Pular para o conteúdo principal

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais.

Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras.

Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica, muito antigo, publicado em português pela editora sinodal. Repito: em qualquer gramática você vai encontrar o que estou dizendo aqui.

Breve explicação das "matres lectionis"


Sabemos que o alfabeto hebraico só possui consoantes, e nenhuma vogal. Como você deve imaginar, é difícil ler uma coisa escrita só com consoantes. Sabendo disso, inventou-se uma forma de facilitar um pouco a vida de quem lia o hebraico: algumas consoantes passaram a ser usadas em algumas palavras (não todas) para representar vogais. Esse artifício não é exclusivo do hebraico, também é usado no árabe e aramaico, e tem um nome científico em latim: matres lectionis (mães de leitura). As matres lectionis em hebraico são:


  1. H (hê - ה ) -- É usado no final de palavras para representar o som das vogais A (como em Torá: תורה ), E, como em "morê" ( מורה) e O, como em Chilô ( שילה );
  2. W (waw - ו) -- É usado em qualquer posição na palavra para representar as vogais O (Ver Torá e morê, já citados) e U (exemplo: ברוך - barukh);
  3. Y (iod - י) -- É usado para representar as vogais E (Dibrê Torá - דברי תורה) e I (Elohim -אלהים ).
 Perceba que INEXISTE em hebraico o hê para representar U (YaohuH). Desafio quem acredita nisso de Yaohu a me mostrar UMA ÚNICA PALAVRA hebraica que tenha duas matres lectiones seguidas! Em que palavra existe "UH" (וה ) em hebraico? Estou esperando.

Além disso, detalhe: o sinal vocálico qâmes ( que tem o formato de um pequeno "t" em baixo da consoante), pode possuir dois sons, de acordo com a pronúncia hebraica do falante:


  1.  A, na pronúncia sefaradita, dos judeus hispano-portugueses e do oriente médio. CHABAT (שַׁבָּת)
  2. O, na pronúncia ashkenazita, dos judeus do leste europeu: CHABBOS.
Logo, não existe também essa história de qâmes com som de "AO", como vêm dizendo os yaohushuas.

Eu gostaria de citar diretamente a gramática nessa postagem, e, se não o faço é UNICAMENTE porque não estou com ela aqui: está onde eu morava em outra cidade. Mas futuramente pretendo fazer as citações diretamente da gramática, que provam que não há esse ditongo "AO" em hebraico, tampouco o "UH". Para haver ditongo são necessários uma vogal e uma semivogal (exemplos de ditongos em português: MAU, MÃE, DÓI, DOIDO). Os yaohushuas dizem que essa vogal e essa semivogal estão presentes em um único sinal vocálico, o que não existe de modo algum.

Repetindo o que disse um amigo meu, essa história de Yaohuh é como se alguém dissesse que em inglês é errado chamar a cor amarela de "YELLOW", porque o certo seria "YOLLOW", e não mostrar prova alguma disso. Infelizmente, milhares de pessoas estão acreditando isso, porque veem vídeos do youtube em que pessoas que falam muito errado até o português dão palpites em hebraico, grego, latim, aramaico etc., e as pessoas simplórias não sabem distinguir a verdade, não conferem o que está sendo dito. Portanto, eu peço que nos ajude, COMPARTILHANDO esse blog para as pessoas. Com certeza milhares podem ser atingidos por essa publicação, nos ventos dessa internet.

Leia, por favor, nossos outros artigos sobre o nome YHWH:


E também:


Compartilhe!













Comentários

  1. me explique a palavra HallelluYAH a unica pronuncia universal,onde seu significado é louvado seja YAH veja o que está escrito em Daniel 9.19 onde seu nome estaria na sua cidade e no seu povo YAHUdim e YAHUshalaim,como vou compartilhar esse blog sendo mentira o que tu diz.
    YAHUKHANAM 4 21-24 YAHUSHUA esclareceu-a: Vem o tempo em que já não teremos que nos preocupar se YÁHUH Abí deve ser adorado aqui ou em YAHUSHUA-oléym, mas sim, se a nossa adoração é espiritual e autêntica. YÁHUH UL é RÚKHA; os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. É assim que YÁHUH ABí quer que o adoremos. Mas vocês Shomroním sabem bem pouco acerca dele, adorando-o às cegas, enquanto que nós, Yahúdim, temos dele um conhecimento perfeito, POIS É ATRAVÉS DOS YAHÚDIM QUE A SALVAÇÃO VEM AO MUNDO. Obs.: YAHÚSHUA é a salvação vem dos YAHUdim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo. Ele nao le as escrituras por isso nao sabe. Mas para um bom leitor e entendedor, isso basta.

      Excluir
    2. Disse tudo. Ele nao le as escrituras por isso nao sabe. Mas para um bom leitor e entendedor, isso basta.

      Excluir
    3. ja ia mencionar a palavra hallelluyah. Tiro por base essa palavra tambem.

      Excluir
  2. me explique a palavra HallelluYAH a unica pronuncia universal,onde seu significado é louvado seja YAH veja o que está escrito em Daniel 9.19 onde seu nome estaria na sua cidade e no seu povo YAHUdim e YAHUshalaim,como vou compartilhar esse blog sendo mentira o que tu diz.
    YAHUKHANAM 4 21-24 YAHUSHUA esclareceu-a: Vem o tempo em que já não teremos que nos preocupar se YÁHUH Abí deve ser adorado aqui ou em YAHUSHUA-oléym, mas sim, se a nossa adoração é espiritual e autêntica. YÁHUH UL é RÚKHA; os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. É assim que YÁHUH ABí quer que o adoremos. Mas vocês Shomroním sabem bem pouco acerca dele, adorando-o às cegas, enquanto que nós, Yahúdim, temos dele um conhecimento perfeito, POIS É ATRAVÉS DOS YAHÚDIM QUE A SALVAÇÃO VEM AO MUNDO. Obs.: YAHÚSHUA é a salvação vem dos YAHUdim

    ResponderExcluir
  3. Enfim é Yaohu ou Yahu pois se existe vogal porq n exisritira um ditongo?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Shalom bookertov, isto é um absurdo, o que mais exitem, são palavras com yud, hey, vav, como por exemplos: Yahuh, Yahushua, Yahudah, Yahuchanan, Yahusef, Yeshayahu, Yirmeyahu,Yahudy, Yahudyim, Elyahu, Yahushafat, Mattityahu, por fim, onde existam as letras; yud, hey, vav = yahu e a última letra hey é muda, observando que o som da vogal "u", não está na letra hey e sim, na letra vav, e, realmente, a letra hey é usada no final da palavra quando é muda, todavia, quando é usada no meio da palavra, possui o som de duplo (RR), isto são regras gramaticais hebraicas, sem mais, que O Soberano Yahuh Elohim Tsevaot ou que O Soberano Yahuh Elohim Echad, continue abençoando poderosamente a cada um, em o nome do Messias Yahushua, o nosso Cordeiro Kadosh e que assim o seja Lê OLam Vaed, amen e amen

      Excluir
    2. Shalom bookertov, isto é um absurdo, o que mais exitem, são palavras com yud, hey, vav, como por exemplos: Yahuh, Yahushua, Yahudah, Yahuchanan, Yahusef, Yeshayahu, Yirmeyahu,Yahudy, Yahudyim, Elyahu, Yahushafat, Mattityahu, por fim, onde existam as letras; yud, hey, vav = yahu e a última letra hey é muda, observando que o som da vogal "u", não está na letra hey e sim, na letra vav, e, realmente, a letra hey é usada no final da palavra quando é muda, todavia, quando é usada no meio da palavra, possui o som de duplo (RR), isto são regras gramaticais hebraicas, sem mais, que O Soberano Yahuh Elohim Tsevaot ou que O Soberano Yahuh Elohim Echad, continue abençoando poderosamente a cada um, em o nome do Messias Yahushua, o nosso Cordeiro Kadosh e que assim o seja Lê OLam Vaed, amen e amen

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  6. Não estudei hebraico , mas o pouco que sei é que vc precisa. Conhecer a cultura .
    Não devemos defender o hebraico usando massoréticos.
    E acima de tudo o nome dO eterno não é uma palavra qualquer é o nome do criador eterno .

    ResponderExcluir
  7. No livro apócrifo e não-canonico de Jasar(Jasher, justo), aparece o nome real de Deus :
    Yaohuh Ulhim Tzavulyao
    (Escrito no Cajado de Moisés, que ele achou no jardim de Jetro, usado por Deus para criar o mundo, posteriormente entregue a Adão).
    Possivelmente o termo Tzavulyao seja um título para Yaohuh Ulhim.
    1Enoque e 2Enoque, diz que os Viventes, os Querubins, os Serafins & os Ophanins(Tronos) cantam a música mais amada :
    "Santo, Santo, Santo,
    Senhor(Yaohuh) Soberano(Ulhim) dos Exercítos(Tzavulyao),
    Céus(10) e Terra(1),
    estão pleitos de tua glória.
    *Você se esquece que Deus não é só o "Deus" dos Judeus, nem só dos Gentios, más sim de todo o Universo, Multiverso, Megaverso(Mundo)/Metaverso & até mesmo do Omniverso(Existência).

    Classes-Angélicais

    1Viventes
    2Querubins
    3Serafins
    4Ophanins(Tronos)
    5Dominadores
    6Potestades
    7Principados(Cúpidos)
    8Virtudes(Valkirias)
    9Arcanjos
    10Anjos(Milícias-Incorporeas)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama