.

JÁ, Deus de: Transliteração de um dos nomes hebraicos de Deus (יה). Não tem nada a ver com a palavra portuguesa “já”, que significa “agora”.

JUSTO: Pessoa que não faz coisas erradas, e sim faz o bem. Não existe justo por magia ou pronúncia de nomes. As pessoas são julgadas de acordo com suas obras (Jr 17, 10).

LEVANTAR OS OLHOS: Olhar ao longe.

LEVITA: Pessoa descendente de Levi, filho de Jacó, bisneto de Abraão. Portanto, os levitas são parte da tribo de Levi. Uma pessoa é levita se sua mãe for israelita e seu pai for levita.

LOUVAR: Palavra em português que significa elogiar, agradecer, bendizer. Ex.: “A professora louvou o comportamento de seu aluno”.

MENINA DOS OLHOS: Em português, pupila, parte do olho. Não tem a ver com “menina por quem se é apaixonado”.

OBRA DE DEUS: Criação de Deus (Gn 2,2); qualquer coisa vinda da influência de Deus.

PALAVRA: Mensagem de um PROFETA (ver). Em hebraico, a palavra assim traduzida também significa "coisa".


PISAR NA CABEÇA DA SERPENTE: Sinal de inimizade entre os seres humanos e as serpentes (Gn 3, 15).

PROFETA: Homem distinto em sua geração que tinha visões em sonhos ou em transes durante o dia. O profeta se estremecia e sofria em sua saúde. Moisés era o único profeta que podia receber a profecia sem ser nessas condições (Nm 12, 6-7). O profeta transmitia mensagens de Deus. Apenas uma pequena parcela das palavras dos profetas era relacionada a coisas futuras, como forma de advertência para que o povo não pecasse, ou consolações para o povo sofrido. Também havia falsos profetas, que sentiam coisas em seus corações e ousavam dizer que era Deus falando.  

PROVA: Teste. Nem tudo que acontece no plano da natureza é uma prova.

RECONSTRUIR: Quando Jerusalém estava destruída, os personagens Esdras e Neemias precisavam RESTAURAR os muros e as construções.

RESTAURAR: ver RECONSTRUIR.

SERVO: Escravo. Esta palavra também é usada para designar a pessoa que ADORA (ver) um deus.

SONHO: O personagem bíblico José tinha sonhos e sabia interpretá-los. Os sonhos não são claros e possuem detalhes inverossímeis. Deus não tem sonhos.

TEMPLO: Casa construída em um lugar FIXADO na cidade de Jerusalém, destinado a sacrifícios e outros rituais para ADORAR (ver) o Deus de Israel. O Templo foi destruído pela última vez no ano 70 d.e.c.

UNÇÃO: Ritual usado no mundo antigo para dar uma distinção a reis e sacerdotes. A unção se fazia apenas nesses casos, derramando-se óleo precioso sobre a cabeça da pessoa. Não existe unção espiritual.

UNGIDO DO SENHOR: Rei de ISRAEL (ver). Ver UNÇÃO.

VARÃO: Em português, homem.

VESTES: Em português, roupas.

VITÓRIA: Ver BÊNÇÃO, CONQUISTA e CURA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...