Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 41 - 45

 

 
 

Capítulo 41


Resumo: O Senhor desafia as nações e os ídolos; é ele quem vem em socorro de seu servo, Israel, mesmo quando este parece morto. "Um homem" escolhido para pisar as nações.

Textos potencialmente sobre o Messias: V. 2- O justiceiro do oriente: Abraão (Raxi e Radac) ou Ciro (Ibn Ezra, TEB); V. 8 - Servo = Israel; V. 25 - O homem do Norte: Ciro (Raxi, Ibn Ezra, TEB) ou Messias (Radac); V. 27 - O mensageiro de Sião: Profetas (Raxi); texto de tradução difícil, presente no texto sefaradita da havdalá.

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: Deste capítulo muitos tiram versículos de encorajamento (v. 10 em diante), mas o contexto era Israel, a nação do Senhor, em contraste com os povos dos ídolos, que, ironicamente, ainda confundem o Ocidente.

Capítulo 42


Resumo: Eis o meu servo, pus sobre ele o meu espírito. Deus não dá sua glória aos ídolos. Salmo de louvor. Vou devastar montanhas e colinas. Quem era cego, senão meu servo?

Textos potencialmente sobre o Messias: Vv. 1-4- Meu servo, portador do espírito divino; V. 19 - Servo é cego e surdo. Servo = Isaías ou israelitas justos (Ibn Ezra)/ Messias (Radac). Mensageiro: v.19 - surdo. Os quatro cantos do servo: (42, 1-4 e 5-9; 49, 1-6; 50, 4-11; 52, 13 - 53,12).

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: O início do texto é endereçado, segundo Raxi, por Deus às nações. Os termos "caniço quebrado" e "mecha" (v.3) são, na Bíblia, símbolo de fraqueza (Ver TEB de estudo).

V.7 - O servo ou Isaías é chamado a abrir os olhos dos cegos (Isaías, segundo Raxi e Ibn Ezra; Israel, segundo Radac).

V. 9- coisas velhas se passaram = aconteceram (באו).

V. 19 - O Servo cego e surdo: Radac e Ibn Ezra - resposta a pessoas que chamavam o profeta de cego e surdo.

Cegos caminharão por um caminho (retorno a Israel). As trevas se transformarão em luz - contexto do livro. Nada aqui é alheio ao contexto Israel-Torá (v. 21- Deus quis tornar a Torá magnífica). V. 15- destruir montanhas: reis (Raxi).

Capítulo 43


Resumo:  Não tenhas medo, Israel! Eu, o Senhor, sou teu salvador, não há outro. Vós sois minhas testemunhas, meu servo. Eis que eu farei uma coisa nova.

Textos potencialmente sobre o Messias: V. 10 - Servo = Israel; Os vv. 18-19 falam sobre uma "coisa nova", que deveria fazer as velhas serem esquecidas. Referem-se à travessia do mar em comparação com o caminho e à água no deserto (vv. 19-20).

Textos potencialmente para o futuro: Água no deserto? Metáfora, como visto nos capítulos anteriores.

Comentários: V. 3; 11-13 - Deus é o Salvador de Israel, o único. Ninguém pode reverter o que Ele realiza. V. 10 - Não há deuses antes ou depois de IHVH.
V.3 - Deus deu nações (infere-se: preciosas) em resgate por Israel.
V.8 - Ainda a simbologia do "cego".
V. 9 - Quem nos havia feito ouvir os primeiros acontecimentos? (semelhante a 53,1)
Vv. 22-28 - Israel, com suas falhas desde seu "primeiro pai" não foi digno de Deus. Os sacrifícios de Israel não foram necessários para alimentar Deus (Vv. 23-24).

Capítulo 44


Resumo: Não temas, Israel, meu servo. Volta a mim, pois Eu te resgatei. Jerusalém e o templo serão edificados. Ciro será um importante instrumento Divino. A incrível ignorância dos pagãos e a impotência de seus ídolos, que eles criam.

Textos potencialmente sobre o Messias: V. 1 e 21- Servo= Israel. V. 26- Servo= mensageiro (profeta).

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: V.3- O espírito Divino será derramado sobre Israel = bênçãos!
V.7 - Só Deus é capaz de anunciar o futuro. V.8- O povo hebreu é sua testemunha, tendo ouvido seus oráculos.
Vv. 22-23- Gueulá - Texuvá: Israel só precisa "voltar".
V. 23 e 28 - Ciro = meu pastor.
V. 23- O senhor resgatou Jacó; todos os povos são convidados a se tornarem adoradores do Senhor!
V. 25 - Eu neutralizo sinais de presságios.

Capítulo 45


Resumo: Assim fala o senhor a seu Messias: Ciro. Mesmo sem você me conhecer, te chamei para cumprir meu propósito, por causa de Israel, meu servo. Crio o bem e o mal e não há outro. Israel será salvo pelo Senhor e os sobreviventes das nações reconhecerão a Deus.

Textos potencialmente sobre o Messias: V.1- Ciro; servo: v.4- Israel. Salvação: vv.15, 17, 20, 21, 22 (para às nações!) - apenas IHVH salva. Justificação: v.25.

Textos potencialmente para o futuro: Aplainar os montes (v.2) - diante de Ciro. Vv. 16 ao fim - conversão futura das nações?

Comentários: V.15- um pouco estranho no contexto; estava falando de Ciro e muda para o Senhor. Este capítulo, teologicamente muito importante, mostra que Deus é o que cria tudo, inclusive o mal. Ele produz a salvação, e não  os ídolos ou nenhum outro.
 

REFERÊNCIAS

 
Ver postagens anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...