Pular para o conteúdo principal

Manual rápido para PURIM 2016!


PRÓXIMA COMEMORAÇÃO: פורים – PURIM (“Sortes”) 

a) O que comemora:

Comemora o livramento da morte de todas as comunidades judaicas do império persa sob o rei Assuero (Xerxes[485-465 a.e.c.] para alguns), de acordo com o livro bíblico de Ester. O povo judeu seria destruído devido a um decreto antissemita produzido por Haman, por inveja dos judeus. Mas o livramento veio mediante a intercessão da rainha Ester. Desde então, o dia seguinte ao que seria o genocídio dos judeus tornou-se a data da comemoração.

b) Datas: 

  • 24 de Março (quinta-feira) - Purim (14 de Adar) 
  • 25 de Março - (sexta-feira) Chuchan Purim (15) 

c) Misvot (Preceitos) 

  • Da Torá escrita: -- (não há) 
  • Dos rabinos: 1 – A leitura da meguilá 

d) Práticas 

• O jejum de Ester (13 de adar), feito no dia anterior a Purim NÃO É OBRIGATÓRIO, apesar de ser um costume fortemente difundido e lembrar o episódio bíblico. Todos os jejuns judaicos, com a exceção do nove de Ab e do Iom Kipur, são PARCIAIS. Pode-se comer à noite, e não no dia.

• A Meguilá (livro de Ester escrito à mão EM PERGAMINHO) deve ser lida, uma vez à noite e outra durante o dia, em Purim (excessão: se cai no chabat. Nesse caso, lê-se na sexta). Se não houver Meguilá, nada impede que as pessoas leiam o livro de Ester em papel, mas NÃO SE DIZEM AS BÊNÇÃOS referentes à leitura.

• Deve-se fazer uma refeição festiva em 14 de Adar, alegrando-se muito.

• Devem-se enviar dois tipos de alimentos para um amigo nesse dia. 

• Devem-se dar presentes (dinheiro, comida etc.) para, pelo menos, dois pobres. 

• A comemoração chamada CHUCHAN PURIM substitui Purim apenas nas cidades cercadas por muro desde os tempos de Josué. A prática foi instituída para lembrar Jerusalém, que num primeiro momento não é o “centro” de Purim. 

e) Costumes 

O folclore judaico é totalmente diferente da LEI, e desenvolveu práticas populares para essa festa. Fazem barulho com instrumentos musicais durante a pronúncia do nome de Haman, na leitura da meguilá, praticam imensos excessos de bebida (o que não deveria ser feito) e transformaram a festa em um “carnaval judaico”, com o povo rezando com máscaras e fantasias. Em minha opinião, nenhuma nova comunidade judaica deveria reproduzir essa prática, que é apenas questão de FOLCLORE, adquirida com o contato do povo judeu com outros povos.

f) Saudação

 פורים שׂמח! (Purim samêah) – Feliz Purim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama