Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Profeta Isaías: Capítulos 36 - 40

 

Capítulo 36


Resumo: Narração histórica: o ajudante de campo ("Ravxaquê") de Senaquerib, rei da Assíria, é enviado e ameaça a liderança e o povo, tentando persuadi-los a não confiarem no Senhor.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários: v.7: Ezequias havia removido os lugares altos dedicados a IHVH. v.10: O Senhor envia os assírios para destruir Judá? Raxi: Já havia sido profetizada a derrota de Samaria pelos Assírios, mas não a de Judá (v. Is 10,11).


Capítulo 37


Resumo: Ainda a história da iminente invasão assíria. A carta do rei da Assíria e a oração de Ezequias; Isaías responde com profecias. Morte de 185.000 soldados assírios e de Senaquerib.

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentário:
v.20: iexu'á = livramento. Vv 31-32: as menções ao "resto" ( xear / peletá ) eram para a época?


Capítulo 38


Resumo: Ezequias, acometido por uma doença mortal, suplica a Deus, que lhe dá um sinal miraculoso de cura. Salmo de Ezequias e sua cura

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

Comentários:
v. 16: espírito de Deus no homem = vida. Ressurreição? Texto de difícil tradução, talvez uma releitura posterior, da época dos macabeus -- Bíblia de Jerusalém).


Capítulo 39


Resumo: breve episódio sobre a visita da embaixada do rei de Babilônia após a recuperação de Ezequias: prenúncio do exílio (cativeiro)

Textos potencialmente sobre o Messias: --

Textos potencialmente para o futuro: --

 

Capítulo 40


Resumo: "Consolai, consolai o meu povo"; "vozes" diversas; Deus, totalmente incomparável (em contraste com o ser humano e os ídolos) e Todo-poderoso, é o que pode pleitear a causa de Israel e rejuvenescê-lo.

Textos potencialmente sobre o Messias: Os cristãos talvez enxerguem nos vv. 5 e 10-11 a suposta divindade do Messias, em versículos que falam da aparição da glória de Deus (por meio dos milagres) e o representam como pastor. A "voz" que clama no deserto (v.3) é aplicada a João Batista, mas é mal compreendida, pois o contexto correto era: "Voz clama: no deserto...". O caminho do Senhor (termo revisitado pela seita de Qumran, que por isso se retirou para o deserto) refere-se à visão de um novo Êxodo, com sinais no deserto. Assim como Deus salvou o povo anteriormente, voltaria a fazê-lo.

Textos potencialmente para o futuro: Aplanamento dos montes? (vv. 4-5); Ver 46, 2, em que a expressão significa "facilitar o caminho".

Comentários: Este capítulo, profundamente teológico, inicia a "segunda parte" de Isaías e o "livro da consolação".
V. 16: Nem todos os animais do Líbano seriam suficientes para um holocausto a Deus. Observamos aqui a impotência dos sacrifícios para "apaziguar" Deus, ao contrário do que apregoa a crença popular. 

 

REFERÊNCIAS

Ver publicações anteriores da série.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ...

Vinho e bebida forte: a voz da Bíblia sobre as bebidas alcoólicas

O objetivo deste texto é analisar parte dos textos bíblicos que falam a respeito das bebidas alcoólicas, expondo a forma como o tema é visto nesse livro, e causando reflexões a respeito do tratamento atual do assunto em algumas religiões. Existem muitos “estudos” e coisas complicadas na internet a respeito do vinho, mas nossa abordagem aqui será simples e leve. Vamos deixar a Bíblia falar, simplesmente, e o leitor tem a liberdade de chegar a sua conclusão. É verdade que existe mais de uma palavra hebraica para o vinho. Geralmente é ensinado que um tipo era embriagante e outro não. Nesta coleção de textos, serão expostos apenas versículos que citam a bebida chamada yáyin (יין) em hebraico, para evitar a confusão. a)      O vinho ( yáyin , em hebraico) da Bíblia era com certeza embriagante: “E bebeu do vinho (מִן-הַיַּיִן – min ha yáyin ), e embebedou-se ; e descobriu-se no meio de sua tenda .” Gênesis 9, 21-21 “E disse-lhe Eli: Até quando est...

A pronúncia "Yaohuh" ou "Yahuh" para YHWH é ÍMPOSSÍVEL NO HEBRAICO

Se você está lendo essa postagem, certamente conhece a teoria altamente difundida na internet de que o nome de Deus na verdade é Yaohuh, e que todo mundo deve pronunciar dessa forma, ou então está adorando um Deus pagão. Já existem no Brasil várias comunidades "Yaohushuas" formadas, pelas imagens que vemos nas redes sociais. Já escrevi para este blog várias postagens falando sobre esse tema do nome de Deus, mas gostaria de acrescentar esta, para tratar exclusivamente de "Yaohuh", com poucas palavras. Em primeiro lugar, vamos estudar um pouquinho sobre as VOGAIS EM HEBRAICO, mas, antes, gostaria de pedir que o leitor buscasse essas informações em LIVROS DE GRAMÁTICA HEBRAICA. O que estou dizendo aqui não é invenção minha, e sim está em TODO QUALQUER LIVRO DE GRAMÁTICA HEBRAICA, escrito por PHDs, acadêmicos em geral etc. Sugiro, por exemplo, o livro dos alemães Johannes Hollenberg e Karl Budde, chamado Gramática Elementar da Língua Hebraica , muito antigo, pu...