Capítulo 46
Resumo: os ídolos desmoronaram; são totalmente impotentes para salvar. Só o Senhor é Deus, não existe outro, e nada se compara a ele; eu darei em Sião a salvação.
Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: Vv. 2, 4 (malêt), 7, 13 (iexu'á); justiça-salvação.
Textos potencialmente para o futuro: --
Capítulo 47
Resumo: Anunciado o castigo de Babilônia por Deus. Ele havia entregue Israel nas mãos do opressor, mas este sou com arrogância e sem compaixão. Seus ídolos, astrologia e superstições não a salvarão.
Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: vv. 4, 13 e 15; Deus agindo por meio da história (v.6).
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentários: V.3 - Eu farei a vingança e não recorrerei a nenhum ser humano (?) -- Má tradução; "e ninguém se oporá / intervirá".
Capítulo 48
Resumo: Deus, o primeiro e último, se dirige a Israel, que professa a crença monoteísta mas sem sinceridade nem retidão. Deus anuncia "os primeiros acontecimentos" previamente, para que não atribuíssem as ações aos ídolos, com os quais o Senhor não divide sua glória. Tu não ouviste! Mas por meu nome modero a minha cólera. Saí da Babilônia dos caldeus!
Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: vc. 17 e 20
Textos potencialmente para o futuro: --
Comentários: v.1 - Israel saiu das fontes de Judá (?) -- "Semente de Judá" ou "provindos de Judá" (Targum e Grego).
Vv. 5-6: coisas velhas x novas
V. 8- surdo -- "Povo de dura cerviz", como a Torá menciona. Porém, a salvação de Deus triunfará apesar da cegueira (42, 4, 16, 18; 43, 8-12)
V.16- Deus me (profeta - BJ) envia com seu espírito
V.19- Se tivesses me dado ouvidos, tua descendência seria como areia! Jamais teu nome seria cortado/ extirpado.
V. 22 - para os maus não há paz
Capítulo 49
Resumo: Israel, servo do Senhor e luz para as nações, será restaurado e "muitos virão de longe" por que Deus nunca se esquece dos seus.
Textos potencialmente sobre o Messias: V.1-3 - "Escutai-me, ilhas, populações do longe, o Senhor me (profeta, predestinado, como Jeremias - BJ) chamou desde o ventre -- Meu servo és tu, Israel! vv. 5-6 - dito o mesmo de Isaías? Luz para as nações. V.7- assim fala o Senhor àquele cuja a pessoa é desprezada, que o mundo abomina -- Israel (Radac) / Isaías (Ibn Ezra).
Salvação: v.6 (até a extremidade da terra), v.7 (Redentor = Deus), v.8 (dia da salvação); vv. 25-26 (salvar; resgatar).
Textos potencialmente para o futuro: Ainda a questão das montanhas e do caminho. V.7- virão rua se prostrar: conversão ao Senhor. V. 12-22 - ajuntamento dos dispersos.
Capítulo 50
Resumo: "Não divorciei vossa mãe". Minha mão não é curta para libertar. Profeta, servo do Senhor, passou por descrédito e represálias, mas se manteve firme, sem reagir.
Textos potencialmente sobre o Messias: Salvação: v.2; justificação (ou seja, aquele que me faz justiça): v.8; servo (sofredor, cuspido e agredido): vv. 6-7. Não é dito explicitamente, mas se refere ao profeta Isaías (Ibn Ezra; ver Bíblia TEB, 51,1); Bíblia de Jerusalém: Neste "terceiro cântico do servo", o servo é retratado como um ensinador/ sábio, suportando as perseguições.
Textos potencialmente para o futuro: --
REFERÊNCIAS
Ver postagens anteriores desta série.
Comentários
Postar um comentário