Capítulo 36
Resumo: Narração histórica: o ajudante de campo ("Ravxaquê") de Senaquerib, rei da Assíria, é enviado e ameaça a liderança e o povo, tentando persuadi-los a não confiarem no Senhor.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentários: v.7: Ezequias havia removido os lugares altos dedicados a IHVH. v.10: O Senhor envia os assírios para destruir Judá? Raxi: Já havia sido profetizada a derrota de Samaria pelos Assírios, mas não a de Judá (v. Is 10,11).
Capítulo 37
Resumo: Ainda a história da iminente invasão assíria. A carta do rei da Assíria e a oração de Ezequias; Isaías responde com profecias. Morte de 185.000 soldados assírios e de Senaquerib.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentário: v.20: iexu'á = livramento. Vv 31-32: as menções ao "resto" ( xear / peletá ) eram para a época?
Capítulo 38
Resumo: Ezequias, acometido por uma doença mortal, suplica a Deus, que lhe dá um sinal miraculoso de cura. Salmo de Ezequias e sua cura
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentários: v. 16: espírito de Deus no homem = vida. Ressurreição? Texto de difícil tradução, talvez uma releitura posterior, da época dos macabeus -- Bíblia de Jerusalém).
Capítulo 39
Resumo: breve episódio sobre a visita da embaixada do rei de Babilônia após a recuperação de Ezequias: prenúncio do exílio (cativeiro)
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Capítulo 40
Resumo: "Consolai, consolai o meu povo"; "vozes" diversas; Deus, totalmente incomparável (em contraste com o ser humano e os ídolos) e Todo-poderoso, é o que pode pleitear a causa de Israel e rejuvenescê-lo.
Textos potencialmente sobre o Messias: Os cristãos talvez enxerguem nos vv. 5 e 10-11 a suposta divindade do Messias, em versículos que falam da aparição da glória de Deus (por meio dos milagres) e o representam como pastor. A "voz" que clama no deserto (v.3) é aplicada a João Batista, mas é mal compreendida, pois o contexto correto era: "Voz clama: no deserto...". O caminho do Senhor (termo revisitado pela seita de Qumran, que por isso se retirou para o deserto) refere-se à visão de um novo Êxodo, com sinais no deserto. Assim como Deus salvou o povo anteriormente, voltaria a fazê-lo.
Textos potencialmente para o futuro: Aplanamento dos montes? (vv. 4-5); Ver 46, 2, em que a expressão significa "facilitar o caminho".
Comentários: Este capítulo, profundamente teológico, inicia a "segunda parte" de Isaías e o "livro da consolação".
V. 16: Nem todos os animais do Líbano seriam suficientes para um holocausto a Deus. Observamos aqui a impotência dos sacrifícios para "apaziguar" Deus, ao contrário do que apregoa a crença popular.
REFERÊNCIAS
Ver publicações anteriores da série.
Comentários
Postar um comentário