Capítulo 31
Resumo: Não confiem no Egito, humano, e sim no Senhor. Ele derrotará a Assíria miraculosamente.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: --
Capítulo 32
Resumo: O rei e os juízes hão de atuar segundo a justiça. Haverá desolação, até que o sopro seja derramado e, enfim, haverá paz e segurança.
Textos potencialmente sobre o Messias: v.1, para Abravanel. Para os demais, Ezequias. No entanto, é facilmente explicável que o texto se refere à forma do rei julgar em geral.
Textos potencialmente para o futuro: vv. 15- 20? Descrições idílicas.
Comentário: As "mulheres indolentes" do v.9 são interpretadas pelos comentaristas como alegorias de cidades. V.15: O sopro (Rúah') -- Às vezes, em Isaías, o sopro dá vida, às vezes, a destrói ( ver 40,7).
Capítulo 33
Resumo: Quem devasta será devastado; haverá desolação nas nações, mas quem é justo será sustentado.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: Tema da destruição dos ímpios e restauração de Jerusalém.
Comentários: V. 2: a palavra ישועה (iexu'á, traduzida como salvação) significa aqui livramento contra os opressores. V.9: nações representadas como pessoas. Vv. 15-16: idêntico ao salmo "quem subirá ao monte do Senhor?". Residirá nas alturas = nos rochedos fortificados.
Capítulo 34
Resumo: Ouça toda a terra: o Senhor prestará contas com todas as nações; Deus se vingará de Edom, deixando-o deserto.
Textos potencialmente sobre o Messias: --
Textos potencialmente para o futuro: Radac e Ibn Ezra: este capítulo é para o futuro, mas este último cita uma opinião de que se cumpriu na época de Nabucodonosor. V.4: fenômenos cósmicos (céu se enrolando etc.);
Comentários: Os capítulos 34-35 são chamados de "o pequeno apocalipse de Isaías". Edom é identificado no folclore judaico como Roma ou o Ocidente. V. 9-10: daqui o NT tira a imagem do combustível que nunca de apaga; V.14: Sátiro e Lilit -- Raxi: demônios; Ibn Ezra: animais.
Capítulo 35
Resumo: O deserto, alegre, florescerá. Cegos, surdos, mudos e coxos serão restabelecidos. Jorrarão águas no deserto e os remidos voltarão pelo caminho do Senhor.
Textos potencialmente sobre o Messias: Provavelmente, os cristãos veem alusões em vv. 4-6 ("cura" dos cegos etc.). Ibn Ezra: contexto da vingança contra Edom/Assíria.
Textos potencialmente para o futuro: Olhos dos cegos etc. (Vv 5-6) Radac -- Israel, no exílio, são como cegos etc. Raxi -- cegos para as palavras dos profetas; no exílio, Israel é humilhado, e, como, mudo não responde.
Comentário: Raxi: deserto = Jerusalém; água no deserto: figurativo -- os que anseiam pela salvação serão salvos.
REFERÊNCIAS
Ver publicações anteriores.
Comentários
Postar um comentário