domingo, 5 de abril de 2015

Ler a Bíblia completa em um ano!

Não é novidade para ninguém que estuda o judaísmo que os judeus leem e estudam nas sinagogas e em suas casas a Torá (Lei) inteira durante um ano judaico. É um excelente costume, responsável pela educação e preservação do Livro Sagrado através dos milênios. Os demais livros da Bíblia (Nebiim, profetas e Ketubim, escritos), no entanto, não têm muitas vezes o mesmo tratamento, pois a ênfase maior é dada à santa Lei.

É claro que é um costume muito importante que se leiam, além da Torá, também os demais livros da Bíblia, por sua relevância histórica, profética, -- por que não dizer--  literária e espiritual. Lamentavelmente muitas pessoas estão hoje em religiões e formas estranhas de entendimento bíblico por não terem feito uma leitura segura do texto do Tanakh. Ler o Novo Testamento, que se diz o cumprimento das profecias do "Antigo", antes de ler a Bíblia Hebraica (para conhecer FIDEDIGNAMENTE suas profecias e sua cosmovisão) é uma inversão lógica, como ler o capítulo IV antes de haver lido os três primeiros!


Convidamos nossos leitores a lerem, de mente aberta o texto do Tanakh, deliciando-se com as grandes histórias do povo hebreu, os singulares salmos, provérbios, conselhos de sabedoria, observando as profecias e concluindo POR SI SÓ se, de fato, se cumpriram em alcorões posteriores, e crescendo espiritualmente e em conhecimento!


A melhor forma de ler-se completamente a Bíblia é começando após o ano-novo judaico ("Roch haChaná", em setembro), no sábado em que lê-se a primeira porção da Torá (chamada NO PRINCÍPIO  = "berechit"). Na impossibilidade de esperar até o próximo ciclo de leituras, comece pela parachá (trecho da Torá) atual, ou comece por Berechit, mesmo estando fora de ordem. Faça assim:

1- De domingo a sexta: Leia uma 'aliá (subida à Torá), de acordo com o dia:
Domingo - Primeira 'aliá
Segunda - Segunda 'aliá

A divisão de "subidas" à Torá pode ser encontrada nas Bíblias judaicas.

2- No Chabat: Leia a sétima 'aliá e o que faltar para terminar a parachá (porção) da semana!

Após a leitura da Torá, leia um ou dois capítulos de profetas e de escritos, todos os dias, e conseguirá terminar em um ano judaico!

Veja o calendário anual de leituras da Bíblia completa neste link para o site QOL HATORÁ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário