Pular para o conteúdo principal

O CENTRO DA MENSAGEM BÍBLICA


O centro da mensagem bíblica (sobre monoteísmo, perdão de pecados, missão do povo de Israel e arrependimento) para todas as nações está nos capítulos 40 - 45 de Isaías. Algumas pérolas das escrituras:


CAP. 40

Quem determinou o espírito do Senhor, e que conselheiro lhe deu lições?
De quem recebeu conselho para julgar bem, para que se lhe indique o caminho da justiça, (se lhe ensine a ciência) e se lhe mostre a via mais prudente? As nações são para ele apenas uma gota de água num balde, um grão de areia na balança; as ilhas não pesam mais que o pó, o Líbano não bastaria para o braseiro de seu altar, nem seus animais para os holocaustos. (...)
A QUEM PODERÍEIS COMPARAR DEUS, E QUE IMAGEM DELE PODERÍEIS OFERECER?
Um artesão funde uma estátua, o ourives, a placa de ouro, e faz derreter as correntinhas de prata. (...) A solda é boa, diz. Ele a reforça com pregos para que não oscile.
(...)
Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar,
(...)
A QUEM ENTÃO PODERÍEIS COMPARAR-ME, QUE POSSA SER A MIM IGUALADO?, DIZ O SANTO. (...)

CAP. 41

(...) Quem, pois, realizou essas coisas? Aquele que desde a origem chama as gerações à vida: eu, o Senhor, que sou o primeiro - e que estarei ainda com os últimos. (...)
Mas tu, Israel, meu servo, Jacó que escolhi, raça de Abraão, meu amigo,
Tu, que eu trouxe dos confins da terra, e que fiz vir do fim do mundo, e a quem eu disse: Tu és meu servo, eu te escolhi, e não te rejeitei; nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa. Vão ficar envergonhados e confusos todos aqueles que se revoltaram contra ti; serão aniquilados e destruídos aqueles que te contradizem; em vão os procurarás, não mais encontrarás aqueles que lutam contra ti; serão destruídos e reduzidos a nada aqueles que te combatem. Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio.

CAP. 42

(...)Eis o meu servo (REFERE-SE A ISRAEL), a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. (...)
EU SOU O SENHOR, ESSE É MEU NOME! NÃO DAREI A OUTRO A MINHA GLÓRIA NEM A IMAGENS O MEU LOUVOR!
(...)
Foi do agrado do Senhor, por amor de sua retidão, TORNAR GRANDE E GRANDIOSA A SUA LEI.
(...)

CAP. 43 

Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: "Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você. (...)
"Vocês são minhas testemunhas", declara o Senhor, "E MEU SERVO, A QUEM ESCOLHI, para que creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim NENHUM DEUS se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e ALÉM DE MIM NÃO HÁ SALVADOR ALGUM". (...)
"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. (...)

CAP. 44

"Mas escute agora, JACÓ, MEU SERVO; ISRAEL, A QUEM ESCOLHI.
Assim diz o Senhor, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, ó Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi.
Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes. Eles brotarão como relva nova, como salgueiros junto a regatos. Um dirá: "Pertenço ao Senhor"; outro chamará a si mesmo pelo nome de Jacó; ainda outro escreverá em sua mão: "Do Senhor", e tomará para si o nome Israel. (...) Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, ALÉM DE MIM NÃO HÁ DEUS. (...) Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados. (...) "Lembre-se disso, ó Jacó, POIS VOCÊ É MEU SERVO, ó Israel. Eu o fiz, você é meu servo; ó Israel, eu não o esquecerei. Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. "Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que SOZINHO estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo.(...)


CAP. 45


Por amor de meu servo Jacó, de meu escolhido Israel, eu o convoco pelo nome e concedo-lhe um título de honra, embora você não me reconheça.
EU SOU O SENHOR, E NÃO HÁ NENHUM OUTRO; ALÉM DE MIM NÃO HÁ DEUS. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,
de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. EU SOU O SENHOR, E NÃO HÁ NENHUM OUTRO.
EU FORMO A LUZ E CRIO AS TREVAS, PROMOVO A PAZ E CAUSO O MAL; EU, O SENHOR, FAÇO TODAS ESSAS COISAS (...)
 VOLTEM-SE PARA MIM E SEJAM SALVOS, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará. Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. " Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.
Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.


... CONCLUSÕES ...

Por mais que as religiões afirmem o contrário:

1- Deus é único, indivisível, não mais de um.

2- Deus NÃO TEM IMAGEM, não pode tomar corpo. Ele não pode virar um corpo com propriedades físicas, assim como não pode morrer, ser injusto, sentir fome, etc.. Não pode tornar-se criatura, pois é o criador.

3- Deus cria as coisas que chamamos de boas e as que chamamos de ruins. Ele está no controle de tudo. Não é um "demônio" que faz as coisas ruins. "Demônios" não possuem qualquer poder.

4- Não há outra coisa, outra substância qualquer que pode "salvar", a não ser o DEUS ÚNICO.

5- É um grande erro adorar qualquer coisa que não ELE.

6- Ele perdoa pecados, e o único que pode fazê-lo.

7- Ele escolheu o povo de Israel. Não que esse povo seja superior, não que o Senhor não ame os demais povos, mas, dentre as nações POLITEÍSTAS, Deus escolheu Abraão, Isaac e Israel para passar ao mundo a fé no ÚNICO DEUS, e jamais rejeitou essa linhagem, como muitos afirmam.

8- Deus sabe tudo, não é homem, não pode errar, se arrepender. O pacto de Deus com Israel fundamenta-se na LEI dada através do  profeta Moisés. Dizer que essa lei fracassou e que era cruel, etc., torna Deus HUMANO, FALHO e BRINCALHÃO.

Comentários

  1. Meu caro,Deus tem imagem dele mesmo porque Ele não é vento ou apenas um vapor d'água.Leia no Antigo testamento,em gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto usa linguagem figurada. Você só consegue crer em Deus se ele tiver uma forma que você possa imaginar, um vapor? A mente humana é limitada, cara! Não estou dizendo que ele é vapor d'água: ELE NÃO TEM FORMA ALGUMA! A imagem e semelhança citada em gênesis refere-se à imagem moral, à capacidade de produzir e de dominar sobre a criação. Não é literal.

      Excluir
  2. É claro que Deus não rejeitou Israel mas eles sempre deram trabalho para Deus,pecando contra Ele,por isso a paciência de Deus se esgotou e eliminou no deserto a maioria do povo que Moisés levou a sair do Egito.Leia lá no Antigo Testamento.

    ResponderExcluir
  3. Eles são "povo de dura cerviz" ainda hoje por negarem o verdadeiro messias Jesus.Leia “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 7:4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o Antigo Testamento, sem emoção, racionalmente, pacientemente. Você terá muitas surpresas!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. A semelhança entre Deus e os homens,e a semelhança espiritual,a carne é simplesmente uma veste,que de quando em quando, troca-se.
    Mas foi dado ao homem a capacidade de procurar o "caminho certo",mas o"mal", sempre procura ludribia-los, pois quanto mais eles(homens),erram,mais tempo eles(homens) ficarão nas mãos do senhor do mal,e cada vez mais se distanciando da aproximação a Morada de "Yahuh"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama