Capítulo 26
Resumo: Louvor (a ser cantado "naquele dia") e oração a Deus, que fortifica Jerusalém e pune os que são muito mais poderosos do que ela. Feche a porta, pois é chegada a hora de punir os habitantes da terra.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: v.1: "naquele dia". V. 19: parece aludir à futura ressurreição dos mortos, mas também pode ser uma alegoria sobre o povo judeu (Ibn Ezra e Bíblia TEB). V.21: o castigo dos habitantes da terra.
Capítulo 27
Resumo: Israel, a vinha, florescerá e seus frutos encherão o mundo. A cidade fortificada ficará solitária. O grande retorno e ajuntamento.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: Todo o capítulo
Capítulo 28
Resumo: Deus deitará por terra o orgulho dos "bêbados de Efraim" e castigará os zombadores de Jerusalém. "Eis que firmo em Sião uma pedra angular".
Textos potencialmente sobre o Messias: A pedra (v.16): Raxi/Ibn Ezra: é algo para futuro. Estes versículos como um todo indicam que Jerusalém será edificada sobre o direito e a justiça.
Textos potencialmente para o futuro: --
Capítulo 29
Resumo: "Ai" contra Ariel (Jerusalém), cujo povo vê, mas não entende, honra Deus apenas com os lábios
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: v.18: "naquele dia"?
Comentário: É interessante que muitos utilizam este clássico capítulo para falar sobre a suposta cegueira judaica sobre a mensagem divina ou sobre as outras religiões, mas não percebem o quanto os sistemas religiosos em geral ouvem as escrituras, mas não há real transformação.
Capítulo 30
Resumo: Ai dos filhos rebeldes que ilusoriamente confiam no Egito. Recusam-se a enxergar, pedem aos profetas que anunciem falsidades. "Vossa salvação está na conversão e no retorno". Um dia (no grande massacre), cessarão as lágrimas e a idolatria. Haverá abundância e Deus castigará a Assíria.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: O dia do grande massacre (Raxi, Radac: dos assírios) e a grande luz dos astros (vv. 25-26): para os dias do Messias (maioria dos comentaristas) ou do livramento da Assíria.
REFERÊNCIAS
Ver publicações anteriores da série
Comentários
Postar um comentário